quarta-feira, 25 de maio de 2016

EDUCADORA MARIA INÊS FINI É A NOVA PRESIDENTE DO INEP

A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela volta à instituição, onde atuou entre 1996 e 2002, a convite do ministro da Educação, Mendonça Filho. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 25.
"Eu me sinto muito honrada em retornar para uma casa que eu tenho orgulho de dizer que ajudei a reestruturar, a partir da década de 1990. Volto para conviver com os sistemas nacionais de avaliação, tanto da educação básica quanto da superior, em uma instituição totalmente robustecida", declara ela. 
A nova presidente destaca que a instituição possui "equipes muito competentes e capazes de levar adiante um projeto maravilhoso para o qual o Inep foi criado". 
No Inep, Maria Inês comandou, na gestão da também educadora Maria Helena Guimarães de Castro, a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), além de participar da criação e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 
Maria Inês foi fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), exercendo, entre 1972 e 1996, cargos de docente e pesquisadora bem como funções administrativas e de representação. 
É doutora em ciências, pedagoga, professora e pesquisadora na área de psicologia da educação e do desenvolvimento social e do trabalho e especialista em currículo e avaliação. Maria Inês possui, ainda, ampla experiência de gestão educacional na educação básica e superior. 
Fonte: INEP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.