quinta-feira, 29 de março de 2012

COMO LIDAR COM UM PROFESSOR RUIM


Aprender e superar uma matéria quando o professor não explica ou ensina bem é possível. Veja 4 conselhos para vencer esse desafio
É muito comum que docentes habilidosos
tenham problemas com tópicos específicos
e sejam excelentes em outros
Alguns professores têm a habilidade de transformar conteúdos complicados em aulas dinâmicas e até divertidas. Outros, por mais sérios que sejam, conseguem atingir o objetivo de auxiliar os alunos e instruí-los da maneira correta. Porém, em alguns casos, os docentes não possuem essa capacidade. Seja qual for o motivo, o aluno não pode ser prejudicado em seu rendimento.
Se você está com dificuldades com seu professor e não consegue aprender a matéria, confira a seguir algumas dicas de como lidar com professores medíocres:
1) Tenha paciência
Seu professor é um ser humano como você e também tem dificuldades. É muito comum que docentes habilidosos tenham problemas com tópicos específicos e sejam excelentes em outros. Tenha paciência e seja compreensivo.
Se tiver a oportunidade, converse com seus colegas para que vocês organizem algumas dicas de como o professor poderia melhorar. Não entreguem essas sugestões para ele de forma exigente ou desrespeitosa, apenas conversem de forma madura para que todos possam aprender juntos, alunos e professores.
2) Faça sua parte
Muitos estudantes costumam culpar os docentes pelos próprios fracassos. De que adianta o professor explicar a matéria se você não prestar atenção? Tenha a consciência limpa de que você fez o seu melhor para superar a mediocridade de seu professor. Pesquise, converse com colegas que já saibam a matéria, faça reforços, aula extra, tire dúvidas e corra atrás. Em casos de emergência, por exemplo, você pode utilizar o YouTube. Nessa mídia há muitos canais de ensino que podem ajudá-lo em situações de emergência.
3) Seja maduro
Pode acontecer que seu professor não admita as dificuldades e vocês desenvolvam algum tipo de desentendimento. Se isso ocorrer, não se preocupe. Foque-se em seu rendimento e naquilo que é de seu interesse. Você não deve ser o único aluno a reclamar e, irá chegar a hora em que o docente terá que fazer algumas mudanças em seus métodos de ensino. Evite confusões e intrigas, pois elas podem prejudicar ainda mais suas notas.
4) Em último caso
Se a situação não melhorar, tome medidas mais sérias. Converse com a diretoria ou coordenação da escola para que eles tomem conta da situação e resolvam o problema. Mas cuidado com seu histórico. Se você costuma bagunçar em sala de aula ou receber reclamações dos professores, sua iniciativa não será levada a sério. Por isso, faça sua parte.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.