sábado, 14 de novembro de 2015

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO - SIMULADO UVA 2016.1

TEMA
O celular é um objeto contraditório: por um lado nos aproxima de quem está distante de nós; por outro nos afasta de quem está ao nosso lado. (Tulio Milman)

Como você avalia o papel atual do telefone celular? Ele facilita ou dificulta nossa vida. Redija um texto dissertativo-argumentativo com base no pensamento acima.
_____________________________________________________________________

A proposta de redação foi a realização de um texto dissertativo-argumentativo, e exigiu do candidato a interpretação da temática relacionada ao uso do telefone celular.
O aluno deveria defender uma ideia que já veio definida na frase de Tulio Milman: a contradição na relação interpessoal que o uso do telefone celular representa para a atual sociedade.

Introdução: o candidato deveria expor a ideia expressa na temática (a contradição na relação interpessoal que o uso do telefone celular representa para a atual sociedade). Mostrando claramente que seu ponto de vista concorda com essa temática e justificando-a de maneira rápida e concisa, uma vez que o parágrafo introdutório não deve ser longo.

Desenvolvimento: no 2º e no 3º parágrafos o candidato deveria apresentar pelo menos dois argumentos para sustentar a ideia lançada na introdução, como por exemplo:
- O fato de que o uso do referido aparelho está contribuindo para a alienação social, uma vez que, ao concentrar-se somente nas atribuições e vantagens que o celular oferece, o indivíduo perde a visão geral dos acontecimentos ao seu entorno.
- O fato de os usuários de aparelho celular aproximarem-se de indivíduos que lhe estão distantes, por meio de redes sociais, e distanciarem-se de pessoas que estão mais próximas fisicamente, como os membros da família, por exemplo.
- O fato de ser comum ver, em espaços de lazer, grupos de pessoas que se reúnem com a finalidade de compartilhar experiências em comum, ou simplesmente conversar trivialidades, sendo completamente absorvidos pelo uso do aparelho de telefone celular.
- O fato da proibição legítima do uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula estar em plena vigência, e ainda assim, muitos alunos preferirem prejudicar-se ao utilizar o celular para simplesmente navegar, sem nenhum propósito pré-definido, pelas redes sociais. 

Conclusão: No último parágrafo, o candidato poderia retomar a tese inicial e apresentar uma solução para o problema discutido. Ou, de forma conclusiva, apresentar uma síntese das ideias abordadas no texto.

É importante salientar que obteve sucesso o candidato que apresentou domínio do assunto, que escreveu de forma clara, objetiva e seguiu a norma culta da Língua Portuguesa.
Por Íris Dayane Lopes Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.