O Ceará foi o único estado do Nordeste a encerrar a primeira etapa do Censo Escolar 2013 com 100% de escolas públicas e privadas cadastradas no sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação, o Educacenso. Em relação ao Brasil, está entre os sete estados que conseguiram esse resultado.
A orientadora da Célula de Articulação do Censo Escolar da Seduc, Joyce Maia Costa Carneiro, agradece e parabeniza a equipe, coordenadores regionais e municipais, secretários escolares e demais parceiros pelo êxito nesse momento, denominado Matrícula Inicial. Conforme a orientadora, o Censo escolar é muito mais do que uma informação do número de alunos. "Trata-se de uma pesquisa educacional que cumpre um papel relevante de fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino", reforça a educadora.
Durante o primeiro semestre, a Seduc realizou encontro de preparação para a coleta de dados, destinado aos coordenadores regionais e municipais novatos, para que as ações sejam desenvolvidas com qualidade e fidedignidade nas informações do Estado do Ceará. Também contribuiu para o aperfeiçoamento das atividades elaboradas pelos coordenadores veteranos no que se refere à coleta no sistema Educacenso e no acompanhamento do trabalho realizado pelas escolas.
Educacenso
O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.
Fonte: SEDUC CE
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.