segunda-feira, 30 de abril de 2012

ATUALIDADES É FUNDAMENTAL PARA OS VESTIBULANDOS

Você está por dentro do que se passa no país? E no mundo? Então, fique atento às dicas dos professores
Você sabe quais são as mudanças propostas pelo Novo Código Florestal brasileiro? E sobre a atual situação econômica dos países europeus, você tem um bom conhecimento? 
Se sua intenção é ser aprovado no vestibular de uma das universidades mais concorridas, é importante estar por dentro do que se passa no Brasil e no mundo, seja na área de ecologia, economia ou política.
“Além dos conteúdos de geopolítica, os temas de atualidades podem ser suporte para desenvolver outros conteúdos, como redação e língua portuguesa, por exemplo”, lembra o professor de geopolítica Wellington Damacena.
A boa notícia é que não é preciso grande esforço para conseguir informações sobre atualidades: basta ligar a TV, abrir os jornais e revistas ou mesmo acessar a internet.
“É importante que o estudante tenha o hábito de ler um jornal de circulação nacional ou, pelo menos, estadual”, explica o professor.
Nesta página, professores de geopolítica dão suas sugestões para quem quer complementar aquilo que é visto em sala de aula. Fique de olho!
Internet, jornais e TV
De acordo com o professor Juliano Sousa, uma forma simples de estar por dentro de assuntos relacionados à política nacional e internacional é assistir aos noticiários da TV. “Além disso, temos a internet, que oferece grandes portais com editorias de atualidades, que trazem informações sobre política e internacional, além de meio ambiente, que não deixa de ser um tema importante”, ressalta o docente.
Publicações específicas
“Existem publicações, como o ‘Almanaque Abril Atualidades’, que trazem resumos de reportagens sobre acontecimentos dos últimos tempos”, diz o professor Rubens José Benini. O almanaque é relançado de seis em seis meses e pode ser encontrado em livrarias ou bancas de jornais. Rubens sugere também aos estudantes que estão em busca de uma vaga nos cursos mais concorridos uma leitura mais aprofundada, como o jornal francês ‘Le Monde Diplomatique’, que tem versão em português.
De olho nos temas
Os professores sugerem temas que não podem passar batidos por quem quer ser aprovado:
- Crise europeia de 2011
- Primavera Árabe
- Desenvolvimento econômico da China
- Aprovação do novo Código Florestal
- Conferência Rio + 20
- Lixo eletrônico e as questões ambientais
Dica de site: www.brasilescola.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.