sexta-feira, 3 de agosto de 2012

GUERRA FRIA PODE CAIR NO ENEM; ENTENDA O QUE ESTUDAR

Confira o que é importante estudar sobre os fatos mais relevantes e frequentes da Guerra Fria, para o Enem 2012. As provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro
A Guerra Fria é um dos temas que frequentes nas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e marca um dos períodos mais tensos da história. Por décadas o mundo viveu sob a tutela de duas superpotências rivais e o temor de um conflito atômico. O termo “fria” está relacionado com o fato de nunca ter existido de fato um conflito armado, somente ideológico.
O tema Guerra Fria é cobrado
para discutir o papel dos Estados Unidos
como única potência mundial
 
De acordo com o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, Guerra Fria é cobrada para discutir o papel dos Estados Unidos como única potência mundial. “Esse período é importante porque acontece uma divisão política em dois blocos internacionais, e uma ameaça nuclear constante”, explica.
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Os dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. E um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém, ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram acelerando a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os Estados Unidos e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso foi, aos poucos, implantado nos países socialistas.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.