quarta-feira, 16 de abril de 2014

EDUCAÇÃO DO CEARÁ É DESTAQUE EM REDE NACIONAL

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu neste domingo (13) a experiência do município de Sobral, na Região Norte, na área da educação. O que foi exibido com relação àquele município, é hoje realidade em todo o Ceará. Desde 2007, quando o Governo do Estado implantou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), a realidade de milhares de crianças mudou e serviu como modelo para o Governo Federal criar o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
O PAIC teve sua origem a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa e foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. A meta é alfabetizar todas as crianças de 6 a 7 anos de idade. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.
Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.
Desempenho dos Alunos
Alunos Alfabetizados ao Final do 2º ano do Ensino Fundamental
2007 – 39,8%
2012 – 76,7%
Redução do percentual de alunos não alfabetizados ao Final do 2º ano do Ensino Fundamental
2007 – 47,5%
2012 – 8,7%
Alunos com Desempenho Adequado ao Final do 5º ano do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
2008 – 6,9%
2012 – 29%
Matemática
2008 – 3,6%
2012 – 20,2%
Número de Municípios no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
2007 – 14
2012 – 149
Número de Municípios no Padrão Adequado em Língua Portuguesa e em Matemática ao final do 5º ano do Ensino Fundamental.
2008 – 0
2012 – 13
OUTRAS AÇÕES
ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Em 2008, o Governo do Estado do Ceará iniciou a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). O programa começou com 25 escolas. No ano seguinte, foram mais 26 unidades e atualmente estão funcionando 100 EEEPs, com aproximadamente 43 mil alunos matriculados, em 74 municípios. Em Fortaleza, são 19 escolas profissionais. Até o final da atual gestão, em 2014, o Ceará vai ter um total de 140 escolas.
Nessas unidades, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Os cursos, atualmente, um total de 51, são definidos a partir da vocação econômica da região, onde a unidade será implantada. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse momento, que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a formação.
Currículo na Educação Profissional
O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum, ou seja, previstas na grade curricular do ensino médio, as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas, além de uma parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social com foco no projeto de vida de cada aluno ; bem como, Mundo do trabalho abordando todo o Contexto das Relações do Trabalho (metodologia do Instituto Aliança, adaptado especificamente para a EEEP); conteúdos de Empreendedorismo (parceria com o SEBRAE - 80 hs/a), metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo; Projetos, entre outros.
2007 - Nenhuma Escola Profissional na rede estadual
2008 - 25 escolas
2009 - 26 escolas
2010 - 8 escolas
2011 - 18 escolas
2012 - 15 escolas
2013 - 8 escolas
CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS: 51
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS: 77
ALUNOS INSERIDOS NO MERCADO E UNIVERSIDADE: 52,3%
EMPRESAS/PARCERIAS NOS ESTÁGIOS: mais de 1.400
TÉCNICOS FORMADOS: 15 mil
ALUNOS ESTAGIANDO NO MOMENTO: mais de 9 mil = Governo paga bolsa do aluno que está no último semestre cursando estagio curricular obrigatório.
PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ
Com o objetivo de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quinta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).
Premiação para escolas do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. A rede municipal precisa ter pelo menos 70% de alunos no nível alfabetização desejável. É feito o estabelecimento de parcerias entre as escolas premiadas e apoiadas por dois anos.
PROJETO e-JOVEM
O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação e Comunicação para alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública estadual de ensino. O Projeto tem como princípios básicos a formação continuada, o protagonismo e empreendedorismo juvenil, o impacto social e a qualificação profissional, oportunizando melhores condições de inserção no mundo do trabalho e geração de emprego e renda para os jovens cearenses.
Por suas características de formação, foi validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como um programa de aprendizagem sob o número 12704 sendo assim o projeto passa a fazer parte do Programa Jovem Aprendiz, conforme Lei 10.097/2000 - Decreto Federal 5.598/2005.
Desde 2007, o e-Jovem tem alcançado resultados como:
- Mais de 15.000 mil alunos qualificados, em 160 escolas da rede pública estadual de ensino, distribuídos em 105 municípios cearenses;
- Oportuniza a inclusão digital para instituições sociais como Hospital de Saúde Mental de Messejana e Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES, em Fortaleza;
- Mais de 1.000 projetos sociais planejados e liderados por jovens, despertando a responsabilidade social e competências para a elaboração e gestão de projetos, trabalho em equipe, liderança e comunicação, despertando nos mesmos a responsabilidade social por meio do protagonismo juvenil;
- 43% dos ex-alunos passaram em alguma seleção de emprego ou estágio na área de TI.
ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM
Cresceu em 77% o número de alunos das escolas públicas do Ceará aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, 2.481 estudantes da rede estadual conseguiram vagas no ensino superior com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Em 2012, foram 1.401 aprovados no Sisu. O número de alunos aprovados em universidades públicas e particulares, pelo Enem ou por outras provas, foi de 10.687. No ano anterior, esse total foi de 7.671.
As ações desenvolvidas pelo “Enem Chego junto, Chego bem” têm como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para que possam fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Entre as atividades pedagógicas ofertadas, os alunos contaram, em 2013, com o Plantão Tira-Dúvidas; Preparação: Rumo à Universidade; Ciclo de Palestras; Sabadões do Enem e os Simulados feitos pela Secretaria, além do fortalecimento da aprendizagem em sala de aula no dia a dia da escola. Cada Crede e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza têm autonomia para desenvolver atividades que julgarem necessárias em suas abrangências.
Em 2013, o projeto trouxe como novidade a ampliação do atendimento aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Lançado em 2012, o projeto deu sequência a um conjunto de iniciativas que a Seduc vem desenvolvendo para apoiar alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública estadual.
Na Capital, 35 mil jovens fizeram inscrições para o Enem. Desse total, 22 mil receberam na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizaram o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitiu o transporte nas datas do Exame. Cerca de 6.320 alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, devido ao local de prova estar em outro município, também contaram com o mesmo benefício. Ao todo, estiveram disponíveis 146 mil passagens urbanas. No Interior, 2.703 veículos fizeram o transporte dos alunos do Ensino Médio.
Um total de 12 mil alunos de municípios ou distritos de difícil acesso aos locais de provas tiveram hospedagem garantida. Uma das opções de atendimento, a “Hospedagem Solidária”, veio dos pais e familiares de alunos, profissionais e parceiros das escolas que atenderam ao chamado da Seduc. Duas mil famílias foram mobilizadas nesta ação. Foram servidos café da manhã, almoço e jantar para 40 mil alunos nos locais de hospedagem e nas escolas estaduais. Para os dias de prova, os 192 mil inscritos na Capital e no Interior receberam um lanche, o kit Enem.
TRANSPORTE ESCOLAR – ALUNOS DA REDE ESTADUAL
Tem por objetivo executar as ações de cooperações com as redes municipais para viabilizar o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino. Assegura o repasse de recursos para 100% (cem por cento) das prefeituras que assinaram o Termo de Responsabilidade no ano de 2011. Capacita 100% (cem por cento) dos técnicos estaduais e municipais responsáveis pelo sistema de acompanhamento do Transporte Escolar nos municípios que formalizarem o Termo de Responsabilidade 2011.
PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DA FROTA
Apoia tecnicamente 100% (cem por cento) dos municípios que participarem do processo de adesão ao Programa Caminho da Escola para assegurar a aquisição de veículos escolares.
Assegura 100% da doação dos veículos adquiridos pelo Estado aos municípios que fizeram adesão ao Programa, na mesma proporção de suas aquisições por meio de recurso próprio ou através de empréstimo pelo BNDES; Garante o acompanhamento de 100% dos veículos cedidos aos municípios através do Projeto Alvorada/Governo Federal.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.