quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

VAGAS DE COTISTAS SÃO MAIS CONCORRIDAS QUE AS COMUNS NO SISU

Estudantes que se declararam cotistas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 tiveram o dobro da concorrência dos demais estudantes
Os candidatos que disputaram vagas reservadas para cotistas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 encontraram o dobro da concorrência daqueles estudantes que se inscreveram na concorrência ampla. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, do total de 1,95 milhão de inscritos no portal, 864,8 mil se identificaram como beneficiários da nova lei de cotas.
Os cotistas tiveram média de 23,3 candidatos/vaga, enquanto
para os candidatos do sistema universal a média
era de 11,75 candidatos/vaga
Os cotistas disputaram 37.147 vagas reservadas pelas instituições federais, o que representa uma média de 23,3 candidatos por vaga. Enquanto isso, no sistema universal a média era de 11,75 candidatos/vaga.
No total, 1,95 milhão de estudantes se inscreveram no Sisu, que utiliza apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar estudantes para as vagas em universidades federais.
O cálculo da relação entre candidatos e vagas considerou que todos aqueles que se declararam beneficiários de cotas disputaram uma vaga nessa condição. Isso porque ao se inscrever no portal, o estudante pode indicar até dois cursos e se identificar como cotista em apenas um deles, se assim desejar.
Ao todo foram oferecidas 129.319 vagas em 101 instituições de ensino superior públicas. Desse total, aproximadamente 30% - o que representa 37 mil vagas – foram destinados aos cotistas. O percentual já supera o mínimo exigido no primeiro ano de vigor da lei, que era de 12,5%.
De todos os inscritos, 44% eram cotistas. O desempenho desses estudantes no Sisu ficou muito próximo do verificado entre os estudantes da ampla concorrência.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.