A histórica greve dos 63 dias, ocorrida em 2011, na rede estadual de ensino, marcou uma nova época de luta dos trabalhadores da Educação Básica do Ceará.
Com absoluto apoio dos professores e dos servidores da educação, a direção do Sindicato APEOC foi estimulada a propor e a conduzir uma greve geral de 63 dias. Isto ocorreu depois de um longo período silencioso do governo cearense, demonstrando total insensibilidade ao que reivindicavam os trabalhadores.
A paralisação foi necessária, e, usada como meio extremo para construir um canal de negociação indispensável ao processo de diálogo com a sociedade e com o próprio governo do Estado.
Com transparência e seriedade, o Sindicato APEOC demonstrou que não haveria recuo caso não se negociasse a pauta das reivindicações dos profissionais da educação.
Com intimidação característica de quem tem poder, o governo estadual do Ceará procrastinou o que foi possível até solicitar ao Judiciário a ilegalidade da greve - Situação constrangedora e minuciosamente analisada pela direção do Sindicato APEOC, em face do altíssimo valor da multa determinada pela Justiça por cada dia de greve.
O espírito de luta dos educadores não fraquejou em nenhum momento. Muito pelo contrário! A união estimulou o bom combate e a busca por uma proposta negociável que não permitia segunda opção.
A paralisação chegava à totalidade das escolas estaduais existentes na capital e no interior do Estado. Ciente da convicção do que desejava a categoria, o governo do estado decidiu abrir o esperado canal de negociação.
Com esta abertura, a vitoriosa greve chegou a um final feliz. Tudo foi acordado em assembleia de professores conduzida pela direção do Sindicato APEOC. Um novo período de entendimento aflorou entre governo, professores e o Sindicato APEOC. Tudo através de propostas acordadas em mesa de negociação.
Negociação contínua - iniciada no segundo semestre de 2011 - que terminou na quarta, 14 de novembro de 2012, com um final mais do que feliz para os combates da histórica greve dos 63 dias.
Infelizmente, a luta vai continuar em defesa de uma educação com qualidade, em defesa da melhoria do ensino na escola pública: em defesa de salário digno no magistério da educação básica e em defesa da valorização funcional e profissional dos educadores.
O que foi definitivamente conquistado pelo Sindicato APEOC nesta quarta (14/11/2012) é digno de aplausos! Mas ainda não é tudo que merece a educação e os educadores da rede estadual de ensino, apesar do ganho real e das perspectivas que iluminam o caminhar de futuras batalhas.
A luta vai continuar com seriedade e respeito aos poderes constituídos. Vai continuar pautada também no respeito à liberdade de expressão assegurada pelo Estado Democrático e de Direito.
Parabéns aos educadores da rede estadual de ensino.
Ainda não conquistamos o que merecemos, mas avançamos muito! E tenham certeza, educadores do Ceará, que o Sindicato APEOC não desistirá de lutar por uma educação de qualidade que necessitam o Brasil e nossos irmãos trabalhadores.
Editorial do Programa Educação em Debate
Coordenação Sindicato APEOC.
Fonte: APEOC
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.