segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GABARITO E COMENTÁRIO DA REDAÇÃO - SIMULADO UEVA

Confiram aí galerinha!

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO DO SIMULADO 2014.3 DO VESTIBULAR UEVA 2015.1

Historicamente, durante milhares de anos, tudo se fez para proteger o homem da natureza. Não seria, agora, tempo de proteger do homem a natureza?

Redija um texto dissertativo-argumentativo com base no pensamento acima.

A proposta de redação foi a produção de um texto dissertativo-argumentativo e exigiu do candidato a interpretação da temática, a qual se referiu diretamente às práticas destrutivas do homem em relação à natureza.
O aluno deveria defender uma ideia que já veio definida, aumentando, dessa forma, o grau de dificuldade na produção textual.

Introdução: o candidato deveria expor a ideia expressa na temática (as atitudes do homem que ameaçam a natureza e a prejudicam de tal forma que se faz necessária alguma intervenção para tentar preservá-la.), mostrando claramente que seu ponto de vista concorda com o que vem expresso nessa temática e justificando-a de maneira rápida e concisa, uma vez que o parágrafo introdutório não deve ser longo.

Desenvolvimento: no 2º e no 3º parágrafos o candidato deveria apresentar pelo menos dois argumentos para sustentar a ideia lançada na introdução, como por exemplo:
- Mencionar o modo como a natureza ameaçava o homem e o modo como ele defendia-se dela.
- Esclarecer como as atitudes humanas passaram a ameaçar a natureza e quais os efeitos que podem ser observados através dessa inversão de papéis.
- Prever, de forma realista, as consequências das atitudes humanas que prejudicam a natureza (se tiver conhecimento, seria interessante mencionar algum órgão que realiza projeções nesse sentido).

Conclusão: No último parágrafo, o candidato poderia:
- Retomar a tese inicial;
- Apresentar uma proposta de intervenção cidadã que vise sanar, ainda que parcialmente, os danos causados à natureza pelo homem ou que, pelo menos, reduza a velocidade com que tais danos são causados.
- Apresentar uma síntese das ideias abordadas no texto.

É importante salientar que obteve sucesso o candidato que apresentou domínio do assunto, que escreveu de forma clara, objetiva e seguiu a norma culta da Língua Portuguesa.


Por Íris Dayane Lopes Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.