segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ENEM 2012 - PROPOSTA DE REDAÇÃO COMENTADA PELO CURSINHO OBJETIVO

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente para a história do país e para a cultura brasileira. Deles, o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas.
A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes.
Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti
Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo. 
A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil. 
Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro.
Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez – afirma Corinto.
Disponível em: http://www.dpf.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Trilha da Costura
Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114.° de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.
Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.
OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Comentário à proposta de Redação
O tema proposto foi O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Para desenvolver sua redação, o candidato contou com três textos motivadores, além de uma imagem retratando a rota de imigração dos haitianos para o Brasil. 
Esperava-se que o candidato se posicionasse sobre uma questão que começa a preocupar as autoridades brasileiras, dado o crescimento do número de imigrantes sul-americanos e haitianos que, empurra dos por condições econômicas adversas, dirigem-se ao Brasil em busca de trabalho.
Caberia observar, com base nos próprios textos de apoio, que, embora a maioria dos imigrantes vindos da América do Sul possuam baixa qualificação, sendo, portanto, sujeitos a trabalhos braçais (artesanais, de campo, de costura), nem todos se encontram nessa condição, o que pode ser constatado em relação aos haitianos, dentre os quais se encontram professores, advogados, engenheiros – profissionais vitimados pelos estragos causados pelo terremoto que devastou o Haiti em 2010. 
Caso o candidato fosse favorável à regularização da permanência dos imigrantes no País, seria apropriado lembrar que o Brasil sempre se caracterizou como um país receptivo à imigração. Os séculos XIX e XX poderiam ser lembrados como a época em que imigrantes de diversas terras vieram ajudar a construir o Brasil, contribuindo “expressivamente para a história ... e para a cultura brasileira”. Seria oportuno, porém, destacar a importância de se oferecer um tratamento digno àqueles que entram ilegalmente no País, sem jamais aproveitar-se de sua vulnerabilidade para submetê-los, entre outras formas de exploração, a trabalho escravo, ou a condições degradantes.
Caso, porém, o candidato se posicionasse contra a imigração, deveria observar que o País já conta com farta mão de obra desqualificada, não havendo, pois, sentido em aumentar esse contingente. Quanto aos profissionais qualificados – caso dos haitianos – também esses poderiam representar uma incipiente, porém real, ameaça ao emprego dos brasileiros. 
Como proposta de intervenção relativamente ao problema abordado, seria necessário, aos olhos dos favoráveis à imigração, sugerir um conjunto de medidas legais e políticas destinadas a regularizar a situação migratória de mais de 3 milhões de pessoas, oferecendo-lhes vistos e documentos que lhes permitissem obter colocação no mercado de trabalho. Os empresários, por sua vez, poderiam abrir espaço para tais trabalhadores, visando a conferir-lhes a dignidade que lhes foi retirada em seus países de origem. 
No que se refere àqueles que se mostrassem contra a imigração, uma intervenção possível seria a deportação respeitosa dos imigrantes ilegais.

1 comentários:

Alanna disse...

Excelente comentário. No caso de uma postura contra a imigração, segundo o senhor, " uma intervenção possível seria a deportação respeitosa dos imigrantes ilegais", como eu poderia desenvolver minha conclusão seguindo essa linha de pensamento? Esta deportação (apesar de respeitosa) não poderia ser interpretada como uma medida que desrespeitasse os direitos humanos?

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.