quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SIMULADO EMC VEST - COMENTÁRIO DA REDAÇÃO

TEMA
“Numa sociedade marcada por desigualdades, como a brasileira, o ato de votar é o momento em que todos serão realmente iguais, ao exercer seus direitos, cumpre também com seus deveres.”
ALESP-Ag.Leg.Serv.Téc-Administrativo (aplicado em 2010)

A proposta de redação foi a realização de um texto dissertativo-argumentativo e exigiu do candidato a interpretação da temática, o que dificultou a elaboração do texto.
O aluno deveria defender uma ideia que já veio definida, aumentando, dessa forma, o grau de dificuldade na produção textual.
• Introdução: o candidato deveria expor a ideia expressa na temática (o ato de votar como prática da cidadania e forma de vencer as desigualdades sociais brasileiras), mostrando claramente que seu ponto de vista concorda com essa temática e justificando-a de maneira rápida e concisa, uma vez que o parágrafo introdutório não deve ser longo.
• Desenvolvimento: no 2º e no 3º parágrafos o candidato deveria apresentar pelo menos dois argumentos para sustentar a ideia lançada na introdução, como por exemplo:
- O fato de todas as pessoas possuírem direito ao voto, independentemente da classe social, raça, gênero ou grupo ideológico a que pertença.
- O fato de que o direito ao voto torna todo e qualquer cidadão participante no processo de escolha dos gestores do poder púbico. Por isso, há a necessidade de consciência e responsabilidade por parte dos eleitores na escolha dos candidatos.
- Como o fato de exercer o direito ao voto reflete no cumprimento dos deveres da cidadania.
• Conclusão: No último parágrafo, o candidato poderia retomar a tese inicial e apresentar uma solução para o problema discutido. Ou, de forma conclusiva, apresentar uma síntese das ideias abordadas no texto.
É importante salientar que obteve sucesso o candidato que apresentou domínio do assunto, que escreveu de forma clara, objetiva e seguiu a norma culta da Língua Portuguesa.
Professora Íris Dayane.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.