O ano de 2012 tem sido um dos mais movimentados da Escola Dona Marieta Cals. No decorrer deste ano, diversas foram as ações realizadas nesta escola. Dando continuidade a tais ações, foi realizada nesta segunda-feira (dia 03 de dezembro) a III Feira Multicultural.

Tal feira teve como objetivo central levar aos nossos alunos (de forma dinâmica) o conhecimento nas mais diversas áreas. Desta forma, vários foram os temas tratados pelas mais diversas disciplinas do currículo escolar.
Após a abertura formal, o evento teve sequência com apresentações de dança que evocaram cultura nordestina.

Numa alusão à cultura afro-brasileira e tendo em vista que a escola ainda não havia evocado oficialmente o Dia Nacional da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro), em decorrência da aplicação do SPAECE 2012, os professores Aurélio Morais e Rodrigo Ferreira deram o seu testemunho do que é ser negro na atualidade, ao mesmo tempo em que relembraram todo o preconceito pelo qual passaram (e, às vezes, ainda passam) os negros, mostrando as conquistas alcançadas ao longo dos anos e dando um basta no preconceito. As falas dos citados professores foram enriquecidas por uma apresentação de capoeira (arte e cultura símbolo da resistência negra).
O Quiz organizado pelo professor Alan Soares desafiou os conhecimentos dos alunos na área de Ciências Humanas em uma divertida gincana.

Os amantes de um bom forró pé-de-serra puderam se divertir por meio de um autêntico grupo musical nordestino, ao som das músicas de Luiz Gonzaga (uma forma de lembrar o centenário de nascimento do eterno Rei do Baião).
Outro ponto que chamou bastante a atenção de todos os alunos foi o lançamento de foguetes organizados pelos professores Fabrício Veras e Zequinha Pires, os quais trabalharam de forma dinâmica os assuntos relacionados à física escolar.
Salas temáticas foram organizadas, representando as mais variadas disciplinas.

O Laboratório de Informática da escola virou uma sala multimídia, na qual filmes de cultura nordestina foram exibidos ao público presente. Outra sala bastante movimentada foi a sala dos anos 80, a qual trazia (por meio de um DJ) uma releitura dos ritmos musicais que fizeram a alegria de todos nos anos 60, 70 e 80, culminando com a música eletrônica que temos hoje.

Experiências diversas realizadas nas salas de física e química proporcionaram aos estudantes conhecimentos variados sobre as leis da física e as reações químicas. Por outro lado, DSTs, ervas medicinais, energias renováveis e DNA estavam entre os diversos temas tratados na biologia.

A sala da geografia contou com uma bela exposição de fotos da caatinga, bem como de maquetes representando os espaços urbano e rural e apresentação de mapas. Já na sala da história, um resgate da história da Escola Marieta Cals, além de pontos relacionados à história do sertanejo.
A filosofia trouxe como carro-chefe o combate à homofobia (em especial à homofobia na escola), ao passo que a sala da sociologia (intitulada "produção social") trazia fatos que marcaram ou que irão marcar a humanidade. Como exemplo de um fato que marcou foi lembrado a ataque terrorista de 11 de setembro, enquanto que a Copa do Mundo de 2014 foi representada (através de uma maquete) como um dos fatos que irão marcar o futuro da humanidade. Temas como escolha da música da atualidade e redes sociais foram bem explorados, sem esquecer dos sociólogos mais influentes da história da humanidade.

Além de todas as atividades, o turno noturno foi privilegiado como a equipe do Museu do Eclipse (a qual trouxe dois telescópios através dos quais Júpiter e suas quatro maiores luas - Io, Europa, Ganimedes e Calisto - puderam ser visualizadas). Todos estavam ansiosos para ver a nossa lua através deste telescópio, no entanto, a mesma nasceu muito tarde.
Diante de todas estas ações, a III Feira Multicultural da Escola Marieta Cals se mostrou bastante produtiva, mobilizando toda a comunidade escolar, bem como toda a comunidade carireense.

O núcleo gestor da escola aproveita para agradecer o trabalho de TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS que se dedicaram para que este evento fosse tão bem-sucedido. Ao mesmo tempo em que agradece a presença das diversas escolas municipais que vieram prestigiar o trabalho de nossos alunos e professores. Em especial, agradece a visita dos alunos e funcionários da APAE Cariré.
São ações como esta que ajudam a manter a escola viva e (ao mesmo tempo em que cansam pelo trabalho exaustivo de preparação) servem de estímulo para que em 2013 seja feito um trabalho ainda melhor.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.