terça-feira, 9 de setembro de 2014

CARIRÉ ALCANÇA O 3º MELHOR IDEB DO CEARÁ NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

IDEB alcançado no 9º ano se iguala à meta para 2019. No 5º ano, o valor alcançado é superior, inclusive, à meta projetada para 2021, último ano com projeção até então feita
O INEP divulgou na sexta-feira, dia 05 de setembro, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Medido a cada biênio por meio da Prova Brasil, tal índice avalia a qualidade do ensino ministrado na Educação Básica das escolas brasileiras, e tem como objetivos principais traçar metas de desempenho buscando a melhoria da qualidade do ensino.
Com relação à educação pública municipal de Cariré, tal índice mostrou um expressivo avanço, em especial em relação ao 5º ano do ensino fundamental, no qual o IDEB municipal alcançou a marca de 7,4. 
É interessante frisar que tal índice é superior, inclusive, ao que havia sido projetado para o ano de 2021, último ano com projeção até então feita. Além disso, este dado coloca Cariré em 3º lugar em todo o estado do Ceará (empatado com Groaíras), atrás apenas de Sobral (com IDEB 7,8) e Novo Oriente (cujo IDEB é 7,6).
Por outro lado, com relação ao 9º ano do ensino fundamental, o IDEB alcançado também é de grande destaque. Com índice de 5,0, tal valor se iguala ao que estava projetado para ser atingido apenas em 2019.
Com relação ao ranking estadual, Cariré fica na 16ª posição, considerando todas as escolas públicas do Ceará (incluindo as de responsabilidade federal, estadual e municipal). Quando consideramos apenas o IDEB das escolas das redes municipais de ensino, Cariré fica na 8ª posição. Eis a seguir as primeiras colocadas considerando apenas escolas da alçada municipal.
1º – Sobral – IDEB 5,8;
2º – Brejo Santo – IDEB 5,6;
3º – Groaíras – IDEB 5,5;
4º – Penaforte – IDEB 5,4;
5º – Meruoca – IDEB 5,3;
6º – Aratuba e Granjeiro – IDEB 5,2;
8º – Cariré – IDEB 5,0;
9º – Coreaú, Horizonte, Russas e Ubajara – IDEB 4,9.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.