Mostrando postagens com marcador - CIÊNCIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador - CIÊNCIA. Mostrar todas as postagens

domingo, 3 de janeiro de 2021

IFCE OFERTA 2.230 VAGAS EM 15 CAMPI

Inscrições vão de 04 a 15 de janeiro; confira edital e detalhes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital com 2.230 vagas em cursos técnicos gratuitos para o semestre 2021.1. As oportunidades contemplam a capital Fortaleza e os campi de Acopiara, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém, Quixadá, Tauá, Ubajara.
São oferecidas vagas em diversas áreas, incluindo Eletrotécnica, Informática, Redes de Computadores, Mecânica Industrial, Química, Instrumento Musical, Agropecuária, Segurança do Trabalho e muitos outros.
O edital contempla três tipos diferentes de curso técnico, a depender de cada caso: os cursos integrados são aqueles em que o aluno realiza o curso técnico e o ensino médio tradicional ao mesmo tempo no IFCE. Já os cursos concomitantes são voltados para aqueles que estão cursando o ensino médio tradicional e que, no contraturno, irão cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Já o tipo subsequente é oferecido para quem já concluiu o ensino médio. 
Não será cobrada taxa de inscrição. O processo seletivo será realizado em fase única, que consistirá na análise do histórico escolar. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no sistema qseleção, de 04 a 15 de janeiro. O mesmo prazo é adotado para o envio da documentação prevista no edital, via sistema Esolis.
Para consultar o detalhamento das vagas por unidade, cursos e turnos ofertados e também ler a íntegra do edital com seus anexos, visite a página do processo seletivo 2021.1.
Fonte: IFCE

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

VESTIBULAR UVA 2020.2: INSCRIÇÕES TERÃO INÍCIO EM 6 DE JANEIRO DE 2021

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) publicou nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2020, o Edital nº04/2020 que rege o Processo Seletivo Vestibular 2020.2 para o preenchimento de 674 vagas, em 19 cursos de Graduação, ofertados em Sobral. O período de inscrições será de 06 a 29 de janeiro de 2021, devendo ser feitas, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico vestibular.uvanet.br
De acordo com o Edital, o desconto ou a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ser solicitados no ato da inscrição on-line, somente no período de 06 a 11 de janeiro de 2021.
A entrega da documentação exigida a candidatos que optarem por concorrer pelo sistema de cotas ou como pessoa com deficiência, e aos que desejarem solicitar isenção ou desconto no pagamento da taxa de inscrição, será feita pela Internet. Em atendimento aos protocolos de prevenção à disseminação da COVID-19, os documentos serão anexados em formato digital, via sistema de inscrições, e não mais presencialmente, como em vestibulares passados. “Além da segurança e prevenção ao novo coronavírus, essa medida beneficiará os candidatos, que não terão gastos com deslocamento e cópias impressas, e tornará, também, o processo de conferência da documentação mais célere”, explica o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.
O item 11 do Edital se refere ao Protocolo Setorial de Medidas Sanitárias para a Retomada de Concursos Públicos e Processos Seletivos, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), que deverão ser seguidos no Vestibular da UVA. Entre as exigências aos candidatos está o acesso aos locais de prova com o uso obrigatório de máscaras.
As provas de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e de Redação serão aplicadas no dia 14 de março de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 9 de abril de 2021 e a matrícula dos aprovados está prevista para os dias 19 e 20 de abril.
Fonte: UVANET

sábado, 15 de fevereiro de 2020

MESTRADO ACADÊMICO EM FILOSOFIA DA UVA RECEBE INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA TURMA ATÉ 2 DE ABRIL

A Coordenadoria do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (MAF/UVA) iniciou o processo seletivo de candidatos à segunda turma do curso, com inscrições até o dia 2 de abril de 2020. De acordo com o Edital nº 01/2020, publicado em 10 de fevereiro, são ofertadas 12 (doze) vagas para ampla concorrência, distribuídas em duas linhas de pesquisa, cada uma com seis vagas: 1) Filosofia da Religião e Filosofia Política; e 2) Ontologia, Conhecimento e Linguagem. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente pela Internet.
Ainda de acordo com o Edital que rege o Processo Seletivo 2020.2 do MAF/UVA, o resultado final da seleção será divulgado em 2 de julho e a matrícula dos candidatos aprovados será feita nos dias 27 e 28 de julho de 2020.
O Mestrado Acadêmico em Filosofia da UVA é o único do Nordeste, oferecido fora de uma capital e foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), após parecer favorável, emitido em novembro de 2018, pela Diretoria de Avaliação do Ministério da Educação (DAV/MEC).
Para outras informações sobre o Processo Seletivo 2020.2 do MAF/UVA utilize os seguintes canais: (88)3611-6521 ou mestradofilosofia@uvanet.br.
Fonte: UVANET

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

PUBLICADO EDITAL COM VAGAS POR DISCIPLINA E CRONOGRAMA DAS ETAPAS DA AMPLIAÇÃO DEFINITIVA DE CARGA HORÁRIA

A ampliação Definitiva de Carga horária é destinada ao professor que detenha, exclusivamente, um cargo(matrícula única) de professor do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica – MAG, com no máximo 20 (vinte) horas semanais de trabalho e que atenda a todas condições previstas na seguinte legislação:

Atenção, professor:
1 - Considera-se como em efetivo exercício, o professor que até o dia 14 de janeiro de 2020, encontrar-se devidamente lotado e em exercício nas unidades escolares do Sistema de Ensino Estadual, nas Crede/Sefor ou Seduc, de acordo com o parágrafo único, artigo 1º do edital Nº 028/2019.
2 - Os procedimentos para avaliações de desempenho para ampliação de carga horária ocorrerão, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico http://ampliacaodefinitiva.seduc.ce.gov.br, no período de 20 de janeiro a 07 de maio de 2020, de acordo com o Anexo I do Edital Nº 028/2019.
3 - A verificação na condição de apto ou não no Processo de Ampliação Definitiva de Carga Horária será realizado, exclusivamente, através do endereço eletrônico http://ampliacaodefinitiva.seduc.ce.gov.br, de acordo com o Anexo I do Edital Nº 028/2019
4 - A solicitação de revisão da condição de não apto pelo professor, ocorrerá, exclusivamente, através do endereço eletrônico http://ampliacaodefinitiva.seduc.ce.gov.br, de acordo com o Anexo I do Edital Nº 028/2019.
5 - Para participar da ampliação, o professor deverá manifestar oficialmente o interesse por meio do endereço eletrônico http://ampliacaodefinitiva.seduc.ce.gov.br, de acordo com o artigo 3º e Anexo I do Edital nº 028/2019.
Fonte: SEDUC CE

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

IFCE SOBRAL OFERTARÁ 175 VAGAS NO SISU 2020.1

As 175 vagas são para cinco cursos superiores
O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará ofertará 175 vagas em cinco cursos superiores no Sisu 2020.1, de acordo com o termo de adesão autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Para participar, é necessário ter prestado o Enem em 2019. A inscrição é gratuita e feita pela internet, no portal do Sistema de Seleção Unificado. O cronograma do processo ainda não foi divulgado.
A oferta para o primeiro semestre se dará da seguinte forma: integral (manhã e tarde), todos os cursos tecnológicos (Alimentos, Irrigação e Drenagem, Mecatrônica Industrial, Saneamento Ambiental) e, à noite, Licenciatura em Física. Em todos os cursos, são 35 vagas.
Há reserva de vagas para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, considerando candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e autodeclarados negros, pardos ou indígenas.
Já para os candidatos de ampla concorrência, o IFCE concederá um bônus de 10% para os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio no Estado do Ceará ou de 20% para os candidatos que comprovem residência em um dos municípios da macrorregião Sobral-Ibiapaba.
Fonte: IFCE SOBRAL

UFC OFERTARÁ 6.288 VAGAS EM 110 CURSOS NO SISU 2020

A Universidade Federal do Ceará participará mais uma vez do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2020. Serão ofertadas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.
O cronograma do SISU 1º/2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, o Termo de Adesão assinado pela UFC já pode ser consultado. O documento informa o total de vagas ofertadas pela Instituição por curso e modalidade de concorrência.
Todas as vagas da UFC, para os dois semestres letivos, serão ofertadas no SISU 1º/2020. O candidato deverá observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos. Não será permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.
SISU – O SISU é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Poderão concorrer no SISU 1º/2020 estudantes que realizaram o Enem 2019 e que obtiveram nota acima de zero em todas as provas do Exame. Será necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada.
Embora ainda não tenha divulgado as datas da seleção, o MEC informa que a inscrição para o SISU 1º/2020 será feita exclusivamente pela internet, na página do SISU, sem a cobrança de taxas. Ao finalizar a inscrição, o candidato poderá imprimir seu comprovante.
COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.
Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.
O candidato deverá realizar sua inscrição e acompanhar as informações na página do SISU. Para obter informações específicas sobre o processo na Universidade Federal do Ceará o canal oficial é o site do SISU na UFC.
Confira o Termo de Adesão da UFC ao SISU 1º/2020.
Fonte: SISU UFC – e-mail: sisu@ufc.br

sábado, 16 de novembro de 2019

ESTUDANTE DA ESCOLA MARIETA CALS CONSEGUE MEDALHA DE PRATA NA ONC

Mais uma vez, um estudante de Cariré se destaca, de maneira nacional, em Olimpíadas Científicas. Desta vez, o mérito é de Asafe Dayan Rodrigues Aragão, estudante da EEM Dona Marieta Cals, o qual conseguiu ser medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
A ONC é uma olimpíada interdisciplinar, abordando assuntos de biologia, física e química. A novidade desta edição foi a inclusão de questões de astronomia em seu currículo. Mesmo estando em sua quarta edição, esta é a primeira vez que os estudantes da Escola Marieta Cals participam, e já conseguiram local no pódio. Além da medalha de prata de Asafe, a aluna Daiane da Silva Rodrigues conseguiu menção honrosa.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN e a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.
Tal olimpíada possui os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PROJETO "TAFONIZA MARIETA" LEVA CONHECIMENTOS EM PALEONTOLOGIA E TAFONOMIA A ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Partindo da necessidade de compreender o passado da Terra através da Paleontologia e da Tafonomia nasceu o projeto TAFONIZA MARIETA na E.E.M. Dona Marieta Cals, com o objetivo de discutir e divulgar a ciência da paleontologia na educação básica. Através do projeto se viabilizou o contato dos alunos com fósseis reais, e esse contato conjugado a dinâmicas, palestras, oficinas e apresentações, possibilitou o entendimento do processo de fossilização. O referido projeto contribuiu para que também houvesse a divulgação dessa ciência e novidades científicas numa abordagem dinâmica nas escolas de ensino fundamental para os 8º e 9º anos da Cidade de Cariré, este objetivando também protagonizar o papel de multiplicador junto aos alunos da E.E.M. Dona Marieta Cals. 
A primeira etapa do projeto aconteceu na E.E.M. Dona Marieta Cals com um grupo de alunos selecionados por seus professores de biologia e para estes alunos foram ministradas palestras em diversas áreas do conhecimento, em que a professora de Geografia, Antônia Geovânia Rodrigues do Nascimento, o Professor de História, Rodrigo Sousa Ferreira, o Professor de Biologia, Benício Araújo Azevedo e a Coordenadora Maria Auxiliadora de Medeiros, nossa querida Dorinha, foram essenciais nas ministrações e abordagens. 
Os fósseis foram cedidos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e pelo Museu Euclides Rufino Rodrigues a quem agradecemos à Professora Dra. Maria Somália Sales Viana, responsável pelo Laboratório de Paleontologia e Geologia da UVA (LABPALEOGEO) e a Sra. Socorro Evangelista Moraes, presidenta do Museu Euclides Rufino Rodrigues.
Foram visitadas as escolas E.E.I.E.F. Adauta Mocinha Barros Rocha (Localidade de Tapuio), E.E.I.E.F. Tenente Avelino Gomes (Localidade de Anil), E.E.F. Cefisa Aguiar (Sede), E.E.I.E.F. Monsenhor Antônio Candido de Melo (Localidade de Alto Feliz) e E.E.I.E.F. Coronel João Fernandes (Localidade de Juré), além de ser realizada a apresentação na própria Escola Dona Marieta, para os alunos dos turnos manhã e tarde. 
Agradecemos, nas pessoas dos Senhores Diretores das respectivas escolas, a todos que nos acolheram de forma tão cordial e atenciosa. Ressaltamos que as visitas às escolas contempladas foram baseadas na facilidade de acesso e disponibilidade de recursos para deslocamento e planejadas junto a Secretaria de Educação de Cariré, a quem também agradecemos pela disponibilidade e ajuda no planejamento para a realização do projeto.
A experiência superou as expectativas tanto por parte dos professores como por parte dos alunos participantes que ministraram as exposições. Dentro da abordagem atual na educação básica, tanto nos livros didáticos quanto na aplicação do planejamento anual, as considerações da Paleontologia e da Tafonomia não são contempladas de modo que os alunos assimilem e tenham um aprendizado real dessas ciências. O projeto desempenhou um papel interdisciplinar e protagonista que, unido a esta primeira realidade citada, o tornou grandioso em sua realização. 
Professor Benício Araújo Azevedo, professor de Biologia
e organizador do Projeto TAFONIZA MARIETA.

“Na história da humanidade (e dos animais também)
aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram.”
Charles Robert Darwin.


































quinta-feira, 3 de outubro de 2019

SOBRAL OFERTA 280 VAGAS EM OITO CURSOS TÉCNICOS

Inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 18 de outubro, exclusivamente pela internet
O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos no semestre 2020.1. As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 18 de outubro, exclusivamente pela internet. Ao todo, são ofertadas 280 vagas em oito cursos, todos gratuitos.
A taxa de inscrição é de R$ 50. Para solicitar a isenção, os candidatos precisam, primeiramente, realizar a inscrição em qselecao.ifce.edu.br e, depois, fazer o pedido da isenção em https://esolis.ifce.edu.br/, anexando todos os documentos necessários (o passo a passo está no item 7 do edital), também no período de 7 a 9 de outubro. Têm direito à isenção candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública ou na condição de beneficiários de bolsa integral em escola particular e que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; candidatos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; e candidatos declarados baixa renda.
As ofertas se destinam a oito cursos técnicos gratuitos (Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho). Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. As aulas ocorrem no turno da noite, com exceção dos cursos de Agropecuária e Segurança do Trabalho, que são vespertinos (tarde). Cada curso conta com 35 vagas.
A data das provas (Redação e Conhecimentos Gerais) será no dia 24 de novembro, no turno da manhã. O resultado final será divulgado no dia 27 de dezembro, e as aulas iniciam no dia 27 de maio de 2020. Para se inscreverem, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico do IFCE (qselecao.ifce.edu.br), onde poderão também consultar o edital para obtenção de mais informações.

Sobre o sistema de cotas
O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do ensino fundamental em escolas particulares. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, os candidatos deverão, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.

SERVIÇO
Inscrições para os cursos técnicos
Quando: de 7 a 18 de outubro
Período para requerer isenção da taxa de inscrição: 7 a 9 de outubro (também pela internet, ver instruções no edital)
Cursos ofertados: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho

PERGUNTAS FREQUENTES
1 - Quais os cursos técnicos ofertados pelo IFCE Sobral?
São oito cursos: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho.

2 - Quais os horários e dias dos cursos?
Todos os cursos técnicos são à noite (das 18h30 às 22 horas), com exceção de Segurança do Trabalho e Agropecuária, que são no período da tarde (das 13h15 às 17h30). Todos os cursos têm aulas de segunda a sexta-feira.

3 - Os cursos são pagos?
Os cursos ofertados pelo IFCE são gratuitos, pois se trata de uma instituição federal pública de ensino. Não há cobrança de mensalidades. O candidato paga apenas a taxa de inscrição no processo seletivo (R$ 50), caso não tenha direito à isenção.

4 - Qual o tempo de duração do curso?
Em dois anos você conclui o curso e está pronto para o mundo do trabalho.

5 - Onde posso conseguir mais informações sobre os cursos?
No nosso site, tem todas as informações básicas. É só acessar http://ifce.edu.br/sobral/campus-sobral/cursos/tecnicos/subsequentes.

6 - Qual o período de inscrições para os cursos técnicos?
O processo seletivo ocorre semestralmente. O do semestre 2020.1 será entre os dias 7 e 18 de outubro.

7 - O que é necessário para se inscrever nos cursos técnicos de Sobral?
Para concorrer a uma das vagas, é preciso que o candidato tenha documento de identidade e CPF para informar na hora de preencher o formulário na internet (http://qselecao.ifce.edu.br). Também é exigido que tenha concluído o Ensino Médio. A lista com as inscrições aceitas será divulgada no dia 25 de outubro, em http://qselecao.ifce.edu.br. Caso algum candidato tenha feito todos os procedimentos de inscrição e seu nome não conste nessa relação com as inscrições deferidas, poderá pleitear a regularização de sua situação, nos dias 28 e 29 de outubro de 2019, exclusivamente via internet, de acordo com o seguinte passo a passo:
a) acessar o endereço eletrônico https://esolis.ifce.edu.br/;
b) clicar no processo seletivo para o qual se inscreveu. Caso seja o primeiro acesso, clicar em "Primeiro acesso? Cadastre-se aqui" e realizar o cadastro. Se já tiver cadastro, acessar com login (Protocolo de Inscrição) e senha (CPF sem pontos e sem traço);
c) clicar em “Regularização de Inscrições Indeferidas”;
d) conferir os dados, justificar a solicitação e anexar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou de deferimento do pedido de isenção.
e) clicar em “Enviar solicitação”.

8 - E se eu estiver no terceiro ano do ensino médio?
No dia da matrícula, o candidato precisa comprovar que concluiu o ensino médio. Ou seja, precisa do certificado. A matrícula será em março de 2020, então a pessoa precisa estar com o certificado nessa data.

9 - Qual o valor da taxa de inscrição?
A taxa é de R$ 50. Após o preenchimento do formulário de inscrição, é gerado um boleto bancário. O pagamento deve ser feito, impreterivelmente, até o fim do expediente bancário do dia 21 de outubro.

10 - Posso pedir isenção da taxa?
Sim, se atender a um dos três critérios: ter cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral da rede privada e ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou ser declarado baixa renda.

11 - Doador de sangue tem direito à isenção da taxa?
Não, são somente os critérios acima citados.

12 - Como e onde solicitar a isenção da taxa de inscrição?
O pedido de isenção deverá ser feito exclusivamente via internet, de 7 a 9 de outubro de 2019, de acordo com o seguinte passo a passo:
a) realizar inscrição no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br. Assim, será gerado um número de protocolo que será utilizado para a solicitação de isenção;
b) acessar o endereço eletrônico https://esolis.ifce.edu.br/;
c) clicar no processo seletivo para o qual se inscreveu. Caso seja o primeiro acesso, clicar em "Primeiro acesso? Cadastre-se aqui" e realizar o cadastro. Se já tiver cadastro, acessar com login (Protocolo de Inscrição) e senha (CPF sem pontos e sem traço);
d) clicar em “Requerimento de isenção”;
e) conferir os dados apresentados, selecionar a categoria de isenção correspondente, inserir a documentação exigida e declarar ciência das informações apresentadas;
f) clicar em “Enviar solicitação”.
Só será permitida uma única solicitação de isenção por número de CPF. Após o envio das informações e dos documentos, não será possível alterá-los. O IFCE não se responsabiliza por solicitação de isenção não recebida via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação. A relação dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 16 de outubro, no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br. Há possibilidade de recurso, também via https://esolis.ifce.edu.br/. Caso o pedido seja indeferido, será preciso pagar a taxa para que a inscrição seja efetuada com sucesso.

13 - Qual a documentação necessária para o pedido de isenção?
- Candidatos oriundos de escolas da rede pública: fotocópia da Carteira de Identidade do candidato; fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio; declaração de que é membro de família com renda mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (há três possibilidades de comprovação, ver edital).
- Candidatos inscritos no cadastro único para programas sociais do Governo Federal: fotocópia da Carteira de Identidade do candidato; declaração válida de que está inscrito no programa.
- Candidatos declarados baixa renda: fotocópia da Carteira de Identidade do candidato; declaração válida com o Número de Identificação Social (NIS) ou apresentar cópia das três últimas contas de energia, com valor médio igual ou inferior a R$ 50 (cinquenta reais) em nome do favorecido, cônjuge, pais ou responsáveis legais.

14 - Como é a seleção? Há prova?
Sim, há prova, que será realizada no dia 24 de novembro. O candidato faz a Redação e a prova de Conhecimentos Gerais com 45 questões do tipo "múltipla escolha", nas seguintes áreas de conhecimento: Códigos e Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira); Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia e História); Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Matemática e Química). O conteúdo a ser estudado está disponível no edital. Lembrando que, para realizar a prova, o candidato deverá estar munido, obrigatoriamente, do documento oficial de identidade original. O cartão de identificação com o local da prova estará disponível para impressão no dia 20 de novembro, em http://qselecao.ifce.edu.br.

15 - Provas anteriores estão no site?
Não há um espaço específico no site que reúne todas as provas anteriores. Mas você pode encontrá-las acessando http://qselecao.ifce.edu.br/ e procurando, na parte CONCURSOS ENCERRADOS, os processos seletivos anteriores (em cada um deles tem a prova para baixar na parte DOWNLOADS).

16 - Quando será a matrícula?
A pré-matrícula dos candidatos classificados será nos dias 23 e 24 de março de 2020, das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas. Para efetuar a pré-matrícula, é preciso: imprimir a ficha de pré-matrícula que estará disponível no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br; preencher todos os itens da ficha de pré-matrícula e nela colar uma foto 3 x 4, recente e de frente, no espaço reservado para tal fim; e dirigir-se ao campus, com toda documentação especificada no edital (http://qselecao.ifce.edu.br).

17 - Quais os documentos necessários para a matrícula?
- Para todos os candidatos aprovados: ficha de pré-matrícula, totalmente preenchida e sem rasuras; fotocópia, acompanhada do original, dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (para o Ensino Técnico Subsequente, além de Histórico do Ensino Fundamental para alunos cotistas), Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição, se maior de 18 anos, Certificado de Quitação com o Serviço Militar, se do sexo masculino e comprovante de endereço; 2 fotos 3 x 4 recentes (não serão aceitas fotos reproduzidas com o uso de "Scanner" nem fotocópia colorida).
- Para os candidatos optantes pelo Sistema de Cotas, com renda familiar inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo, deverão apresentar também: formulário de informação de renda (Anexo II), devidamente preenchido, acompanhado de documentação comprobatória.

18 - Há cotas?
Em todos os cursos, 50% das vagas são destinadas a estudantes que cursaram TODO o Ensino Médio em escolas públicas ou que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

19 - Como funcionam as cotas?
É preciso muito cuidado na hora de se inscrever como cotista porque, no ato da matrícula, será preciso comprovar a sua situação (comprovante de que estudou TODO o ensino médio em escola pública, comprovante de renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, dependo do seu caso, claro). Então, o critério inicial é que a pessoa tenha concluído o ensino médio TODO em escola pública (ou seja, não entram como cotistas bolsistas de escolas particulares ou quem, em algum momento, cursou parte do ensino médio em escolas particulares ou de natureza não pública). Atendendo a esse critério, você vai selecionar a opção correspondente a uma dessas duas cotas: candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita OU independente de renda. Caso seja a primeira opção, será preciso comprovar no ato da matrícula. Em seguida, há numa nova subdivisão, em que você precisará indicar se É ou NÃO autodeclarado preto, pardo e indígena (PPI) e pessoa com deficiência. Isso porque o percentual de cota varia de acordo com cada situação (ver tabela no edital). Caso seja constatado desacordo com o perfil da cota para o qual se inscreveram, os candidatos serão eliminados do certame e terão sua solicitação de matrícula automaticamente indeferida.

20 - Posso me inscrever em dois cursos técnicos?
Somente em um.

21 - Já sou aluno(a) do IFCE. Posso me inscrever no curso técnico?
Se você for aluno de um curso superior, pode, sim. Se for de curso técnico não pode, porque não se pode fazer dois cursos técnicos ao mesmo tempo.

22 - As aulas são de segunda a sexta-feira?
Sim, tem aulas de segunda a sexta.

23 - Vou concorrer à reserva de vagas para pessoas com deficiência. Como fazer a comprovação?
Os candidatos optantes por reserva de vagas para pessoas com deficiência deverão também enviar laudo médico digitalizado indicando o tipo, grau ou nível de deficiência, com referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). A deficiência mencionada deverá estar abrigada nos termos do Decreto Federal nº 3298/99, constantes do item 5, deste Edital. O envio do laudo digitalizado deverá ser feito durante o período de inscrição exclusivamente via internet, de acordo com o seguinte passo a passo:
a) acessar o endereço eletrônico https://esolis.ifce.edu.br/;
b) clicar no processo seletivo para o qual se inscreveu. Caso seja o primeiro acesso, clicar em "Primeiro acesso? Cadastre-se aqui" e realizar o cadastro. Se já tiver cadastro, acessar com login (Protocolo de Inscrição) e senha (CPF sem pontos e sem traço);
c) clicar em “Solicitação para concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência”;
d) conferir os dados e anexar a documentação solicitada;
e) clicar em “Enviar solicitação”.

24 - Quando iniciam as aulas?
No dia 27 de maio de 2020.
Fonte: IFCE SOBRAL

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

EX-ALUNO DE FÍSICA DA UVA É APROVADO EM MESTRADO EM ASTRONOMIA NO OBSERVATÓRIO NACIONAL

O estudante Francisco Wesley de Oliveira Mesquita, graduado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi admitido no Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Wesley foi aprovado em julho de 2019 e iniciou as atividades do Curso de Mestrado no mês de agosto, sendo orientando da Professora Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional, membro da Academia de Ciências da América Latina, e Vice-Presidente da União Astronômica Internacional.
O ex-aluno da UVA irá trabalhar no projeto Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra (IMPACTON), no Observatório Nacional, e no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em Pernambuco. No projeto também trabalham outros dois ex-alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Marçal Evangelista Santana (Doutorado) e Hissa Maria Lúcio Medeiros (Doutorado).
Francisco Wesley de Oliveira Mesquita foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista de Iniciação Científica do Programa de Bolsa de Permanência Universitária (PBPU). “Para mim é uma grande satisfação e honra poder representar o curso de Física e a Universidade Estadual Vale do Acaraú no Observatório Nacional; fui bolsista dos programas da UVA, e sei o quanto isso me ajudou a chegar até aqui, juntamente com o apoio dos professores do Curso de Física”, afirma Wesley.
O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional tem como objetivo principal "aperfeiçoar a formação em Astronomia de graduados nas áreas de Física, Astronomia, Matemática e ciências afins, e formar pesquisadores e profissionais para o mercado de trabalho". Com áreas de concentração em Astronomia e Astrofísica, o Programa já formou 99 doutores e 137 mestres em Astronomia, desde a sua criação em 1973 até 2018.
O Observatório Nacional é uma instituição de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fundada em 1827, sendo a mais antiga instituição brasileira de pesquisa nas áreas de Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência.
Fonte: UVANET

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

SECRETÁRIA ELIANA ESTRELA RECEBE ESTUDANTES MEDALHISTAS DA OBMEP

A secretária da Educação, Eliana Estrela, recebeu, nesta segunda-feira (26), uma representação de estudantes medalhistas na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O encontro teve o intuito de reconhecer e incentivar o empenho e a dedicação dos jovens, assim como o apoio dado pelas escolas e as famílias. O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, também participou do momento. À tarde, os alunos recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará.
“Ficamos muito felizes com esse resultado. Parabenizo a cada um dos jovens, assim como às famílias e às escolas, pelo mérito alcançado. Que eles possam disseminar entre os colegas o quanto vale a pena estudar, não só pelas medalhas, mas pelo conhecimento que se constrói. Que a gente possa avançar cada vez mais”, salienta Eliana Estrela.
Daniel Soares Azevedo, ex-aluno da Escola Dona Marieta Cals, de Cariré, foi medalhista de ouro na competição. Hoje o jovem cursa Engenharia Civil na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e explica que o gosto pela matemática surgiu ainda na infância.
“Pedia ao meu irmão mais velho que brincasse comigo, e o que ele fazia era me passar exercícios de matemática. Aquilo me fez criar gosto e facilidade com a matéria. A OBMEP representou para mim uma grande motivação para aprofundar os estudos e não me contentar, apenas, em fazer o dever de casa ou conseguir boas notas na escola. Tive que me adequar a uma rotina mais puxada para conseguir este objetivo”, conta.
De acordo com Daniel, o êxito na matemática refletiu no interesse em relação às demais áreas do conhecimento. “Foram aulas aos sábados e grandes listas de exercícios, que me fizeram pegar um ritmo de estudos, ajudando inclusive nas outras disciplinas, o que me foi altamente benéfico. A OBMEP transformou minha vida, não fiquei com a mentalidade de aprender os conteúdos apenas para o vestibular, e sim, pelo gosto em aprender. Será algo que vou carregar pela vida toda”, considera.

Incentivo
Sandra Nascimento, diretora da Escola Otília Correia Saraiva, de Barbalha, lembra da dedicação prestada pelos professores, com o objetivo de melhor preparar os alunos. “Nossos professores desenvolveram projetos de estudos no horário de meio-dia, como também aos sábados, com muito zelo. Quando nossos alunos conquistam essas medalhas, mostram que é possível aprender disciplinas como matemática, física e química, de uma forma suave”, observa.
Os estudantes cearenses obtiveram participação de destaque na 14ª OBMEP. Ao todo, foram 1.168 premiações recebidas por alunos dos ensinos fundamental e médio, sendo cinco de ouro, 24 de prata, 83 de bronze e 1.056 Menções Honrosas.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Premiações
Medalhas de Ouro:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 01
Arthur Diniz Cabral – Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 01
Lourival Alves Nogueira – EEFM Marcelino Champagnat

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 03
Daniel Soares Azevedo – EEFM Dona Marieta Cals
Francisco Anderson Silva Vieira – EEFM Alfredo Nunes de Melo
Ariane Kevinny Muniz Ribeiro – EEEP Otília Correia Saraiva

Total Ouro: 05

Medalhas de Prata:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 04

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 00

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 20

Total Prata: 24

Medalhas de Bronze:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 08

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 08

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 67

Total Bronze: 83

Menções Honrosas:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 28

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 65

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 963

Total Menção Honrosa: 1056
Fonte: SEDUC CE

segunda-feira, 27 de maio de 2019

SEDUC TERÁ TURMA EXCLUSIVA DE MESTRADO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO 2019 DO CAED/UFJF

Dando continuidade ao Programa de Valorização dos Profissionais MAG da Educação Básica, a Secretaria da Educação (Seduc), através da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF/CAED ​torna públicos o edital e as Normas Adicionais para a Seleção do MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA – 2019, sendo uma turma exclusiva para os professores efetivos e detentores de funções do Grupo MAG em efetivo exercício nas escolas estaduais, nas unidades da Seduc/Sede, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor) e nas entidades sindicais que representam os profissionais do Grupo MAG da Educação Básica.
São destinadas 35 vagas para a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), conforme as normas adicionais. As aulas presenciais da turma exclusiva da Seduc serão ministradas em Fortaleza, de acordo com cronograma específico a ser divulgado posteriormente pelo CAED/UFJF.
As inscrições acontecem até as 20 horas (horário de Brasília) do dia 31 de maio no endereço http://www.mestrado.caedufjf.net.
Fonte: SEDUC CE

sexta-feira, 17 de maio de 2019

UVA DIVULGA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO SEMESTRE 2019.2

Inscrições serão de 27 de maio a 14 de junho, com 842 vagas em 23 cursos de graduação ofertados em Sobral.
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) divulgou nesta quinta-feira, 16 de maio de 2019, o Edital do Processo Seletivo para ingresso no semestre letivo 2019.2. As inscrições estarão abertas no período de 27 de maio a 14 de junho e devem ser feitas, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico vestibular.uvanet.br. São ofertadas 842 vagas, em 23 cursos de graduação, ministrados em Sobral.
Conforme Lei Estadual nº 16.197, a UVA reservará 50% das vagas no Processo Seletivo 2019.2, por curso/turno/modalidade, para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (Cota PPI); e candidatos incluídos na Cota Social, conforme critérios descritos no item 2 do Edital nº03/2019 da Comissão Executiva de Processos Seletivos da UVA (CEPS).
Serão reservadas, também, por curso/turno/modalidade, o percentual de 3% (três por cento) das vagas de ampla disputa para Pessoas com Deficiência (PcD), em conformidade com a Lei Estadual nº16.197, de 17/01/2017, conforme item 3 do Edital.
Os candidatos que desejarem solicitar isenção ou desconto no pagamento da taxa de inscrição deverão fazê-lo, também via Internet, durante a inscrição on-line, somente no período de 27 a 31 de maio de 2019, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h, conforme subitem 4.4 do Edital.
As provas deverão ser aplicadas no dia 28 de julho de 2019, na cidade de Sobral-CE, em local a ser indicado no Cartão de Informação ao Candidato.
O resultado final do Processo Seletivo deverá ser divulgado no dia 23 de agosto de 2019, às 17h, na CEPS e/ou no sítio eletrônico da UVA, em www.uvanet.br.
Todas as informações referentes ao Processo Seletivo 2019.2 estão disponíveis no Edital nº03/2019. Saiba mais: (88)3677-4210.
Fonte: UVANET

quarta-feira, 15 de maio de 2019

SISU - PUBLICADO EDITAL DA SEGUNDA EDIÇÃO DE 2019

Inscrições ficarão abertas de 4 a 7 de junho
Os candidatos ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão fazer as inscrições de 4 a 7 de junho para a segunda edição de 2019. O edital com o cronograma e as regras para inscrição foi publicado nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU).
Só poderá se inscrever quem tiver participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.
As inscrições para o Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site do Sisu, sem a cobrança de taxa de inscrição. As instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição de candidatos ao processo seletivo.
O interessado poderá se escolher até duas opções de vaga, devendo especificar, em ordem de preferência, os tipos de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as opções, bem como efetuar o cancelamento. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.
O Sisu disponibilizará, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.
Resultado – O Sisu referente à segunda edição de 2019 será constituído de uma única chamada, com resultado divulgado em 10 de junho de 2019 no portal, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.
Matrículas – Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram selecionados por meio do Sisu, na chamada regular, nos dias 12 a 17 de junho de 2019, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Lista de espera – Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu, no período de 11 a 17 de junho de 2019, e só poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.
Fonte: MEC

terça-feira, 7 de maio de 2019

OLIMPÍADA DE FÍSICA RECEBE MAIS DE 2 MIL INSCRITOS

Evento foi realizado no último sábado, reunindo alunos do IFCE e de escolas públicas e particulares. Competição celebra o centenário de comprovação da Teoria da Relatividade
Participaram alunos de cerca de 30 municípios
O ano de 2019 é especial para a comunidade científica em todo o mundo, especialmente na cidade cearense de Sobral. Neste mês de maio, completam-se cem anos que uma equipe de cientistas brasileiros e ingleses esteve no município para comprovar a Teoria da Relatividade Geral, do alemão Albert Einstein. Com o objetivo de celebrar a data, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará promoveu no último sábado, 4, a I Olimpíada de Física e Astronomia do IFCE.
Mais de 2 mil estudantes, de cerca de 30 municípios cearenses, se inscreveram na Olimpíada, cujas provas foram realizadas em várias cidades do Estado, inclusive em campi do IFCE como os de Fortaleza, Sobral, Iguatu, Maracanaú e Itapipoca. A competição é dividida em três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Os melhores de cada segmento receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. A premiação ocorre no próximo dia 25.
As provas para alunos dos ensinos fundamental e médio foram compostas de 10 questões objetivas e uma dissertativa, enquanto os estudantes de graduação responderam a três problemas dissertativos. Segundo o coordenador da Olimpíada, professor Fernando Sobreira, do IFCE Camocim, as provas tiveram parte do conteúdo versando sobre os estudos de Einstein, tratando, por exemplo, de buracos negros e das medidas que foram feitas em Sobral para comprovar a Teoria da Relatividade.
“A ideia das competições científicas, de forma geral, é atuar em 2 ramos principais: promover e divulgar a ciência, para fazer com que mais pessoas se interessem por ela; e tentar descobrir talentos e dar suporte para que esses estudantes sigam nos estudos - sobretudo num estado como o Ceará, que tem tradição de desempenho acima da média em olimpíadas científicas”, ressalta o coordenador.

Programação
A Olimpíada contou com o apoio institucional e financeiro da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE. De acordo com o pró-reitor Wally Menezes, a competição faz parte do III Evento Unificado: Jornada de Física, que ocorre entre os dias 23 e 25 de maio, no campus de Sobral e nas dependências da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), do CED Sobral e no Museu do Eclipse daquele município.
O pró-reitor destaca que o IFCE terá um ônibus para divulgar as atividades do Instituto nos municípios de Sobral e Camocim na última semana de maio, quando a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece) também colocará um veículo para percorrer a rota que os pesquisadores da equipe de Einstein fizeram em 1919.
Fonte: IFCE

terça-feira, 16 de abril de 2019

PREVEST UVA 2019: CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UVA TEM INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 23 DE ABRIL

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROEX/UVA) prorrogou, até o dia 23 de abril de 2019, o período de inscrições no Projeto de Extensão Cursinho Pré-Vestibular da UVA (PREVEST/UVA). Serão ofertadas 90 (noventa) vagas, com Cadastro Reserva para casos de desistência ou desligamento de candidatos selecionados, no limite de 180 (cento e oitenta) candidatos. As inscrições são, exclusivamente, pela Internet, em eventos.uvanet.br.
De acordo com o Edital n°02/2019-PROEX, o curso terá início na segunda quinzena do mês de abril e término em dezembro, sendo em regime presencial, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira, das 17h30min às 21h50min, no campus CIDAO.
Saiba mais: (88)3611-6525.
Fonte: UVANET

quinta-feira, 21 de março de 2019

ESCOLA MARIETA CALS REALIZA OLIMPÍADA INTERNA DE BIOLOGIA

Iniciar o estudante às ciências é uma das tarefas que cabe a uma escola de Ensino Médio. É com este intuito que a Escola Marieta Cals está realizando a I Olimpíada Interna de Biologia - I OIBio, idealizada pelo professor Benício Azevedo e realizada em colaboração com as professoras Cristiane Azevedo e Eliane Miranda.
Nesta quinta-feira, dia 21 de março (Dia Mundial da Floresta), cerca de 100 estudantes desta escola fizeram a 1ª fase desta olimpíada, que tem como objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos; fomentar um olhar para os problemas ecológicos de Cariré; permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social; gerar um sentimento de pertença e respeito à região ecológica Caatinga; apresentar para os estudantes materiais/práticas laboratoriais; divulgar as inovações científico-tecnológicas ao estudante do ensino médio.
Nesta 1ª fase, os estudantes responderam a 20 questões objetivas, relacionadas a assuntos gerais da biologia; 05 questões discursivas, com temáticas relacionadas à ecologia de Cariré; e fizeram uma redação, com temática ambiental.
Para a estudante Lidiane dos Santos Jorge, estudante do 1º ano, "a experiência de participar da olimpíada foi incrível, pois foi de certa forma uma maneira de me preparar para eventos futuros, além de testar os conhecimentos adquiridos sobre biologia durante minha vida escolar".
O idealizador Benício Azevedo avalia que teve uma participação satisfatória por parte dos estudantes, de modo que houve uma representação de todas as salas da escola. Para ele, "muito dos objetivos traçados já foram alcançados, pois o primeiro e principal é trazer assuntos relacionados às problemáticas ambientais regionais e mundiais para a discussão dos alunos, assim como mostrar a riqueza da região ecológica Caatinga e gerar um sentimento de pertença nos estudantes".
Os estudantes que obtiverem as melhores notas nesta 1ª fase serão classificados para a 2ª fase, a ser realizada no dia 22 de maio (Dia da Biodiversidade).
Os resultados finais da I OIBio serão divulgados no dia 05 de junho (Dia Nacional da Reciclagem e Dia Mundial do Meio Ambiente). Nesta data, além da premiação com medalhas dos melhores colocados na OIBio, haverá o concurso da melhor fotografia da Caatinga, melhor poesia de educação ambiental e melhor projeto de reciclagem/reutilização.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

SISU IFCE - CONFIRA CRONOGRAMA DA LISTA DE ESPERA EM SOBRAL

Classificação dos candidatos aptos a participar será publicada no dia 18 de fevereiro
O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará divulga o cronograma da chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1.
A lista com a classificação dos candidatos será publicada no site do IFCE no dia 18 de fevereiro. Já as chamadas serão realizadas em dois dias diferentes: 12 de março para os cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Irrigação e Drenagem e Tecnologia em Mecatrônica Industrial, e 13 de março para os cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Licenciatura em Física. Todas as chamadas começam pontualmente às 9 horas da manhã, no auditório.
A convocação será feita de forma oral e a chamada do nome do candidato será realizada duas vezes. O candidato que não estiver presente no momento em que seu nome for citado, munido de documento oficial de identidade com foto e assinatura, perderá o direito à vaga. A pré-matrícula é feita no mesmo dia da chamada, até as 17 horas, com a entrega dos documentos listados no item 6 do edital.
As aulas iniciam no dia 15 de maio.

Vagas remanescentes
O candidato presente e não convocado será convidado a assinar o termo de vagas remanescentes e fará parte de uma nova lista, organizada em ordem decrescente da pontuação no Enem 2018, levando em consideração as eventuais bonificações.
Com base na nova lista de interesse e obedecendo à classificação, serão realizadas sucessivas convocações de candidatos, por meio de contato telefônico e por mensagem eletrônica (e-mail). O candidato será informado do dia em que deverá comparecer ao campus, munido dos documentos relacionados no item 6 do edital. O não comparecimento no dia previsto para pré-matrícula implicará a perda da vaga.

Cronograma Lista de Espera 2019.1
Resultado da lista de espera: 18/02 (no site www.ifce.edu.br)
Chamada da lista de espera: 12/03 para Alimentos, Irrigação e Drenagem e Licenciatura em Física; 13/03 para Saneamento Ambiental e Física
Início das aulas: 15/05
Divulgação de vagas remanescentes: 21/03
Convocação de candidatos: 22/03
Confira a lista de espera, edital e demais informações aqui.
Fonte: IFCE

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

LISTA DE ESPERA: O QUE MUDA NO SISU 2019?

Os estudantes que participarão do Sistema de Seleção Unificada (SISU) devem ficar muito atentos às mudanças na Lista de Espera. O candidato aprovado em qualquer uma de suas duas opções de curso na Chamada Regular não poderá participar da Lista de Espera, mesmo que não solicite matrícula. Até o ano passado, o estudante aprovado em segunda opção, independentemente de efetuar matrícula, poderia se inscrever na Lista de Espera da primeira.
Já o candidato que não for aprovado em nenhuma de suas duas opções de curso poderá escolher se desejará participar da Lista de Espera da primeira ou da segunda opção. Antes, a Lista de Espera era válida somente para a primeira opção.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mudança visam reduzir o tempo de convocação das Listas de Espera, fazendo com que os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.
As mudanças foram publicadas no Edital nº 83/2018, do Ministério da Educação, com as regras referentes ao Sisu 1º/2019, bem como o cronograma com as datas de inscrição, resultado, prazo para participação da Lista de Espera e matrícula na instituição de ensino. Podem participar do processo de seleção estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e que tenham obtido nota superior a zero na redação.
Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.
Fonte: SISU UFC