domingo, 25 de outubro de 2015

ENEM - ESTUDANTES TÊM DE ESCREVER SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA

"A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" é o tema para a redação, proposto neste domingo, 25, aos participantes da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas tiveram início às 13h30 (horário de Brasília) e os alunos terão um prazo de até 5h30 para redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e também responder a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e outras 45 de matemática e suas tecnologias.
Na prova de redação são avaliados aspectos relacionados às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Os participantes devem defender uma tese – uma opinião – a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.
Mil – Para conquistar um bom resultado na prova de redação do Enem, os participantes precisarão demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Será necessário também selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, respeitando os direitos humanos.
O texto produzido pelos participantes será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A soma de pontos de cada avaliador pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Zero – A redação receberá nota zero se apresentar fuga total ao tema ou não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa. Os textos com até sete linhas ou que contiverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto, ou ainda desrespeito aos direitos humanos, também serão avaliados com nota zero. O mesmo vale para os casos em que a folha de redação for entregue em branco, independente do conteúdo desenvolvido na folha de rascunho.
Fonte: INEP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.