Mostrando postagens com marcador - PESSOAL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador - PESSOAL. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de maio de 2013

DIA D DA MATEMÁTICA 2013

OBJETIVOS 
A realização do Dia D da Matemática foi pensada com os seguintes objetivos: 
- desenvolver nos estudantes o gosto pela matemática, de modo a transformar esta disciplina (que muitas vezes é detestada por eles) em algo que lhe é compreensível; 
- aproximar o estudante da matemática; 
- apresentar as diversas situações cotidianas em que a matemática se faz presente; 
- dinamizar o ensino desta disciplina, de modo a mostrar diferentes formas de abordá-la em sala de aula; 
- promover na escola um ambiente de aprendizagem associada à descontração. 
JUSTIFICATIVA 
O método tradicional de ensino, centrado na pessoa do professor, há muito tempo se mostra equivocado e improdutivo. Desta forma, cada vez mais se buscam meios em que o aluno seja o centro de seu próprio saber, de forma a construir o seu conhecimento. 
Proporcionar situações que venham de encontro a esta tendência não é algo simples. Desta forma, estratégias diversas devem ser buscadas de forma a levá-lo a construir conhecimentos. 
Por outro lado, cada vez mais se busca a chamada escola viva, na qual o estudante não apenas tem contato com o conteúdo livresco, mas tem espaço para manifestar suas múltiplas tendências, se divertir e ser inserido de forma plena na sociedade em que vive. 
Estudos apontam que o aluno aprende melhor quando ele é desafiado pelo que se pretende ensiná-lo. Desta forma, a realização do Dia D da Matemática se justifica como elemento capaz de atrair o estudante ao ensino desta disciplina, bem como elemento capaz de dinamizar a rotina escolar. 
PÚBLICO ALVO 
O Dia D da Matemática, evento promovido pelos professores de matemática da Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, será destinado a todos os estudantes desta unidade de ensino, bem como aos alunos das demais instituições de ensino de nossa cidade que queiram nos visitar. 
O evento também será aberto a toda a comunidade carirense que pretenda observar o talento de nossos estudantes. 
REALIZAÇÃO 
Tal evento é uma realização dos professores de matemática desta unidade de ensino e conta com o apoio dos professores das demais disciplinas, bem como do núcleo gestor desta escola. 
Sua realização será no dia 21 de maio de 2013, compreendendo os seguintes horários: 
- manhã: de 7:00h às 11:20h; 
- tarde: de 13:00h às 17:20h; 
- noite: de 18:45h às 22:00h.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 
O Dia D da Matemática será composto por uma sequência de atividades realizadas de modo a aproximar o estudante desta disciplina. Assim sendo, serão realizadas as seguintes atividades em cada um dos três turnos: 
- abertura do evento através da fala do núcleo gestor da escola, o qual falará sobre a importância de eventos como este para tornar a escola mais viva; 
- fala dos professores de matemática, os quais irão focar em suas falas a importância de se aproximar a matemática da vida do estudante; 
- cerimônia de posse do Grêmio Estudantil, seguida pela fala de um membro deste Grêmio; 
- dança coreografando algumas figuras que podem ser formadas com Tangran; 
- peça teatral sobre a História dos Camelos, de Malba Tahan; 
- cerimônia de entrega de certificados aos alunos participantes da OBA e da OBMEP 2012; 
- aberturas das salas temáticas para visita dos presentes. Nestas salas o visitante será desafiado seja a resolver um desafio lógico-matemático, seja a realizar atividades com palitos ou a montar figuras diversas com tangrans;
- bingo matemático
- encerramento
As salas temáticas estarão assim denominadas: 
→ sala Tales, trará desafios diversos que podem ser montados com palitos; 
→ sala Newton, contará com exposições sobre piadas matemáticas e charges matemáticas, bem como trará desafios de raciocínio-lógico; 
→ sala Pascal, trará questões de raciocínio-lógico, bem como questões envolvendo sete-erros; 
→ sala Pitágoras, nela teremos os desafios com tangrans, torre de Hanói, etc.; 
→ sala Galileu, homenageando este grande físico e matemático, esta sala trará xadrezes para que os praticantes deste esporte possa exercitá-lo. Também será um espaço para que se possa praticar um bom jogo de dama.

sábado, 10 de março de 2012

RECEBI E REPASSO...

Eis o e-mail que recebi do IMPA. Pode interessar a muitos professores e estudantes.

Caros Diretores e Professores,
O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão implantando, a partir de 2012, os Polos Olímpicos de Treinamento (POT) para a OBM e/ou OBMEP, nos quais serão oferecidos, ao longo de todo o ano, cursos gratuitos de Matemática para os estudantes de todo o Brasil.
Inicialmente, serão criados polos em Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, e as aulas são facultadas aos interessados em participar da OBM e/ou OBMEP e que estejam matriculados no oitavo ou nono anos do Ensino Fundamental (nível II) ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio (nível III).
O curso para cada um dos níveis cobrirá os conteúdos de Álgebra, Combinatória, Geometria Plana e Teoria dos Números e consistirá em quatro horas de aula por semana, sendo cada semana dedicada a dois dos quatro tópicos mencionados acima. Os professores envolvidos têm ampla experiência no treinamento das equipes brasileiras para competições internacionais.
É com imenso prazer que convidamos esta Instituição a ser nossa parceira neste projeto divulgando e estimulando os seus estudantes e professores a formar grupos de estudo para realizar programas de treinamento baseado no material didático utilizado no projeto, que será disponibilizado no portal do POT na Internet. O endereço do portal é: http://pot.impa.br.
Para os estudantes que estudam em uma das quatro capitais mencionadas anteriormente, os convidamos a participar do POT da sua cidade. Para isto, basta acessar http://pot.impa.br clicar no link relativo ao Polo de sua escolha e preencher o formulário de inscrição correspondente.
Observamos que, por limitações de espaço físico, há um número limitado de vagas em cada Polo. Por essa razão, caso a demanda seja maior que a capacidade de um polo em atendê-la, o Coordenador do POT nesse Polo fará uma análise do histórico escolar dos interessados e estabelecerá uma lista de prioridades. Na ocorrência de eventuais desistências, os próximos alunos da lista serão informados e convidados a participar.
Para quaisquer informações que desejarem, entrem em contato conosco através do telefone (21) 2529-5098 ou (71) 9139-8383 (Coordenação) ou através do e-mail: (pot@impa.br).
Luzinalva Miranda de Amorim
Coordenação Geral dos Polos Olímpicos de Treinamento (POT)

quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulher que traz a beleza,
Seja no simples olhar.
Seu sorriso encantador,
É capaz de iluminar.
Um brilho forte e profundo,
Que nenhum sofrimento do mundo,
É capaz de ofuscar.

Mulher que sempre acolhe.
Que em seu ventre vida gera.
Mostrando ser fonte de luz,
Onde a maldade impera.
Na luta por dignidade,
Mantém a sua verdade,
Pois busca assim ser sincera. 

Mulher que é companheira,
Na saúde ou na doença.
Mulher que é fiel,
Seja qual for sua crença.
Cada qual com sua cultura,
Mostra manter a ternura,
Mesmo junto às diferenças.

Mulher que não se intimida,
Pelo homem ter vindo primeiro.
Pois ela é a única capaz,
De acolher o mundo inteiro.
Seja com a eterna alegria,
Que a todos contagia,
Ou com seu choro verdadeiro.

Mostrei aqui nestes versos,
Que Ela é sinônimo de amor.
Agradeço desde então,
Ao meu amigo leitor.
Lembrando que a mulher,
Antes disso tudo é,
Obra do Criador.
Samara  Ferreira da Costa

DO BLOG: Inspirado por estes versos de Samara Ferreira, aproveito para parabenizar todas as mulheres pelo seu dia. Parabéns a todas!

domingo, 4 de março de 2012

BLOG PROF. FAGNER AGUIAR DE CARA NOVA

O blog Prof. Fagner Aguiar está de cara nova. Todo o seu design foi alterado, tudo isso visando proporcionar uma maior interação entre os internautas.
A grande novidade está na maior facilidade que o blog oferece agora aos leitores que queiram compartilhar as postagens deste blog com seus amigos nas redes sociais. Com apenas um clique, uma matéria aqui veiculada pode ser compartilhada com todos seja no Facebook, Orkut, Twitter ou demais redes sociais.
Outra grande vantagem é a fato de você também poder imprimir as matérias aqui veiculadas com uma grande facilidade, algo inacessível no design antigo.
Todos os recursos já existentes permanecem inalterados nesta nova roupagem. Tudo combinando com um fundo acolhedor, que difunde e propaga esta poderosa ferramenta humana, que é a matemática. E o que é melhor ainda: mesmo com este layout inovador, o blog ficou mais leve e fácil de acessar!
Além disso, através da aba "ARQUIVOS DO BLOG" você agora pode conferir todas as postagens antigas.
Venha então navegar e conferir!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RECEBI, REPASSO E AGRADEÇO...

Eis os versos que me escreveu Samara Ferreira.

Sobre 20 de fevereiro,
Prof. Fagner Aguiar 
tenho algo a discutir.
Pois foi nesta exata data,
que veio assim 'surgir'.
Um jovem muito educado,
e um tanto determinado,
a nos mandar "se aluir".

Sobre a sua infância,
não tenho muito a falar.
Pois só vim conhecê-lo,
quando veio me ensinar.
Segundo o que me contaram,
neste mundo o apelidaram,
de Francisco Fagner Aguiar. 

Com o tempo confirmei, 
que isto é bem verdade.
E além de saber seu nome,
hoje tenho sua amizade.
Que pra mim é um prazer,
digo isto a você,
com grande sinceridade.

Para comemorar esta data,
trago lembrança saudosa.
De seus belos apelidos,
referidos em minha prosa.
Para citar um exemplo,
relembro aqui no momento,
Visconde de Sabugosa.

Para não ser tão cruel,
vou usar o coração.
Para assim me referi,
a este nobre cidadão.
Que além de especial,
é peça fundamental,
no xadrez da educação.

Tantos méritos conseguidos,
por este jovem professor.
Mas não é por estes prêmios,
que você é vencedor.
Mas é pela simplicidade,
e por sua humildade,
num trabalho com amor.

Encerro aqui meus versos,
mais na vida assim prossigo.
Receba meus Parabéns,
e que Deus esteja contigo.
Obrigada a você,
por se permitir ser,
ainda o meu amigo.

DE SAMARA FERREIRA: Ao pensar em fazer estes versos, surge a grande dúvida: o que falar para Fagner Aguiar? Confesso que não escrevi o que pensava de início, no entanto, o que falei não deixa de ser real e verdadeiro... Como sabe, as partes mais engraçadas sempre deixo no rascunho... rsrsrsr Bom, sendo assim, espero que goste. Certo que desta vez não teve festa sem o aniversariante (rsrsr) e infelizmente desta vez tive que usar de meios tecnológicos... Mas o que vale é o real sentimento que isso tudo envolve... Sendo assim, só me resta dizer... PARABÉNS...!!!
Uma pequena observação: O termo aluir, citado no poema, refere-se "acordar pra vida", sinônimo este desconhecido por qualquer gramática... rsrsrsrs!!!

DO BLOG: Qualquer palavra, qualquer frase que eu utilize aqui, não será capaz de representar o enorme sentimento de agradecimento que tenho pelas palavras (ou melhor, pelos versos) que me foram dirigidas (os) por Samara Ferreira. Obrigado é o mínimo que eu posso falar. Fiquei curioso sobre o que você queria escrever no início e, para ser sincero, fez bem você ter explicado o significado de "se aluir", pois os leitores talvez não conheçam certos "pedrinhês"! (rsrsrsrs) E esta montagem? É para dizer que sou das "brenhas"? Só não precisava entregar o Visconde de Sabugosa! Mas tudo bem, hoje vale tudo! rsrssrr

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PROFESSOR FAGNER AGUIAR CRIA ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM

O professor Fagner Aguiar, visando melhorar e facilitar o ensino e a aprendizagem de matemática entre os seus alunos da Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cal's, cria mais um meio para desenvolver a sua prática pedagógica. Trata-se do blog PROFESSOR FAGNER AGUIAR, no qual serão postados trabalhos de alunos, os destaques em sala de aula, além de material didático e de suporte para os conteúdos que estarão sendo trabalhados. Este meio será mais uma de suas ferramentas utilizadas no ensino. Em breve teremos postagem de material. Não deixem de conferir.