segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SEDUC DEBATE MODELO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS REGULARES

Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea), realizou na última quarta-feira (26) uma reunião com organizações parceiras para debater e construir os princípios da implantação do tempo integral nas escolas estaduais de ensino regular. 
O evento contou com a presença de representantes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), do programa de Aprendizagem Cooperativa (UFC), do Instituto Natura, Instituto Unibanco e Instituto Aliança.
A assessora especial do gabinete da Seduc, Conceição Ávila, deu início ao evento apresentando as propostas do Programa Escola em Tempo Integral para 2016. Foram apresentados os critérios para definição das escolas participantes; a concepção do modelo a ser implementado; o cenário para 2016 e o plano de expansão e, por fim, a importância das parcerias firmadas.
Para Monalisa Lacerda, do Instituto Unibanco, o momento foi muito importante para a interação entre os parceiros. “Saber o que cada parceiro se propõe a realizar de mostra que a ação de um pode potencializar e complementar a ação do outro. Mais do que isso, define limites de ações e propõe campos de aprendizagem que vão além do que cada projeto se propõe individualmente,” explicou ela.
“Esse encontro representa um momento histórico de integração e convergência de visões, propósitos e vontades para implantação de uma educação integral e efetiva”, disse a representante do Instituto Aliança, Ilma Oliveira. A reunião aconteceu no Centro de Eventos Dom Cláudio, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba), e foi organizada pelas coordenações que integram a Codea: Gestão Escolar; Aperfeiçoamento Pedagógico; Diversidade; Protagonismo Estudantil; Avaliação e Acompanhamento da Educação e Cooperação com os Municípios.
O Programa Escola em Tempo Integral é concebida para o 1° ano do ensino médio e tem como princípios a comunidade de aprendizagem, aprendizagem cooperativa como método pedagógico estruturante e protagonismo estudantil.
Fonte: SEDUC CE

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