quarta-feira, 24 de setembro de 2014

COMISSÃO DE DISCUSSÃO SISU/UVA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou, no dia 18 de setembro, às 17h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Derby, Seminário Institucional sobre Ações Afirmativas, no âmbito das discussões internas sobre a possibilidade de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU/MEC). Houve palestra da professora doutora Maria Zelma de Araújo Madeira, Coordenadora da Célula de Ações Afirmativas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Houve palestra da professora Maria Selma de Araújo Madeira (UECE).
O evento reuniu gestores e professores, sendo organizado pela Comissão Interna de Discussão sobre o SISU/ENEM na UVA. A palestrante fez um panorama da questão das ações afirmativas no Brasil, focalizando experiências já consolidadas como o caso da Universidade de Brasília (UNB), uma das primeiras a aderir ao SISU, assegurando que a questão deve ser debatida e bem estruturada para o atendimento não apenas da questão da legalidade, mas como uma iniciativa de inclusão social. Ela fez também um relato sobre o processo de adesão da UECE ao SISU/ENEM/COTAS.
Segundo a professora Maria Selma de Araújo Madeira, "o debate sobre as ações afirmativas, nas universidades estaduais do Ceará, colocou nosso Estado no cenário da inclusão social e de um movimento histórico importante para as populações contempladas pela iniciativa". 
Para o professor Antonio Glaudenir Brasil Maia, presidente da Comissão Interna de Discussão sobre o SISU/ENEM na UVA, “o Seminário foi esclarecedor e permitiu que se concluísse que a UVA está no caminho certo, quando intenta desenvolver uma política de inclusão social que, mediante o cenário brasileiro da educação superior, passa pela democratização do acesso aos nossos cursos, o que exige assumir as ações afirmativas".
Fonte: UVANET

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.