segunda-feira, 6 de agosto de 2012

10 MANEIRAS PRÁTICAS DE MELHORAR SEU RACIOCÍNIO

Como um músculo normal, seu cérebro também precisa de exercícios para se manter em forma. Separamos dicas com 10 maneiras práticas de melhorar seu raciocínio; confira
Você valoriza seu cérebro? Já parou para imaginar tudo o que ele faz o dia inteiro por você? Uma ótima maneira de valorizar esse órgão tão precioso é exercitá-lo constantemente. Como um músculo normal, ele também precisa de exercícios para se manter em forma. Isso ajuda você a evitar problemas de memória, concentração, e ainda aprimora suas capacidades naturais.
O estresse e ansiedade são péssimos para saúde do seu cérebro.
A tensão atrapalha o raciocínio e não ajuda
você a pensar clara e objetivamente
Separamos dicas com 10 maneiras práticas de melhorar seu raciocínio. Confira:
Faça coisas novas
Quando você aprende ou experimento coisas novas está estimulando seu cérebro. Essa atividade cria novas conexões neurais, aumentando seu conhecimento e capacidade cognitiva.
Faça exercícios físicos regularmente
Já é provado cientificamente que exercícios físicos aumentam as capacidades cerebrais e saúde geral de seu cérebro.
Treine sua memória
Quantas vezes sua memória já deixou você na mão? Talvez na hora da prova ocorreu o famoso “branco”. Se você desenvolver a disciplina de memorizar os principais números de sua lista de contatos, por exemplo, já é uma ótima maneira de treinar sua memória.
Seja curioso
Ao invés de aceitar passivamente todas as informações, desenvolva o hábito da curiosidade. Pesquise, questione e investigue coisas que te interessam.
Pense positivamente
O estresse e ansiedade são péssimos para saúde do seu cérebro. A tensão atrapalha o raciocínio e não ajuda você a pensar clara e objetivamente.
Coma de maneira saudável
Dietas saudáveis e equilibradas são essenciais para a saúde de seu corpo e mente, da mesma forma como os exercícios físicos. Algumas sugestões são frutas frescas, vegetais, peixes e outros alimentos com Omega-3.
Tenha o hábito da leitura
Além de ajudar você a aliviar a tensão e estresse, a leitura também ajuda você a exercitar a imaginação.
Durma bem
Pense no descanso como uma desintoxicação do cérebro. Ele ajuda esse órgão a regenerar as células, remover toxinas e preparar-se para as tarefas do dia seguinte.
Não use GPS
Com a popularização do GPS, muitas pessoas ignoram a importância dos mapas. Esse tipo de hábito ajuda você a treinar sua capacidade de noção espacial e raciocínio.
Não use a calculadora
Tenha a mesma disciplina dos tempos de escola e evite usar calculadoras durante o dia a dia, pois esse hábito pode deixar seu cérebro “enferrujado”. Além disso, é uma ótima forma de manter o cérebro ativo e pronto para exigências cognitivas diárias.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.