Mostrando postagens com marcador - ESCOLA MARIETA CALS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador - ESCOLA MARIETA CALS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

VESTIBULAR UVA 2020.2: INSCRIÇÕES TERÃO INÍCIO EM 6 DE JANEIRO DE 2021

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) publicou nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2020, o Edital nº04/2020 que rege o Processo Seletivo Vestibular 2020.2 para o preenchimento de 674 vagas, em 19 cursos de Graduação, ofertados em Sobral. O período de inscrições será de 06 a 29 de janeiro de 2021, devendo ser feitas, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico vestibular.uvanet.br
De acordo com o Edital, o desconto ou a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ser solicitados no ato da inscrição on-line, somente no período de 06 a 11 de janeiro de 2021.
A entrega da documentação exigida a candidatos que optarem por concorrer pelo sistema de cotas ou como pessoa com deficiência, e aos que desejarem solicitar isenção ou desconto no pagamento da taxa de inscrição, será feita pela Internet. Em atendimento aos protocolos de prevenção à disseminação da COVID-19, os documentos serão anexados em formato digital, via sistema de inscrições, e não mais presencialmente, como em vestibulares passados. “Além da segurança e prevenção ao novo coronavírus, essa medida beneficiará os candidatos, que não terão gastos com deslocamento e cópias impressas, e tornará, também, o processo de conferência da documentação mais célere”, explica o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.
O item 11 do Edital se refere ao Protocolo Setorial de Medidas Sanitárias para a Retomada de Concursos Públicos e Processos Seletivos, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), que deverão ser seguidos no Vestibular da UVA. Entre as exigências aos candidatos está o acesso aos locais de prova com o uso obrigatório de máscaras.
As provas de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e de Redação serão aplicadas no dia 14 de março de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 9 de abril de 2021 e a matrícula dos aprovados está prevista para os dias 19 e 20 de abril.
Fonte: UVANET

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

IFCE SOBRAL OFERTARÁ 175 VAGAS NO SISU 2020.1

As 175 vagas são para cinco cursos superiores
O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará ofertará 175 vagas em cinco cursos superiores no Sisu 2020.1, de acordo com o termo de adesão autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Para participar, é necessário ter prestado o Enem em 2019. A inscrição é gratuita e feita pela internet, no portal do Sistema de Seleção Unificado. O cronograma do processo ainda não foi divulgado.
A oferta para o primeiro semestre se dará da seguinte forma: integral (manhã e tarde), todos os cursos tecnológicos (Alimentos, Irrigação e Drenagem, Mecatrônica Industrial, Saneamento Ambiental) e, à noite, Licenciatura em Física. Em todos os cursos, são 35 vagas.
Há reserva de vagas para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, considerando candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e autodeclarados negros, pardos ou indígenas.
Já para os candidatos de ampla concorrência, o IFCE concederá um bônus de 10% para os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio no Estado do Ceará ou de 20% para os candidatos que comprovem residência em um dos municípios da macrorregião Sobral-Ibiapaba.
Fonte: IFCE SOBRAL

sábado, 16 de novembro de 2019

ESTUDANTE DA ESCOLA MARIETA CALS CONSEGUE MEDALHA DE PRATA NA ONC

Mais uma vez, um estudante de Cariré se destaca, de maneira nacional, em Olimpíadas Científicas. Desta vez, o mérito é de Asafe Dayan Rodrigues Aragão, estudante da EEM Dona Marieta Cals, o qual conseguiu ser medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
A ONC é uma olimpíada interdisciplinar, abordando assuntos de biologia, física e química. A novidade desta edição foi a inclusão de questões de astronomia em seu currículo. Mesmo estando em sua quarta edição, esta é a primeira vez que os estudantes da Escola Marieta Cals participam, e já conseguiram local no pódio. Além da medalha de prata de Asafe, a aluna Daiane da Silva Rodrigues conseguiu menção honrosa.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN e a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.
Tal olimpíada possui os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PROJETO "TAFONIZA MARIETA" LEVA CONHECIMENTOS EM PALEONTOLOGIA E TAFONOMIA A ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Partindo da necessidade de compreender o passado da Terra através da Paleontologia e da Tafonomia nasceu o projeto TAFONIZA MARIETA na E.E.M. Dona Marieta Cals, com o objetivo de discutir e divulgar a ciência da paleontologia na educação básica. Através do projeto se viabilizou o contato dos alunos com fósseis reais, e esse contato conjugado a dinâmicas, palestras, oficinas e apresentações, possibilitou o entendimento do processo de fossilização. O referido projeto contribuiu para que também houvesse a divulgação dessa ciência e novidades científicas numa abordagem dinâmica nas escolas de ensino fundamental para os 8º e 9º anos da Cidade de Cariré, este objetivando também protagonizar o papel de multiplicador junto aos alunos da E.E.M. Dona Marieta Cals. 
A primeira etapa do projeto aconteceu na E.E.M. Dona Marieta Cals com um grupo de alunos selecionados por seus professores de biologia e para estes alunos foram ministradas palestras em diversas áreas do conhecimento, em que a professora de Geografia, Antônia Geovânia Rodrigues do Nascimento, o Professor de História, Rodrigo Sousa Ferreira, o Professor de Biologia, Benício Araújo Azevedo e a Coordenadora Maria Auxiliadora de Medeiros, nossa querida Dorinha, foram essenciais nas ministrações e abordagens. 
Os fósseis foram cedidos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e pelo Museu Euclides Rufino Rodrigues a quem agradecemos à Professora Dra. Maria Somália Sales Viana, responsável pelo Laboratório de Paleontologia e Geologia da UVA (LABPALEOGEO) e a Sra. Socorro Evangelista Moraes, presidenta do Museu Euclides Rufino Rodrigues.
Foram visitadas as escolas E.E.I.E.F. Adauta Mocinha Barros Rocha (Localidade de Tapuio), E.E.I.E.F. Tenente Avelino Gomes (Localidade de Anil), E.E.F. Cefisa Aguiar (Sede), E.E.I.E.F. Monsenhor Antônio Candido de Melo (Localidade de Alto Feliz) e E.E.I.E.F. Coronel João Fernandes (Localidade de Juré), além de ser realizada a apresentação na própria Escola Dona Marieta, para os alunos dos turnos manhã e tarde. 
Agradecemos, nas pessoas dos Senhores Diretores das respectivas escolas, a todos que nos acolheram de forma tão cordial e atenciosa. Ressaltamos que as visitas às escolas contempladas foram baseadas na facilidade de acesso e disponibilidade de recursos para deslocamento e planejadas junto a Secretaria de Educação de Cariré, a quem também agradecemos pela disponibilidade e ajuda no planejamento para a realização do projeto.
A experiência superou as expectativas tanto por parte dos professores como por parte dos alunos participantes que ministraram as exposições. Dentro da abordagem atual na educação básica, tanto nos livros didáticos quanto na aplicação do planejamento anual, as considerações da Paleontologia e da Tafonomia não são contempladas de modo que os alunos assimilem e tenham um aprendizado real dessas ciências. O projeto desempenhou um papel interdisciplinar e protagonista que, unido a esta primeira realidade citada, o tornou grandioso em sua realização. 
Professor Benício Araújo Azevedo, professor de Biologia
e organizador do Projeto TAFONIZA MARIETA.

“Na história da humanidade (e dos animais também)
aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram.”
Charles Robert Darwin.


































quarta-feira, 11 de setembro de 2019

ESCOLA MARIETA CALS PROMOVE MINICURSO DE LIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, vindos de comunidades de pessoas surdas do Brasil e reconhecida por um instrumento legal (oficial): a LEI nº 10.436/2002.
Como atividade preparatória para a Semana da Inclusão, a ser realizada de 23 a 27 de setembro, a EEM DONA MARIETA CALS está realizando um minicurso de libras, mediado pela professora Milena Régia, titular da SRM (Sala de recursos Multifuncionais) e pelo professor de Biologia, Benício Azevedo. 
O curso recebeu nesta quarta-feira (dia 11) uma convidada mais que especial, a Glória Melo, da cidade de Groaíras. Ela tem surdez e se comunica em libras.
Coube a ela a regência da sala de aula hoje. Em Libras, Glória falou sobre sua história de vida, respondeu a questionamentos dos alunos, falou sobre inclusão, além de dar o SINAL (Identificação em LIBRAS individual) para todos os alunos participantes. 



  





INCLUSÃO NÃO É FAVOR, É DIREITO!

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

SECRETÁRIA ELIANA ESTRELA RECEBE ESTUDANTES MEDALHISTAS DA OBMEP

A secretária da Educação, Eliana Estrela, recebeu, nesta segunda-feira (26), uma representação de estudantes medalhistas na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O encontro teve o intuito de reconhecer e incentivar o empenho e a dedicação dos jovens, assim como o apoio dado pelas escolas e as famílias. O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, também participou do momento. À tarde, os alunos recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará.
“Ficamos muito felizes com esse resultado. Parabenizo a cada um dos jovens, assim como às famílias e às escolas, pelo mérito alcançado. Que eles possam disseminar entre os colegas o quanto vale a pena estudar, não só pelas medalhas, mas pelo conhecimento que se constrói. Que a gente possa avançar cada vez mais”, salienta Eliana Estrela.
Daniel Soares Azevedo, ex-aluno da Escola Dona Marieta Cals, de Cariré, foi medalhista de ouro na competição. Hoje o jovem cursa Engenharia Civil na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e explica que o gosto pela matemática surgiu ainda na infância.
“Pedia ao meu irmão mais velho que brincasse comigo, e o que ele fazia era me passar exercícios de matemática. Aquilo me fez criar gosto e facilidade com a matéria. A OBMEP representou para mim uma grande motivação para aprofundar os estudos e não me contentar, apenas, em fazer o dever de casa ou conseguir boas notas na escola. Tive que me adequar a uma rotina mais puxada para conseguir este objetivo”, conta.
De acordo com Daniel, o êxito na matemática refletiu no interesse em relação às demais áreas do conhecimento. “Foram aulas aos sábados e grandes listas de exercícios, que me fizeram pegar um ritmo de estudos, ajudando inclusive nas outras disciplinas, o que me foi altamente benéfico. A OBMEP transformou minha vida, não fiquei com a mentalidade de aprender os conteúdos apenas para o vestibular, e sim, pelo gosto em aprender. Será algo que vou carregar pela vida toda”, considera.

Incentivo
Sandra Nascimento, diretora da Escola Otília Correia Saraiva, de Barbalha, lembra da dedicação prestada pelos professores, com o objetivo de melhor preparar os alunos. “Nossos professores desenvolveram projetos de estudos no horário de meio-dia, como também aos sábados, com muito zelo. Quando nossos alunos conquistam essas medalhas, mostram que é possível aprender disciplinas como matemática, física e química, de uma forma suave”, observa.
Os estudantes cearenses obtiveram participação de destaque na 14ª OBMEP. Ao todo, foram 1.168 premiações recebidas por alunos dos ensinos fundamental e médio, sendo cinco de ouro, 24 de prata, 83 de bronze e 1.056 Menções Honrosas.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Premiações
Medalhas de Ouro:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 01
Arthur Diniz Cabral – Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 01
Lourival Alves Nogueira – EEFM Marcelino Champagnat

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 03
Daniel Soares Azevedo – EEFM Dona Marieta Cals
Francisco Anderson Silva Vieira – EEFM Alfredo Nunes de Melo
Ariane Kevinny Muniz Ribeiro – EEEP Otília Correia Saraiva

Total Ouro: 05

Medalhas de Prata:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 04

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 00

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 20

Total Prata: 24

Medalhas de Bronze:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 08

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 08

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 67

Total Bronze: 83

Menções Honrosas:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 28

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 65

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 963

Total Menção Honrosa: 1056
Fonte: SEDUC CE

quinta-feira, 6 de junho de 2019

ESTUDANTES DA ESCOLA MARIETA CALS DÃO SHOW DE TALENTO NO "FESTIVAL ALUNOS QUE INSPIRAM"

Uma onda de manifestações artísticas as mais variadas tomou conta da Escola Marieta Cals durante a etapa escolar do Festival Alunos que Inspiram, realizada nesta quarta-feira (dia 05).
Realizado por meio de iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), tal festival visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.
Seus principais objetivos são promover a interação dos estudantes através da cultura, pela participação em expressões artísticas pertencente às manifestações culturais da coletividade, que estejam presentes no cotidiano; oportunizar momentos para divulgar os talentos artísticos dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino; estimular a participação em atividades que contribuam para a formação global, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
Na Escola Marieta Cals, diversos foram os artistas que mostraram o seu talento nas modalidades de conto, cordel, desenho, fotografia, grafite, poema e curta-metragem (documentário).
Na categoria Conto, a obra Seria essa a nossa escolha?, de Maria Luíza Ribeiro de Sousa, do 1º ano A, trouxe uma reflexão acerca do futuro se nada em prol do meio ambiente for feito agora e, desta forma, venceu em sua categoria.
Conto Seria essa a nossa escolha?, de Maria Luíza Ribeiro de Sousa
O Cordel de título 80 mal'entendidos, de Maria Rafaella Silva Campos, do 2º ano B, foi o grande vencedor em sua categoria ao trazer à tona uma reflexão sobre a abordagem desastrosa de agentes do exército, a qual acarretou a morte de inocentes.
Cordel 80 mal'entendidos, de Maria Rafaella Silva Campos
Aliás, Rafaella foi vencedora não só nesta categoria. O Desenho O lucro é o que vale?, em tom de crítica social, trouxe à tona a problemática da relação homem-natureza, na qual muitas vezes o lucro é buscado usando todos os meios.
Desenho O lucro é o que vale?, de Maria Rafaella Silva Campos
Novos caminhos, diversas histórias, de autoria da aluna Micaele Braga Bastos do 1º ano A, busca, por meio da beleza da caatinga no período chuvoso, mostrar quanto é bela a natureza, sendo vencedora na categoria Fotografia.
Fotografia Novos caminhos, diversas histórias, de Micaele Braga Bastos
Antonio Gabriel Rocha Gerônimo, do 1º ano D, por meio de seu Grafite intitulado Depressão não é piada, promoveu no meio escolar um espaço para debate acerca da depressão, a qual tem sido considerada a doença do século.
Grafite Depressão não é piadaAntonio Gabriel Rocha Gerônimo
Quem também conseguiu sensibilizar a comunidade escolar foi a aluna Maria Larisse da Silva, do 1º ano D, com o Poema Amargura. Falando da caatinga e de seus animais que estão em processo de extinção, Larisse chamou a atenção para o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, em especial a caatinga.
Poema Amargura, de Maria Larisse da Silva
Finalizando o momento de apresentações artísticas e culturais, os alunos Jorge Willian Silva de Paula, do 2º ano E, e Gisiane Alves da Silva, do 3º ano D, apresentaram o documentário Caminhos singulares, anseios plurais, no qual mostram as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que moram na zona rural para chegarem à escola durante o período chuvoso. De maneira bem extrovertida, o vídeo produzido por eles se sagrou vencedor na categoria Curta-metragem.
E, desta forma, a etapa escolar do Festival Alunos que Inspiram foi de um sucesso total na Escola Marieta Cals. Um evento que, além de divulgar e reconhecer o talento de nossos artistas, serviu para estimular outros alunos a, também, manifestar o lado artístico que também possuem.