sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ENEM - MAIS DE 500 MIL APLICADORES DO EXAME JÁ ESTÃO EM CAPACITAÇÃO

Os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio seguem dentro do planejado. Os 511 mil envolvidos na aplicação - entre coordenadores estaduais e municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes, chefes de salas e aplicadores e os aplicadores especializados – passam por duas etapas de capacitação, uma presencial e outra baseada no Ensino à Distância (EaD).
Todos os 42 coordenadores estaduais já estão capacitados, assim como a maioria dos coordenadores municipais, que este ano somam 1.726 pessoas. Neste sábado, 10, serão capacitados os coordenadores municipais do Piauí, Rio de Janeiro, Vitória e Mato Grosso do Sul. As capacitações presenciais desses dois grupos são feitos pelas instituições do consórcio aplicador, o Cebraspe e a Cesgranrio, supervisionadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, eles precisam concluir um módulo à distância. Este ano, as 30 horas de capacitação estão em formato mais dinâmico e didático. Do próprio PowerPoint é possível clicar e assistir os vídeos que compõem a capacitação. Para receberem a certificação e aval para estarem à frente da aplicações das provas em cada cidade, todos os coordenadores precisam acertar mais de 50% das tarefas, que este ano recorre, inclusive, à narrativa de jogos.
Os coordenadores municipais são responsáveis por capacitar presencialmente os coordenadores de local de aplicação e assistentes, que somam 33.336 mil pessoas em todo o Brasil. Eles são responsáveis por selecionar e treinar essa equipe que, por sua vez, deve treinar os 476.040 chefes de salas e aplicadores, além de 20 mil aplicadores especializados, no próprio dia do exame, que este ano será em 5 e 6 de novembro.
Os coordenadores de local de aplicação e assistentes, assim como os chefes de salas e aplicadores, também passam por capacitação à distância. O módulo específico para esse grupo estará disponível até a véspera das provas. O desafio deste ano é preparar as equipes para três novidades: a identificação digital, feita pelos chefes de sala e aplicadores, a vistoria com detector de metais em todos os banheiros, feita pelos fiscais de banheiro e fiscais volantes, e o uso dos aplicativos pelos coordenadores de local.
Fonte: INEP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.