terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

IZOLDA CELA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO CERE DE SOBRAL

Os estudantes do município de Sobral, na Região Norte do Estado, terão agora mais uma opção para aprendizado durante todo o dia. A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, participou na manhã desta segunda-feira (1) da solenidade de lançamento da Educação de Tempo Integral do Centro Educacional de Referência (CERE) Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior. O evento marcou a aula inaugural das turmas de tempo integral do 1º ano do Ensino Médio, com perspectiva de expandir essa modalidade às outras séries do Ensino Médio ao longo dos próximos anos.
Izolda Cela destacou a importância de melhorar a qualidade da educação no Estado como um todo. "Essas aulas em tempo integral da CERE servem para atender à diversidade extraordinária de interesses e sonhos dos jovens. Existe essa preocupação de nós do Governo do Estado de estruturarmos uma escola de Ensino Médio para todos, que contemple todos os gostos e projetos de vida. Tendo em mente esse desafio na esfera pública", disse.
A aula inaugural, ministrada pela professora Cleidimar Rodrigues, teve um tema especial condizente com a ocasião: "Educação no Brasil e a Escola de Tempo Integral". Em seguida, a vice-governadora, acompanhada do prefeito do município, Clodoveu Arruda, assistiram a apresentação teatral do grupo da escola Monsenhor Furtado, apresentação dos servidores e funcionários do CERE à comunidade e uma apresentação musical do professor Miquéias Gomes Ferreira.
A vice-governadora reforçou a necessidade de olhar para nova geração."Desde 2001 tenho atuado na área de educação, com muito esforço, pois é a partir da educação que garantimos um futuro digno para os nossos jovens, envolvendo segurança, cultura, entre outras vertentes. Eu acompanho o município de Sobral há muito tempo e fico muito feliz de ver que a cidade está garantindo a elevação do nível de aprendizado. Ter aula em tempo integral reforça o cuidado com a nova geração, preparando o futuro", disse.
Com a educação de tempo integral, a tendência é melhorar as condições socioeducativos dos educandos e as condições de trabalho para professores e para a equipe gestora, dinamizando tempos e espaços pedagógicos. A ideia também visa propiciar vivências de práticas educativas mais significativas, contribuindo dessa forma para a formação integral da juventude cearense.
Base diversificada em tempo integral
Compondo as disciplinas da base diversificada, o CERE Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior terá nos tempos eletivos oficinas pedagógicas de escolha do aluno, desenvolvidas na própria escola. Essas oficinas são ofertadas no decorrer da semana com carga horária de duas horas cada. Além disso, haverá a Formação para a Cidadania (uma hora/aula) e o NTPPS (Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais - quatro horas/aula). Sendo assim, são 15 horas da base diversificada que, somadas às 20 horas da base comum, totalizam 45 horas/aula semanais.
Dentre as disciplinas diversificadas estão: Rap, repente e poesia; Inglês em Cena; Oficina das Emoções; Teoria, Recepção e Apreciação Musical; Metodologias Científicas; Promoção da Segurança Alimentar; Reusar para Preservar; Jornal Escolar = Fala, CERE!; Clube Estudantil; Formação para Cidadania; NTPPS.
Fonte: SEDUC CE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.