Professores da UFC e da Unilab decidem hoje e amanhã, em plebiscito, se o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) deve continuar ou não filiado ao Proifes
Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vão às urnas hoje e amanhã para decidir, em plebiscito, se o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) deve ou não continuar filiado à Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).
| O horário de votação dos professores da UFC e Unilab no plebiscito será das 8 às 21 horas, hoje, e das 8 às 17 horas, amanhã |
Só poderão votar os professores filiados à Adufc, que, atualmente, conta com quase 2.500 sindicalizados. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Thé, todos os departamentos dos campi em Fortaleza terão urnas para votação, além do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).
As urnas também serão colocadas na sede do sindicato e na reitoria da UFC para atender os professores aposentados. No Interior, as urnas serão instaladas nas coordenações dos cursos. O horário de votação será das 8 às 21 horas, hoje, e das 8h às 17 horas, amanhã.
Futuro da Adufc
O plebiscito expõe um racha na categoria docente, que se tornou mais forte durante a última greve dos professores da UFC e Unilab, iniciada em 6 de junho e que durou 86 dias. Uma parcela dos professores mostrou-se insatisfeita com o rumo das negociões da Adufc e do Proifes durante as reuniões com o Governo federal.
A direção da Adufc já se manifestou a favor da continuidade da filiação do sindicato ao Proifes. Entre os motivos apresentados, estão os ganhos na valorização da carreira docente e reajustes reais de salários nos últimos anos.
O grupo organizado no “Coletivo de Professores pela Reestruturação da Carreira Docente”, que faz oposição à atual gestão da Adufc, critica o encaminhamento dado à votação. “A data estava marcada para 30 e 31 de setembro. E a diretoria só tem divulgado material sobre o “sim”, a favor da manutenção da filiação”, reclama a professora do curso de Geografia da UFC, Maria do Céu de Lima.
O professor do departamento de Teoria Econômica da UFC, Aécio Oliveira, defende a desfiliação por considerar o Proifes “um braço do governo no movimento docente”. “O sindicato”, disse Oliveira, “não nos representa”.
Caso a categoria decida pela desfiliação, o destino da Adufc ficará incerto. Inicialmente, o sindicato ficará independente. “O problema é que a gente não vai ter representatividade nacional”, argumenta Ricardo Thé. Outra possibilidade é o retorno ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), mas os professores preferem aguardar o resultado do plebiscito para discutir o futuro do sindicato.
ENTENDA A NOTÍCIA
Hoje e amanhã, professores da UFC e Unilab vão às urnas decidir, em plebiscito, se a Adufc deve se desfiliar do Proifes ou não. A consulta foi convocada durante a última greve dos docentes das universidades federais no Ceará.
Serviço
Plebiscito sobre desfiliação da Adufc do Proifes
Quando: hoje, das 8h às 21 horas, e amanhã, das 8h às 17 horas.
Onde: campi da UFC e Unilab.
Fonte: O POVO ONLINE







0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.