sábado, 20 de junho de 2015

ESTUDANTES DA ESCOLA MARIETA CALS VISITAM A FÁBRICA DE REFRIGERANTES DELRIO

Por Rafael Melo Fernandes Pinheiro,
professor de química da Escola Dona Marieta Cals
e graduando em química pela Universidade Vale do Acaraú.
Nesta quinta-feira, dia 18, alunos das turmas de 2º ano da Escola Dona Marieta Cals, juntamente com os professores de química, Rafael Melo e Willian Paulo, visitaram as instalações da fábrica de bebidas não alcoólicas Delrio, em Sobral. A visita foi divida em dois momentos.
O primeiro momento foi um passeio pela linha de produção da fábrica guiado pela supervisora em controle de qualidade, Maria Jeane, que explicou cada etapa, tirando as dúvidas dos alunos. Nesse momento, os alunos tiveram a oportunidades de ver bem de perto todo o processo de produção, as máquinas, funcionários, equipamentos, produtos e procedimentos envolvidos na fabricação dos refrigerantes. 
O segundo momento foi uma apresentação da supervisora de aspectos importantes sobre a fábrica, como o controle de qualidade do produto, a higiene das instalações, o tratamento da água utilizada e os procedimentos e equipamentos desse tratamento, bem como o tratamento dos esgotos e resíduos gerados pela fábrica, destacando todo um cuidado ambiental. Foram apresentados também a história da Delrio, seus projetos, visão de trabalho e perspectivas de futuro.
Ao final, Maria Jeane demonstrou o processo químico de mistura dos ingredientes que resultam no produto final que é o refrigerante. 
A visita fábrica Delrio deixou ótimas impressões nos alunos e professores e, com certeza, houve um grande aprendizado em vários aspectos que envolvem ciências, tecnologia, trabalho e desenvolvimento. 
Agradecimentos: 
À Prefeitura Municipal de Cariré e às Secretarias Municipais da Educação e dos Transportes, por disponibilizar o transporte. Agradecer também à supervisora em controle de qualidade da fábrica, a graduando em química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UeVA), Maria Jeane, por ter nos dado a oportunidade de conhecer a fábrica e a todos os seus funcionários.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.