sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ATIVIDADES APROXIMAM FAMÍLIAS E ESCOLAS ESTADUAIS PELO SUCESSO DA EDUCAÇÃO

Neste sábado, dia 29, a partir das 7h30, 436 escolas da rede pública estadual realizam a SuperAção 2015, uma competição solidária que mobiliza pais, alunos professores e profissionais para um dia de atividades esportivas, culturais e de preservação do ambiente escolar. A ideia é também sensibilizar e conscientizar para questões de interesse coletivo. Participam escolas da Capital e do Interior que integram o Projeto Jovem de Futuro (PJF). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e Instituto Unibanco.
Esse é o quarto ano de realização do SuperAção que pode reunir desde jogos, apresentações artísticas à revitalização de jardins e de outros espaços. A competição busca fortalecer o ambiente escolar para que se torne cada vez mais propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem, estimulando sua permanência na escola.
Do total de escolas participantes, 123 irão desenvolver atividades de Esporte e Cultura, 168 ficarão com iniciativas voltadas ao Meio Ambiente e 145 com Melhoramento, responsável por mudanças no espaço escolar. Cada evento é planejado, conforme as necessidades da escola e horários disponíveis. As tarefas são realizadas por voluntários da comunidade escolar e recebem pontuação, de acordo com as categorias: ações de preservação; de sensibilização da comunidade; de doações, além de quantidade de participantes.
Conforme Régia Xavier, coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, esse momento é de integração entre família e escola para que intervenham na realidade de sua instituição, assumindo a responsabilidade por melhorias consideradas necessárias e pelo bom clima coletivo. "A participação dos pais e responsáveis na escola é fundamental para a conquista de bons resultados" – frisa.
Sobre o Jovem de Futuro
O projeto é uma iniciativa do Instituto Unibanco e atua com uma tecnologia de Gestão Escolar para Resultados. A ação oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de três anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. Trata-se de uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens acessem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.