domingo, 5 de janeiro de 2014

INSTRUÇÕES SOBRE O QUE FAZER COM AS NOTAS DO ENEM

Desde que o INEP divulgou as notas do ENEM 2013, na noite da sexta-feira, dia 03, tenho sido procurado por diversos alunos querendo saber quais são os próximos passos a seguir, ou, como eles mesmos dizem, “o que que vão fazer agora com aquelas notas?”. Visando responder a esta e a outras perguntas que, por ventura, possam surgir, venho através desta postagem explicar os próximos passos.
Inicialmente, é necessário dizer que as notas do ENEM são o passaporte para diversas formas de seleção, como SISU, ProUni, SISUTEC e FIES. No entanto, devido à proximidade, vou me deter aqui a falar sobre o SISU (já que as demais formas de seleção são mais adiante e falarei sobre elas oportunamente).
O SISU é um sistema que seleciona estudantes para vagas em cursos superiores (faculdades) em Universidades públicas e Institutos Federais, nos quais o vestibular não existe mais.
Na nossa região, temos vagas na UFC Sobral e nos IFCEs de Sobral e de Tianguá, mas é importante salientar que o SISU é nacional. Assim, quem desejar pode se inscrever para outros estados (inclusive a Escola Marieta Cals já tem alunos fazendo faculdade pelo ProUni no Rio de Janeiro).
As tabelas abaixo mostram as vagas que serão ofertadas em Sobral neste SISU.


Ao contrário do que muitos me perguntaram, NINGUÉM ESTÁ APROVADO OU REPROVADO pelo ENEM. Aliás, o ENEM não aprova e nem reprova. Ele apenas tem suas notas usadas pelas outras formas de seleção. Pelo SISU, por exemplo.
Desta forma, os estudantes devem acessar o site do SISU (http://sisu.mec.gov.br/) e efetuar a sua inscrição. O prazo para se inscrever vai do dia 06 ao dia 10 próximos (de segunda-feira a sexta-feira desta semana).
No ato da inscrição, o candidato deve escolher dois cursos de sua preferência (1ª e 2ª opção). A 1ª opção, além de ser o curso que o estudante mais deseja, é aquele para o qual ele será chamado caso não passe nas duas primeiras chamadas do SISU e sobre vagas para a LISTA DE ESPERA.
É assim. Haverá duas listas de candidatos aprovados (uma sai no dia 13 e a outra no dia 27 de janeiro). Se o estudante passar em alguma destas, ele deverá fazer a sua matrícula na Universidade no devido prazo. Caso ele não passe em nenhumas destas listas, haverá um período (do dia 27 de janeiro a 07 de fevereiro) para que ele volte a olhar o site do SISU e manifeste interesse em participar da lista de espera. Esta lista de espera funciona assim: se alguém desistir (e desistem cerca da metade dos aprovados) eles chamam quem está nesta lista. SÓ VALE PARA A LISTA DE ESPERA O PRIMEIRO CURSO QUE O ESTUDANTE INDICOU.
Para facilitar as inscrições, coloco a seguir as notas de corte do SISU de janeiro de 2013. Esta nota de corte é a nota do último que passou no ano passado para cada curso. É uma forma de você ter uma ideia se sua nota é suficiente ou não para determinado curso.
Chamo a atenção para o fato de que, na verdade, as notas são UM POUCO ABAIXO das que estão na tabela, pois quando chamam a lista de espera as notas são UM POUCO MENOR. 
Outro ponto importante se refere aos cursos da UFC. Com as cotas para alunos de escolas públicas, em 2013 a UFC reservou apenas 12,5% das vagas para cotas. Este ano serão 50% (metade). Desta forma, as notas de corte na UFC (espera-se) serão MENORES.
Eis as notas de corte de janeiro de 2013. 

As notas consideradas pelo SISU é a MÉDIA DO ENEM. Para calcular esta média, some suas 5 notas e divida por 5. Apenas no IFCE é que a média é PONDERADA (ou seja, algumas disciplinas têm peso maior). Neste caso, quando o estudante vai se inscrever, o próprio site calcula a sua média e mostra.
Para ser mais direto, vou resumir as notas de corte da seguinte maneira:
- se sua média for menor do que 500 pontos, RARAMENTE você terá chance de passar em alguma coisa;
- se sua média estiver entre 500 e 550 pontos você tem UM POUCO DE CHANCE de conseguir vaga no IFCE;
- se sua média estiver entre 550 e 600 pontos, você tem GRANDES CHANCES de conseguir vaga no IFCE e UM POUCO DE CHANCE de conseguir vaga na UFC;
- se sua média for superior a 600 pontos, você tem GRANDES CHANCES de vaga na UFC.
É importante salientar que o resultado das duas chamadas do SISU é divulgado no próprio site. Já o resultado da lista de espera sai no site da Universidade ou Instituto para o qual você se inscreveu.
A partir desta segunda-feira a Escola Marieta Cals estará de plantão inscrevendo os alunos que desejarem fazer a sua inscrição.
Qualquer dúvida a mais, entrem em contato com a Escola.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.