terça-feira, 6 de setembro de 2016

CORRETORES DE REDAÇÃO AUXILIAM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mediante o estímulo à escrita, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, nesta segunda-feira (05/09), o serviço de correção de redação nas escolas da rede pública estadual. O Projeto foi lançado oficialmente na Escola Governador Gonzaga Mota, em Fortaleza. A iniciativa faz parte da ação “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1000!”. Em todo o Estado, cerca de 550 escolas regulares terão corretores de redação, atendendo diretamente a 200 mil estudantes que se preparam para o Exame.
Durante os meses de setembro e outubro, os jovens contarão com auxílio individual na produção textual, estimulando, assim, a escrita e a apropriação da língua. Os profissionais que trabalham como corretores têm formação em Letras e possuem conhecimento sobre as cinco competências exigidas na redação do Enem.
Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1000
Fazer uma boa prova de Redação no Exame Nacional do Ensino Médio pode ser decisivo para os estudantes que sonham em entrar na universidade pública. Para apoiar os alunos da rede estadual nessa empreitada, a Seduc está desenvolvendo o projeto “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1000", em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. A iniciativa é direcionada às escolas com matrículas de 3ª série do Ensino Médio, na Capital e no Interior. Para isso, foi pensado um conteúdo diferenciado na forma de Cadernos de Redação e Coletânea de Provas do Enem, que começaram a ser distribuídos. O projeto contará com 550 voluntários monitores-corretores para as escolas públicas estaduais.
Os alunos também terão acesso a videoaulas, aulões-Show de Redação, com especialistas na temática, em todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). 
A ação integra o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com a finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. 
Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas: 
1 - documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; 
2 - inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem); 
3 - motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o); 
4 - preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes); 
5 - Dia E - (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio) - Este ano, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro próximo; 
6 - ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior). 
É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da rede pública cearense no Ensino Superior, por meio do SISU. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUni saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos. Os números relativos ao Enem 2015 ainda serão divulgados pelo MEC. 
Fonte: SEDUC CE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.