quinta-feira, 25 de setembro de 2014

UVA RETOMA GREVE: EM ASSEMBLEIA, PROFESSORES DECIDEM PARAR NOVAMENTE

Em assembléia realizada na noite desta quarta-feira, 24 de setembro, os professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) decidiram retomar a greve que tinha sido suspensa no início de 2014.
A principal reivindicação da categoria é a realização de concurso público para professores efetivos que, em caráter emergencial, deveria ofertar 118 vagas para a UVA.
Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Docentes da UVA (SINDIUVA) junto às coordenações dos cursos, no momento existem 69 disciplinas sem professores além de disciplinas que sequer foram ofertadas. Além disso, boa parte dos professores substitutos atualmente vinculados à UVA terão seus contratos findados em outubro deste ano.
A reunião teve início por volta das 19h e o Auditório Central da UVA recebeu um grande número de professores, estudantes e servidores. Inicialmente, houve uma rápida memória dos fatos ocorridos desde a suspensão da greve (em fevereiro) até o momento atual e em seguida foi aberto espaço para a manifestação dos presentes. Professores e estudantes da UECE e URCA também participaram do momento e externalizaram seus pontos de vista acerca do momento atual das universidades estaduais.
Os professores da UVA que fizeram uso da palavra expuseram a atual situação estrutural da Universidade (prédios necessitando de reforma, falta de pincéis, de tintas para impressora, dentre outros) bem como a necessidade de melhoria no quadro docente, uma vez que cursos como o de Química, por exemplo, estão com 24 disciplinas sem professores.
Por volta das 21h foi realizada a votação sobre a retomada ou não da greve. Dos 98 professores presentes, 89 votaram a favor da paralisação, 8 foram contra e 1 se absteve. Ao final da assembléia, a representação do SINDIUVA declarou que a paralisação deve acontecer em 72 horas.
Atualizando, 25/09, 09:36: em e-mail dirigido aos professores, o SINDIUVA orienta que a paralisação deve começar a partir de terça-feira, 30 de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.