Drummond é o autor mais cobrado em todas as edições do Enem. Conheça as fases, explicações e possíveis cobranças nas provas do Enem 2012
Nesta quarta-feira (31) é comemorado o aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), considerado a maior expressão poética brasileira do século 20, e autor mais cobrado nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de acordo com levantamento feito pela Universia Brasil.
Drummond é autor de mais de 60 obras, entre elas contos, poesias, crônicas, histórias infantis e artigos |
Drummond é autor de mais de 60 obras, entre elas contos, poesias, crônicas, histórias infantis e artigos. Para entendê-lo, explica o professor de literatura do Cursinho Oficina do Estudante, Charles Casemiro, é necessário pensar no neorrealismo, fase da literatura brasileira que foi marcada pelo realismo absoluto e negação do lirismo e emoção gratuita.
A obra de Drummond é tradicionalmente dividida em quatro fases: a fase gauche (consciência e isolamento), fase social, fase filosófica/ nominal e a fase final, também conhecida como fase de memórias ou uma síntese das anteriores. Para Casemiro, a fase social, que se passou durante o Estado Novo (1937 - 1945) da Era Vargas, é a mais cobrada no Enem. “A Rosa do Povo”, “Sentimento do mundo”, e “Alguma Poesia” estão entre as mais frequentes.
O professor explica que estas poesias formam um núcleo muito aproveitado pelas vestibulares e apresentam características como engajamento social/político e antilirismo. “Quando há emoção, é aplicada para analisar a realidade”, diz.
Nas obras de Drummond há um conflito grande e constante entre a imagem do Brasil do passadismo, anterior à Era Vargas, e a oposição a um Brasil que se modernizou e organizou. “O autor fala muito no Brasil do passado e o novo”, esclarece Charles. Além de discutir a Era Vargas, Drummond também fala sobre a Segunda Guerra Mundial e suas decorrências.
Em suas obras, o poeta está constantemente preocupado com o ser humano, especialmente o brasileiro, e seu lugar/espaço no mundo. Para tratar sobre temas como esse, Drummond se apoia em seu engajamento ao marxismo e socialismo.
As poesias da segunda fase também tratam sobre a metalinguagem, ou seja, a poesia falando de si mesma. “O debate sobre a própria construção da poesia é uma característica típica de escritores modernos como Drummond”, explica Casemiro.
As questões mundiais, principalmente a Guerra Fria, levam o poeta a discussões de interesse universal como a morte, plenitude e o tempo, constituindo a terceira fase do autor, a filosófica e nominal. “O sujeito que fala na poesia de Drummond está sempre angustiado”, aponta o professor.
Drummond no Enem
As provas do Enem, de qualquer disciplina, costumam caminhar para a interpretação de texto. Em literatura, e especialmente nas obras de Drummond, tratam sobre o entendimento do texto e os recursos utilizados pelo autor na poesia. “Por construí-la em uma época conflituosa, por conta da guerra, Era Vargas, passadismo e modernidade na poesia, a obra ganha esse aspecto conflituoso.” Além de citar os temas, o professor também ressalta as várias facetas do autor. “Ele usa o verso livre, mas não deixa de lado os versos rimados. Emprega um vocabulário cotidiano, mas também culto. Analisa o popular, mas não abandona o erudito.”
No Enem, os candidatos também devem estar atentos para a multidisciplinaridade. No caso de Drummond, suas obras são relacionadas principalmente com a história. Como ele escreve no poema Mãos Dadas, da obra Sentimento do mundo, “O tempo é a minha matéria. O tempo presente, os homens presentes, a vida presente”.
Sobre o Enem 2012
Mais de 5,7 milhões de estudantes farão as provas do Enem 2012 neste fim de semana. Para que você esteja completamente preparado para o exame, separamos um Kit de Sobrevivência para o Enem 2012, contendo todas as informações necessárias e muito mais, como o mapeamento inédito de todas as edições, desde 1998 até 2011, com os conteúdos que mais caíram em cada matéria e mais de 100 possíveis temas para a redação desse ano. Além disso, nos dias das provas você poderá conferir no portal da Universia Brasil, em tempo real, a correção do exame feita em parceria com os professores do Cursinho da Poli.
Boa sorte e bons estudos!
Fonte: UNIVERSIA
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.