Mostrando postagens com marcador - CARIRÉ. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador - CARIRÉ. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de novembro de 2019

ESTUDANTE DA ESCOLA MARIETA CALS CONSEGUE MEDALHA DE PRATA NA ONC

Mais uma vez, um estudante de Cariré se destaca, de maneira nacional, em Olimpíadas Científicas. Desta vez, o mérito é de Asafe Dayan Rodrigues Aragão, estudante da EEM Dona Marieta Cals, o qual conseguiu ser medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
A ONC é uma olimpíada interdisciplinar, abordando assuntos de biologia, física e química. A novidade desta edição foi a inclusão de questões de astronomia em seu currículo. Mesmo estando em sua quarta edição, esta é a primeira vez que os estudantes da Escola Marieta Cals participam, e já conseguiram local no pódio. Além da medalha de prata de Asafe, a aluna Daiane da Silva Rodrigues conseguiu menção honrosa.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN e a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.
Tal olimpíada possui os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

ESCOLA MARIETA CALS PROMOVE MINICURSO DE LIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, vindos de comunidades de pessoas surdas do Brasil e reconhecida por um instrumento legal (oficial): a LEI nº 10.436/2002.
Como atividade preparatória para a Semana da Inclusão, a ser realizada de 23 a 27 de setembro, a EEM DONA MARIETA CALS está realizando um minicurso de libras, mediado pela professora Milena Régia, titular da SRM (Sala de recursos Multifuncionais) e pelo professor de Biologia, Benício Azevedo. 
O curso recebeu nesta quarta-feira (dia 11) uma convidada mais que especial, a Glória Melo, da cidade de Groaíras. Ela tem surdez e se comunica em libras.
Coube a ela a regência da sala de aula hoje. Em Libras, Glória falou sobre sua história de vida, respondeu a questionamentos dos alunos, falou sobre inclusão, além de dar o SINAL (Identificação em LIBRAS individual) para todos os alunos participantes. 



  





INCLUSÃO NÃO É FAVOR, É DIREITO!

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

SECRETÁRIA ELIANA ESTRELA RECEBE ESTUDANTES MEDALHISTAS DA OBMEP

A secretária da Educação, Eliana Estrela, recebeu, nesta segunda-feira (26), uma representação de estudantes medalhistas na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O encontro teve o intuito de reconhecer e incentivar o empenho e a dedicação dos jovens, assim como o apoio dado pelas escolas e as famílias. O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, também participou do momento. À tarde, os alunos recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará.
“Ficamos muito felizes com esse resultado. Parabenizo a cada um dos jovens, assim como às famílias e às escolas, pelo mérito alcançado. Que eles possam disseminar entre os colegas o quanto vale a pena estudar, não só pelas medalhas, mas pelo conhecimento que se constrói. Que a gente possa avançar cada vez mais”, salienta Eliana Estrela.
Daniel Soares Azevedo, ex-aluno da Escola Dona Marieta Cals, de Cariré, foi medalhista de ouro na competição. Hoje o jovem cursa Engenharia Civil na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e explica que o gosto pela matemática surgiu ainda na infância.
“Pedia ao meu irmão mais velho que brincasse comigo, e o que ele fazia era me passar exercícios de matemática. Aquilo me fez criar gosto e facilidade com a matéria. A OBMEP representou para mim uma grande motivação para aprofundar os estudos e não me contentar, apenas, em fazer o dever de casa ou conseguir boas notas na escola. Tive que me adequar a uma rotina mais puxada para conseguir este objetivo”, conta.
De acordo com Daniel, o êxito na matemática refletiu no interesse em relação às demais áreas do conhecimento. “Foram aulas aos sábados e grandes listas de exercícios, que me fizeram pegar um ritmo de estudos, ajudando inclusive nas outras disciplinas, o que me foi altamente benéfico. A OBMEP transformou minha vida, não fiquei com a mentalidade de aprender os conteúdos apenas para o vestibular, e sim, pelo gosto em aprender. Será algo que vou carregar pela vida toda”, considera.

Incentivo
Sandra Nascimento, diretora da Escola Otília Correia Saraiva, de Barbalha, lembra da dedicação prestada pelos professores, com o objetivo de melhor preparar os alunos. “Nossos professores desenvolveram projetos de estudos no horário de meio-dia, como também aos sábados, com muito zelo. Quando nossos alunos conquistam essas medalhas, mostram que é possível aprender disciplinas como matemática, física e química, de uma forma suave”, observa.
Os estudantes cearenses obtiveram participação de destaque na 14ª OBMEP. Ao todo, foram 1.168 premiações recebidas por alunos dos ensinos fundamental e médio, sendo cinco de ouro, 24 de prata, 83 de bronze e 1.056 Menções Honrosas.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Premiações
Medalhas de Ouro:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 01
Arthur Diniz Cabral – Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 01
Lourival Alves Nogueira – EEFM Marcelino Champagnat

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 03
Daniel Soares Azevedo – EEFM Dona Marieta Cals
Francisco Anderson Silva Vieira – EEFM Alfredo Nunes de Melo
Ariane Kevinny Muniz Ribeiro – EEEP Otília Correia Saraiva

Total Ouro: 05

Medalhas de Prata:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 04

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 00

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 20

Total Prata: 24

Medalhas de Bronze:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 08

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 08

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 67

Total Bronze: 83

Menções Honrosas:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 28

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 65

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 963

Total Menção Honrosa: 1056
Fonte: SEDUC CE

quinta-feira, 21 de março de 2019

ESCOLA MARIETA CALS REALIZA OLIMPÍADA INTERNA DE BIOLOGIA

Iniciar o estudante às ciências é uma das tarefas que cabe a uma escola de Ensino Médio. É com este intuito que a Escola Marieta Cals está realizando a I Olimpíada Interna de Biologia - I OIBio, idealizada pelo professor Benício Azevedo e realizada em colaboração com as professoras Cristiane Azevedo e Eliane Miranda.
Nesta quinta-feira, dia 21 de março (Dia Mundial da Floresta), cerca de 100 estudantes desta escola fizeram a 1ª fase desta olimpíada, que tem como objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos; fomentar um olhar para os problemas ecológicos de Cariré; permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social; gerar um sentimento de pertença e respeito à região ecológica Caatinga; apresentar para os estudantes materiais/práticas laboratoriais; divulgar as inovações científico-tecnológicas ao estudante do ensino médio.
Nesta 1ª fase, os estudantes responderam a 20 questões objetivas, relacionadas a assuntos gerais da biologia; 05 questões discursivas, com temáticas relacionadas à ecologia de Cariré; e fizeram uma redação, com temática ambiental.
Para a estudante Lidiane dos Santos Jorge, estudante do 1º ano, "a experiência de participar da olimpíada foi incrível, pois foi de certa forma uma maneira de me preparar para eventos futuros, além de testar os conhecimentos adquiridos sobre biologia durante minha vida escolar".
O idealizador Benício Azevedo avalia que teve uma participação satisfatória por parte dos estudantes, de modo que houve uma representação de todas as salas da escola. Para ele, "muito dos objetivos traçados já foram alcançados, pois o primeiro e principal é trazer assuntos relacionados às problemáticas ambientais regionais e mundiais para a discussão dos alunos, assim como mostrar a riqueza da região ecológica Caatinga e gerar um sentimento de pertença nos estudantes".
Os estudantes que obtiverem as melhores notas nesta 1ª fase serão classificados para a 2ª fase, a ser realizada no dia 22 de maio (Dia da Biodiversidade).
Os resultados finais da I OIBio serão divulgados no dia 05 de junho (Dia Nacional da Reciclagem e Dia Mundial do Meio Ambiente). Nesta data, além da premiação com medalhas dos melhores colocados na OIBio, haverá o concurso da melhor fotografia da Caatinga, melhor poesia de educação ambiental e melhor projeto de reciclagem/reutilização.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

IFCE SOBRAL - ABERTA CONSULTA PÚBLICA PARA NOVOS CURSOS EM SOBRAL

Formulário pode ser respondido até 10 de junho por toda a comunidade de Sobral
O Eixo de Controle e Processos Industriais do campus de Sobral do IFCE está realizando o planejamento de cursos para os próximos 5 anos. Como etapa inicial para escolha de seus novos cursos, o eixo está propondo uma consulta pública, destinada a toda a comunidade da região metropolitana de Sobral. Paralelamente, está em andamento um estudo de potencialidades, pelo qual características geográficas, sociais, culturais, políticas e econômicas da região são descritas em documento que irá compor a justificativa para a criação dos cursos.
A pesquisa é aberta ao público: estudantes, educadores, membros do executivo, legislativo e judiciário, representantes de associações e entidades governamentais ou não, empresários, trabalhadores das indústrias da região. Todos são convidados a dar sua opinião para contribuir com o desenvolvimento do IFCE Campus de Sobral.
A consulta estará disponível até o dia 10 de junho de 2018. Após esta data, o campus agendará uma audiência pública para apresentar os resultados do seu estudo de potencialidades e referendá-los.
Para participar, é só acessar o link https://goo.gl/forms/oLZVUzn41i49gPTp2.
Fonte: IFCE

segunda-feira, 16 de abril de 2018

ESCRITORA HELENA VIEIRA DEBATE SOBRE GÊNERO NA ESCOLA MARIETA CALS

Aconteceu semana passada (quinta-feira, dia 12), na Escola Marieta Cals, o primeiro momento do projeto Escola: Espaço de Reflexão no ano de 2018. Como tema escolhido para a palestra tivemos “Gênero: o que é isso?” e convidamos para proferir a escritora, ativista trans e assessora parlamentar Helena Vieira, que foi consultora na escrita do roteiro de “A Força do Querer”, novela da Rede Globo, com exclusividade.
A discussão de questões relacionadas a gênero se inclui entre os temas mais pertinentes da atualidade. Em meio às crescentes tensões provocadas na sociedade pela discriminação e LGBTfobia, com casos recorrentes de violência e discursos de ódio que são reproduzidos no dia a dia, tanto nas redes sociais, como nas ruas, o fomento do respeito e convívio com a diversidade é urgente.
Helena Vieira, mulher trans de trajetória militante, escritora, conduziu uma discussão que inquietou todos os presentes. De maneira didática, tornou bastante fácil a compreensão de conceitos elementares relacionados a Gênero, Sexualidade e Diversidade. Com a participação de estudantes, tivemos um debate esclarecedor, onde todos puderam fazer perguntas, tirar dúvidas, tecer considerações.
A construção de momentos como esse, onde semeamos a reflexão, é fundamental para a formação dos estudantes. Ficamos felizes em sermos uma escola aberta ao debate, que media uma formação baseada na educação crítica, engajada nas questões sociais relevantes e preocupada não apenas com resultados quantitativos, mas também com a formação integral dos estudantes, baseada nos valores de respeito à dignidade da pessoa humana enquanto princípio fundamental.
Texto: professor Rodrigo Ferreira
Fotos: Vyctor Parker

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ESCOLA MARIETA CALS PROMOVEU O "II CARNAVAL CULTURAL"


Na última sexta-feira (dia 09), a Escola Marieta Cals promoveu o seu II Carnaval Cultural.
Idealizado pela professora Íris Dayane, o Carnaval Cultural une pesquisa, cultura e arte. Cada turma fica responsável por um tema carnavalesco e, diante do mesmo, tem que criar o seu slogan, elaborar e apresentar uma sinopse do assunto, bem como criar uma apresentação artística.
Desfile de fantasias

Apresentação de dança do bloco Turma do Copo
Além das apresentações por sala, apresentações de dança do bloco Turma do Copo e do bloco carnavalesco da escola abrilhantaram o evento, que contou ainda com a escolha do rei e da rainha do carnaval, bem como com a escolha da melhor fantasia. Em cada turno, o encerramento se deu com o animado Jogo das Virgens, em que os estudantes se divertiram numa hilária partida de futsal, em que o que menos interessavam eram as regras deste esporte, fantasiados de mulher.
Preparativos para o Jogo das Virgens
À tarde, o grupo de maracatu Nação Kizomba trouxe toda a sua criatividade e exuberância ao evento, mostrando aos presentes toda a beleza desta manifestação artística.
Apresentação do grupo de maracatu Nação Kizomba
O encerramento oficial do evento se deu à noite, em que um baile de carnaval animou os estudantes do turno.
O II Carnaval Cultural teve o apoio dos blocos Deixa em Off e Turma do Copo, bem como da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, a quem a escola agradece imensamente a parceria firmada, sem a qual o evento não teria tido a magnitude que teve, se tornando mais um evento de sucesso da escola.
Eis os vencedores por turno:

MANHÃ
- Rei do Carnaval - JACKSON CLAY RODRIGUES MESQUITA (2º ano C)
- Rainha do Carnaval - ANA BEATRIZ ARAÚJO DA CUNHA (2º ano C)
- Melhor fantasia - ANA GABRIELA PARENTE DA PONTE (2º ano C) - Policial
- Melhor apresentação - AXÉ (1º ano A)

Beatriz - Rainha do Carnaval - Turno manhã
Gabriela (policial) - Melhor fantasia - Turno manhã

TARDE
- Rei do Carnaval - FRANCISCO EVANDRO ROCHA DE ANDRADE (2º ano E)
- Rainha do Carnaval - MARIA ASSUCENA MESQUITA XIMENES (3º ano E)
- Melhor fantasia - SÂMIA SALES MENDES (2º ano D) - Índia
- Melhor apresentação - ESCOLA DE SAMBA (3º ano E)
Evandro - Rei do Carnaval - Turno tarde
Assucena - Rainha do Carnaval - Turno tarde
Sâmia (índia) - Melhor fantasia - Turno tarde
3º ano E - Melhor apresentação - Turno tarde

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

CNH POPULAR ESTUDANTIL: SEDUC CONVOCA CLASSIFICADOS POR ESCOLA PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES

A Secretaria da Educação (Seduc), em cumprimento ao que estabelece o item 4.5 do Edital 033/2017 – GAB SEDUC (CNH Estudantil), de 14 de dezembro de 2017, convoca os classificados por escola para o preenchimento das vagas remanescentes.
O aluno cujo nome consta na relação anexa deve fazer adesão ao Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores na página cnhestudantil.seduc.ce.gov.br, das 8h do dia 07 de fevereiro, às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2018.

Acesse:
Fonte: SEDUC CE

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ESCOLA MARIETA CALS ENTREGA NOTEBOOKS AOS ALUNOS QUE SE DESTACARAM COM BOAS NOTAS NAS PROVAS DO ENEM E SPAECE



A Escola Marieta Cals celebrou na manhã desta segunda-feira (dia 29), mais um momento de vitória de seus estudantes. Sob o olhar atento do seu público discente, de professores e autoridades locais, foi realizada a cerimônia de entrega da premiação aos 39 alunos contemplados pelo Prêmio Aprender pra Valer, referente ao ano de 2015. Criado pelo Governo do Estado no ano de 2009, este projeto premia com notebook os estudantes do Ensino Médio que obtiveram excelentes resultados nas provas do ENEM e/ou do SPAECE.
Fizeram jus ao prêmio os estudantes do 1º ano que atingiram a proficiência adequada em português e matemática no SPAECE daquele ano, o que corresponde a 325 pontos em língua portuguesa e 350 pontos em matemática. Já no 2º ano, a premiação fora concedida tomando como referência a nota do ENEM do referido ano, na qual o estudante deveria atingir média superior a 520. Também com base na nota do ENEM se deu a premiação aos estudantes de 3º ano, em que a média mínima a ser atingida fora de 560 pontos.
📷Após a abertura oficial do evento e entoação do hino municipal, alguns dos presentes fizeram uso da palavra para destacar o momento. Representando o núcleo gestor e, consequentemente, toda a escola, a diretora Livramento Dias ressaltou em sua fala a equipe que compõe a Escola Marieta Cals, atribuindo este resultado como fruto do trabalho em equipe desenvolvido na escola. Livramento também agradeceu a parceria dos órgãos da administração pública local, que muito contribuem para o progresso desta escola.
📷Representando os estudantes premiados, Benício Araújo também destacou o poder da equipe que compõe a escola, falando um pouco de suas vivências enquanto aluno desta instituição e como isso foi importante para o seu sucesso acadêmico.
📷Alan Soares, representante dos professores, enfatizou os avanços e progressos vivenciados pela Escola Marieta Cals, fazendo um breve relato de como era a escola no seu tempo de aluno e como ela é hoje.
📷Finalizando os discursos, a secretária da educação Carmiranda Miranda enfatizou os progressos alcançados pela educação em Cariré, atribuindo isso ao trabalho de uma gestão séria, compromissada com o aprendizado dos alunos.

📷Após os discursos, procedeu-se à entrega dos notebooks e, em seguida, o evento foi encerrado com um coffee break.
O momento ora relatado só vem a ressaltar o sucesso alcançado pela Escola Marieta Cals ao longo dos anos. Não é de hoje que estudantes desta escola recebem prêmio, nas escalas municipal, estadual e nacional. Se considerarmos apenas o Prêmio Aprender pra Valer, mais de 200 estudantes desta escola já conseguiram tal prêmio. 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

ESTUDANTE DA ESCOLA MARIETA CALS CONSEGUE MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

A Escola Marieta Cals é, mais uma vez, destaque nacional em olimpíadas científicas. Desta feita, o mérito veio na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), tal olimpíada nacional envolveu mais de 200.000 estudantes de todo o país, do 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio. Nesta terça-feira (16), quando foi divulgada a premiação nacional, o estudante José Tiago Mota Crispim, estudante do 2º ano do ensino médio, desbancou seus concorrentes e conseguiu medalha de ouro nacional, ficando entre os dez estudantes brasileiros do 2º ano com as maiores notas.
Em âmbito estadual, Tiago conseguiu a maior nota entre todos os estudantes da rede estadual de ensino.
A conquista de Tiago nada mais do que confirma todo o esforço e dedicação que ele vem demonstrando ao longo dos anos de sua vida estudantil e, mais do que isso, mostra o quanto educação feita de maneira séria e com responsabilidade traz bons frutos.
Na Escola Marieta Cals, o trabalho com as turmas olímpicas começa desde cedo, e isso vem proporcionando conquistas como esta aqui noticiada.
Para a Escola Marieta Cals, isto é uma conquista grandiosa e que só aumenta a sua responsabilidade e compromisso em promover uma educação pública de qualidade.

domingo, 29 de outubro de 2017

EQUIPES DA ESCOLA MARIETA CALS CONSEGUEM MEDALHA DE BRONZE NA III OBG

A edição de 2017 foi a terceira da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e, mais uma vez, a Escola Marieta Cals foi destaque nesta olimpíada que visa incentivar o estudo da geografia. Nas duas edições anteriores (2015 e 2016), realizada de forma individual, esta escola já trazia um histórico de estudantes medalhistas.
Em 2017, esta olimpíada ganhou uma nova roupagem, em que os estudantes participaram não de forma individual, mas de forma coletiva, em equipes compostas por três pessoas e, não diferente das demais edições, nossos estudantes se destacaram logrando medalha de bronze, ficando entre as 20 melhores equipes de todo o Ceará, em um universo em que participavam quase 1000 equipes de escolas públicas e particulares cearenses.
Liderados pela professora Geovânia Rodrigues, os estudantes enfrentaram duas fases compostas por questões objetivas, após as quais as equipes El Niño e Núcleo terminaram empatadas na 18ª colocação. Uma posição após, em 19º lugar, terminou a equipe Caracristi


Organizada por professores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG), da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Brasília (UNB), a OBG tem como objetivos principais :
- despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e as Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo;
- promover o aprimoramento do ensino de Geografia e de Ciências da Terra em todas as escolas do país, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender ao crescente interesse dos estudantes, à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania e os desafios da sociedade moderna;
- estabelecer relações amistosas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países participantes da fase internacional, fomentando a cooperação entre os mesmos.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EQUIPE DA OBRAC DA ESCOLA MARIETA CALS APRESENTA CARIRÉ AO RESTANTE DO PAÍS

Uma equipe formada por quatro estudantes e uma professora da Escola Marieta Cals fez algo inédito na história de nossa cidade, que foi mostrar ao restante do país nossa cultura e nossa história.
Liderada pela professora Antonia Geovânia Rodrigues do Nascimento, tal equipe era composta pelos estudantes Francilândio Lima Serafim, Tayane Alves Paiva, Antonio Vandson Azevedo Evangelista e Edimundo Ribeiro de Sousa.
Ao iniciarem as atividades alusivas à OBRAC (Olimpíada Brasileira de Cartografia), tal equipe era apenas mais uma dentre as mais de 1000 espalhadas por todo o território nacional. No entanto, à medida que as cinco fases da olimpíada foram ocorrendo, esta equipe foi ganhando projeção nacional, sempre avançando à etapa seguinte e, cada vez mais, melhorando a sua colocação a nível nacional.
Clique sobre a imagem para uma melhor visualização
Foram meses de trabalho e de estudos desde as primeiras aulas preparatórias, iniciadas ainda no mês de março, até a etapa I fase 1, realizada no mês de maio. Depois vieram as etapas seguintes, e aquela equipe que antes era "mais uma no meio da multidão" foi ganhando corpo até chegar à final.
Ouso dizer que, de início, nem mesmo os próprios membros da equipe acreditavam que chegariam tão longe. Mas foi de degrau em degrau, como quem sobe uma escada, de fase em fase, que a história se construiu.
Transpostas todas as etapas anteriores, veio a última e decisiva etapa, que decidiria as equipes vencedoras. Aqui já não interessava mais o resultado final. A grande proeza de, dentre mais de 1000 equipes, estar entre as 15 melhores já era por demais gratificante. Desta forma, a última atividade já foi desenvolvida com a sensação do dever cumprido e já com um certo tom de melancolia quando, em pensamentos, as atividades das fases anteriores eram retomadas. Afinal, como acreditar que, mais de sete meses após iniciarem a preparação, aquela equipe estaria na final?
Como última atividade foi proposto visitar alguns pontos históricos e culturais de nossa cidade, mapeá-los e apresentá-los ao Brasil. Aproveitar que apenas 15 cidades brasileiras estavam tendo esta oportunidade e mostrar que Cariré também tem coisas boas, que Cariré também é uma bela cidade, e foi isso que foi feito.
Vídeo da última etapa da OBRAC
Nesta quinta-feira (dia 26) quando foi divulgado o resultado, o 13º lugar nacional alcançado pela equipe soou para todos como um prêmio maior do que o 1º lugar. Afinal, em que outra situação Cariré foi tão bem representando?

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PINTURA "CORAÇÃO NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO PENSAM" É VICE-CAMPEÃ ESTADUAL NO FESTIVAL ALUNOS QUE INSPIRAM


 A quinta-feira (dia 31 de agosto) foi marcada pela culminância do Festival Alunos que Inspiram 2017. Estudantes, professores, diretores e artistas de todo o Ceará se fizeram presentes no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, para o ápice de um conjunto de manifestações artísticas iniciadas nas escolas ainda no primeiro semestre.
Organizado pela Secretaria Estadual da Educação do Ceará (SEDUC - CE), tal festival tem como principal objetivo divulgar e valorizar o potencial artístico de estudantes da rede estadual de ensino nas mais diversas modalidades.
Ao todo, foram 1.452 trabalhos inscritos em oito categorias artísticas, representando um crescimento de 72% em relação à edição de 2016. As produções foram avaliadas em nível escolar, regional e estadual, sendo que avançaram à fase final as 24 expressões mais bem avaliadas nas etapas anteriores. Os três primeiros colocados em cada categoria foram premiados com viagens e participações em eventos relativos à sua manifestação em outros estados. 
Pintura, desenho, grupo vocal, grupo musical, poema, vídeo em curta-metragem, dança e esquete teatral foram as categorias observadas. Uma comissão de jurados elegeu os melhores trabalhos, tendo em vista aspectos como originalidade, criatividade e construção.
A Escola Marieta Cals se fez presente em tal evento, sendo muito bem representada pela estudante Amanda Rodrigues do Nascimento, estudante do 3º ano A.
Autora da obra "Coração não é tão simples quanto pensam", Amanda chamou a atenção dos jurados logo na etapa escolar, realizada no mês de maio.
Durante a etapa regional, realizada no mês de junho, o trabalho de Amanda não passou despercebido pelo júri, que o classificou diretamente para a fase final (sem necessitar passar pela etapa intermediária, que foi online e estudantes de todo o Ceará puderam votar e escolher os demais finalistas).
Coube então a Amanda aguardar quem seriam seus concorrentes na final, os quais vieram da Escola Figueiras Lima, de Lavras da Mangabeira, e do CEJA Padre Luiz Gonzaga Xavier de Lima, de Itapipoca.
Ao chegar com seu quadro para a final, Amanda foi bastante assediada pela beleza de sua obra, a ponto de muitos dos presentes chegarem a perguntar se a pintura estava à venda, manifestando interesse em comprá-la.
Passado todo o momento de exposição e análise, veio o momento decisivo: o resultado. Neste momento, ficou-se sabendo que Coração não é tão simples quanto pensam arrancara o honroso e importantíssimo 2º lugar estadual, um feito inédito na história de Cariré e da Escola Marieta Cals, o que mostra o quão significativo foi este momento para todos os que fazem a citada escola.
A escola se curva diante do talento de sua artista, ao mesmo tempo em que a parabeniza por tamanho talento e a incentiva a, cada vez mais, manifestar o seu talento nas suas obras de arte.