O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse na quinta-feira (25) que as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já estão nos pontos estratégicos para serem distribuídas aos locais onde serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Segundo o ministro, as provas serão distribuídas e aplicadas “com total segurança”.
BOATO NAS REDES SOCIAIS SOBRE CANCELAMENTO DO ENEM É FALSO
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi parar na lista dos assuntos mais falados das redes sociais, principalmente o Twitter, na tarde desta quinta-feira (25).O motivo foi um boato de que a aplicação do exame foi cancelada.Uma notícia de 2009, ano em que a prova foi roubada da gráfica que imprimia o material, começou a circular nas redes sociais. Naquele ano, de fato, o Enem foi cancelado às vésperas da aplicação e remarcado para dois meses depois.No entanto, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova deste ano será realizada normalmente. O ministro Aloizio Mercadante afirmou que as provas já estão nos pontos estratégicos para serem distribuídas aos locais onde serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.Segundo com Mercadante, houve ainda reforço no treinamento dos fiscais que irão aplicar as provas. “Foi tudo reforçado. Esse é um grande desafio. Estamos falando de 450 mil pessoas orientadas com total segurança. Até agora, e estamos na véspera, esse trabalho já foi feito e não tivemos nenhuma dificuldade”, disse, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta (25).Mais de 5 milhões de alunos são esperados para a aplicação em 1.612 municípios.
Fonte: EBC
Mercadante detalhou que o esquema de segurança em torno do transporte e distribuição das provas conta com 72 batalhões do Exército, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.
De acordo com o ministro, houve ainda reforço no treinamento dos fiscais que irão aplicar as provas. “Foi tudo reforçado. Esse é um grande desafio. Estamos falando de 450 mil pessoas orientadas com total segurança. Até agora, e estamos na véspera, esse trabalho já foi feito e não tivemos nenhuma dificuldade”, disse após participar de cerimônia no Palácio do Planalto para anúncio do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.
Em relação à correção da redações, o ministro disse que haverá mudanças importantes na forma de correção e haverá aumento de 40% na equipe que fará o trabalho. Pela primeira vez os estudantes terão acesso às redações corrigidas e há um guia com orientações sobre a redação.
“Hoje tem um guia para redação que não tínhamos até então com todas as competências que são esperadas. As discrepâncias poderão ir para uma banca pra garantir maior objetividade possível e os estudantes, para fins pedagógicos, vão ter acesso às suas redações”, disse.
Algumas dicas foram dadas pelo ministro para os estudantes que vão fazer a prova em novembro entre elas, a atenção com o horário da prova e com o material necessário, como a caneta preta que é a única permitida para preencher a folha de respostas e fazer a redação, e um documento oficial com foto, além de ler com antecedência e atenção o manual da redação.
O que é o Enem
O Enem é uma prova aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação -- e ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.
Criado em 1998, o Enem era uma prova para diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, ele ganha uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.
Fonte: UOL EDUCAÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.