Ao final deste dia 15 de outubro (dia destinado aos professores) faço uso deste meio para conduzir uma reflexão acerca do que é ser professor na atualidade. No entanto, não quero conduzir esta reflexão acerca da magnitude do trabalho de um professor, nem de sua importância na tarefa de educar, pois isto eu já posto diariamente. Quero conduzir uma reflexão acerca de como o professor é visto e valorizado.
Adianto, desde já, que não quero me referir à parte financeira. Existe algo maior que o dinheiro para um professor por vocação. O reconhecimento pelo seu trabalho, a sua valorização pelo que representa para o futuro de uma nação é algo que se sobrepõe a qualquer valor financeiro.
Com relação a este reconhecimento, confesso que está havendo uma distorção dos fatos. Cotidianamente se escuta a "célebre" frase de que "a sociedade não reconhece o trabalho do professor". Mas aí deixo a interrogação: é a sociedade mesmo que não reconhece o trabalho do professor ou apenas parte dela, as autoridades ligadas direta ou indiretamente à educação?
Confesso que após esta data fico cada vez mais certo de que grande parte da sociedade ainda lembra da importância do professor, mas o mesmo não posso dizer de quem rege a educação.
Cheguei a tal conclusão após os diversos votos de parabéns, de apoio, de reconhecimento e de agradecimentos que recebi desde o dia do ontem seja pelas redes sociais, seja por e-mail ou mesmo através de mensagens no celular. Confesso que não esperava tantos parabéns, tantas palavras bonitas que recebi de alunos, de colegas que nunca foram professor, de colegas professores e de ex-alunos. Diversos ex-alunos (com os quais não tinha contato há dois, três, quatro anos) me enviaram palavras de estímulo e enalteceram a minha função de educador.
Isto pode parecer pouco ou quase nada, mas como citei no início, o reconhecimento é o maior prêmio para um professor!
Por outro lado, se me perguntarem o que me foi dirigido por quem rege a educação, pelos órgãos responsáveis pela educação, posso ser categórico e responder que NADA. É INADMISSÍVEL QUE ESTA DATA SE PASSE SEM NENHUMA MANIFESTAÇÃO DE RECONHECIMENTO POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO, DA SEDUC CE E DA CREDE 06.
Pela manhã, ao ligar meu computador, quando comecei a receber a enxurrada de mensagens sobre as quais já relatei, procurei nos sites do GOVERNO DO ESTADO, da SEDUC CE e da CREDE 06 para ver se tinha pelo menos algum lembrete sobre esta data e tive a insatisfação de perceber que NADA CONSTAVA. Pensei que era por ser ainda cedo, que ainda iam postar algo. Voltei a olhar ao final da tarde e NADA CONSTAVA como antes. É como se 15 de outubro não fosse uma data importante para a educação. É COMO SE, SER PROFESSOR, NÃO FOSSE NADA PARA A EDUCAÇÃO!
Falo da ausência de postagem nos sites por que reconheço que hoje a internet é o principal meio de comunicação em massa na atualidade. No entanto, se afastando do meio virtual, nenhuma outra referência à data de 15 de outubro recebi por parte dos órgãos citados. Ou seja, NÃO HOUVE NADA EM RELAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR, OU SE HOUVE, FOI ALGO TÃO RESTRITO QUE NINGUÉM TOMOU CONHECIMENTO!
Desta forma, deixo aqui o meu REPÚDIO a esta forma como o professor vez sendo tratado pelos ÓRGÃOS EDUCACIONAIS, ao mesmo tempo em que AGRADEÇO IMENSAMENTE a as todas pessoas comuns da sociedade que, ao contrário dos "entendidos no assunto", ainda valorizam o professor.







1 comentários:
Há quem critique a atitude de professores que dão o sangue pela sua prática pedagógica, dizendo que "esses" são uns doidos ou coisas do tipo. Há ainda aqueles que digam que não existe professor por vocação, o que se desmente diante de atitudes daqueles que lutam diariamente por uma melhor educação para nossos alunos. A cada dia nos angustiamos com certas situações corriqueiras e até com essas palavras de negativismo. Mesmo assim não baixamos a cabeça e continuamos nossa "missão", pois sabemos que dela depende muitos futuros, não só o nosso. Louvo a postagem do Prof. Fagner que é um exemplo de professor. Lembrei-me de uma propaganda e associei a ele: esse é o professor Casas Bahia, dedicação total a você. kkkkkkkk
Desejo a todos os professores dessa nação um Feliz Dia dos Professores, e que esses não se desanimem diante das dificuldades. Que Deus nos dê muita força, luz e coragem pra enfrentar os obstáculos do nosso dia-a-dia.
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.