quarta-feira, 22 de julho de 2015

CEARENSE É APROVADA PARA MESTRADO EM 5 UNIVERSIDADES DA EUROPA

Nayane estudou Direito e sonhava em fazer mestrado em mediação e conciliação, mas as universidades brasileiras não dão ênfase no assunto
Morar fora, aprender outra língua e, de quebra, estudar o que sempre planejou em uma das melhores universidades do mundo. Aos 24 anos, Nayane Tiraboschi conseguiu a aprovação para mestrado em cinco universidades da Europa. E ainda tem mais: foi contemplada com duas bolsas (uma total e outra de 50%) destinada para toda a América Latina.
“Eu sempre quis estudar, na área de Direto, mediação e conciliação. Mas no Brasil essa parte é pouco divulgada. O Código Civil acabou de mudar e essa parte será ampliada, mas nenhuma graduação trata muito aqui. Tem mais ênfase fora do Brasil”, explicou.
Nayane sempre sonhou em estudar mediação
em conciliação, mas área não tem
muita ênfase no Brasil
As universidades que Nayane conseguiu vaga foram a Queen Mary University (Londres), onde conseguiu a única bolsa disponível para a América Latina; Universidade de Westminster (Londres); Trinity College (Dublin); University of Fribourg (Suíça), onde conseguiu uma das duas bolsas disponíveis para estudantes da América Latina; e na Tilburg University (Holanda).
Preparação
Ainda muito jovem, Nayane traçou seu destino: estudaria fora do país se especializando no que gostaria de fazer da vida, o direito. Para isso, começou com um intercâmbio de oito meses na Irlanda, com o objetivo de aprimorar o inglês. Feito isso, ela retornou e focou nos próximos passos: escreveu artigos, estagiou em escritórios com afinidade no assunto e ainda trabalhou voluntariamente no Fórum Clóvis Beviláqua, de Fortaleza.
“Comecei, então, a procurar as melhores faculdades na área e selecionei cinco. Eu nunca quis ir pra outro continente, pois acho que a Europa é a melhor opção para mim. Então mandei currículo, já que não tem prova. A escolha é por mérito. Eles selecionam você de acordo com a vida acadêmica, então tive que mandar histórico e todo trabalho que fiz, voluntário, publicação acadêmica, contou muito”, indica.
Para estudar fora, o primeiro
passo era aprimorar o inglês.
Nayane fez intercâmbio para isso
Nayane ainda não escolheu para qual universidade vai. Mas conquistou cada vitória com esforço e muito foco. A expectativa é de voltar para o Ceará e aplicar todo o conhecimento que adquiriu como professora. Ela acredita que pode fazer diferença na área de Direito, trazendo novidades e métodos mais eficazes. Do lado de cá, por enquanto, ainda analisa qual faculdade será a escolhida. A resposta final deve ser dada até o meio de agosto de 2015.
Filha única, ela deixará a família por cerca de um ano e quatro meses. Quem sabe até mais, pois pode ainda ter uma oportunidade de trabalho no velho continente. A saudade não será problema, pois acredita que está realizando mais que um sonho, mas um objetivo traçado com antecedência e bem planejado. “Tudo é possível, mas precisar ter foco e buscar”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.