A revista Veja foi criticada por alunos após pedir a internautas para compartilharem fotos do Enem 2012. Professora de redação de cursinho pré-vestibular comenta caso
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 foi tumultuado por críticas de alunos à revista Veja no Twitter. A publicação semanal postou em seu microblog mensagem que convidava internautas a compartilharem fotos do Enem 2012 no aplicativo Instagram. Universia Brasil escutou a coordenadora de língua portuguesa e professora de redação do Cursinho da Poli, Caroline Andrade, que se pronunciou sobre o assunto.
A professora considera imprescindível o conhecimento das regras básicas para fazer o Enem, como não levar celulares para a prova e, muito menos, tirar fotos durante o exame. "Aluno que não obedece as instruções é desclassificado, como aconteceu com várias pessoas na prova de ontem".
Além disso, Andrade destaca a questão ética por trás da polêmica: "ele tem que pensar antes: 'eu quero mesmo passar por cima dos meus princípios éticos? E também de todo o sistema do MEC e Inep em jogo? O aluno deve refletir e ser crítico em relação a tudo que lê".
Por outro lado, a professora questiona Veja: "é difícil acreditar que isso foi escrito de forma inocente, porque gera uma ambiguidade enorme e nenhum veículo midiático escreve sem um propósito. Se a publicação não agiu de má fé, ela acabou sendo até inocente na maneira como ela construiu nessa frase".
Finalmente, ela frisa: "o aluno deve ter leitura e visão críticas perante o que estava sendo pedido [pela revista]. Não é porque a revista sugeriu que eu devesse tirar fotos do Enem que eu vou fazer".
Este sábado, 4, foram aplicadas as provas de língua estrangeira, português e matemática. Fique ligado para mais notícias sobre o exame na cobertura completa do Enem 2012 pela Universia Brasil.
Fonte: UNIVERSIA
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.