A certeza do dever cumprido. Esta é a frase que resume o sentimento dos profissionais da Escola Marieta Cals com relação ao SPAECE 2012. Uma prova disso é a inédita taxa de participação alcançada por esta escola nesta edição do SPAECE: contando os quatro dias de prova, tivemos uma taxa geral de participação de 96,76%.
É interessante notar que esta elevada taxa de participação é resultado de um trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2012. A escola não mediu esforços para que esta taxa fosse alcançada. Embora a meta inicial (que era de 100%) não tenha sido alcançada, mas o que foi conseguido é digno de comemoração, afinal, o esforço que foi empreendido para tal mostrou-se bastante produtivo.
As ações empreendidas foram desde o combate à evasão escolar (o qual tem sido uma preocupação constante da escola), passando pela preparação dos alunos (conteúdos foram pensados e trabalhados em sala de acordo com a Matriz de Referência do SPAECE e do ENEM, simulados foram realizados no decorrer do ano), conscientização dos estudantes (os resultados positivos no SPAECE 2011 foram amplamente divulgados, bem como a relação de alunos premiados com notebook), reforços no contra-turno (desde o início do mês de setembro, os professores Artilho Negreiros e Fabrício Veras [matemática] e Livramento Dias, Milena Régia e Camila Neres [português] ministravam aulas de reforço) e incentivos para que cada aluno pudesse vir fazer a prova (nisto vale citar o acompanhamento feito pela escola com relação aos alunos que têm o hábito de faltar à aula, as estratégias adotadas pelos professores de bonificar com notas os alunos presentes até a parceria escola - secretaria municipal de educação e secretaria municipal de transportes, através da qual foi possível aos alunos do turno noturno começarem as provas mais cedo para, assim, terem o tempo necessário para fazê-las).
Ressalte-se o trabalho de todo o corpo de funcionários da cantina, os quais não mediram esforços para antecipar o lanche dos alunos e garantir que todos se alimentassem mais cedo seja nos dias de simulado ou mesmo nos dias das provas oficiais (alguns deles tiverem que, inclusive, permanecer na escola em tempo integral).
Outro ponto que merece destaque especial é o trabalho dos professores que constroem o conhecimento em sala de maneira a acompanhar cada aluno para que o mesmo alcance o sucesso.
Com todas estas ações, a Escola Marieta Cals espera ter alcançado um excelente desempenho no SPAECE, ao mesmo tempo em que torce para que tenhamos um número maior de alunos premiados.
As tabelas a seguir mostram, de forma detalhada, a participação de cada uma das turmas desta escola.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.