O governador Cid Gomes ainda não confirmou a data que deverá sancionar os autógrafos das leis que tratam de importantes propostas reivindicadas pelo Sindicato – APEOC: fruto de negociação com o governo do Estado, durante a histórica greve dos 63 dias, ocorrida em 2011.
As mencionadas proposituras foram aprovadas pela Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, dia 21. Decisão que contou com a unanimidade dos deputados presentes em plenário, sem qualquer emenda.
Todos os parlamentares que se pronunciaram sobre os projetos de leis direcionados à educação ressaltaram o empenho e a luta do Sindicato – APEOC, bem como elogiaram a essência do conteúdo das propostas em defesa da educação e dos educadores. Dos quatro projetos de leis aprovados, três tratam, explicitamente, da qualidade da educação e da valorização da carreira no Magistério da Educação Básica e dos seus profissionais.
Particularmente devemos lembrar que os professores da Educação Básica do Ceará, na rede pública de ensino, são os únicos do Brasil a conquistar em lei, percentuais de distribuição dos recursos do FUNDEB. Isto significa melhoria salarial e fruto da luta do Sindicato – APEOC junto ao governo do Estado, pois nada cai do céu sem que se lute, como diz o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato – APEOC.
Outra conquista do Sindicato – APEOC diz respeito à regência de classe. Gratificação em benefício dos professores com titulação de mestre e doutorado, beneficiados com valores, respectivamente, em percentuais de 20 e 40% sobre seus vencimentos básicos.
Concurso público! Muito antes da promulgação da Constituição Federal de 88, o Sindicato – APEOC já defendia a realização de concurso público para ingresso no magistério, pois é fundamental à carreira, seleção de seus profissionais, tanto quanto ao pagamento de salário digno.
Agora, em lei, antes do final deste ano, a SEDUC estará publicando edital para provimento de três mil vagas de professor através de concurso público. Outro compromisso fruto das negociações entre o Sindicato – APEOC e o governador do Estado. Negociação acordada na greve dos 63 dias.
Com este final feliz em 2012, a direção do Sindicato – APEOC reconhece, agradece e divide com todos os profissionais da educação na rede pública: vitória, solidariedade e apoio dos que acreditaram e permaneceram ao lado da entidade, nos difíceis e frágeis momentos de negociação durante a histórica greve dos 63 dias.
Graças a firmeza, a convicção de que estávamos em caminho certo, chegamos aonde estamos comemorando vitória, diz Anízio Melo.
Editorial do Programa Educação em Debate –
Coordenação Sindicato – APEOC.
Fonte: APEOC
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.