quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ENEM - RESULTADOS DO ENEM 2015 POR ESCOLA SERÃO DIVULGADOS NA PRÓXIMA SEMANA

Os resultados, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 serão divulgados na próxima terça-feira, 4, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações auxiliam pais, alunos, professores, dirigentes de instituições e gestores educacionais para compreender mais claramente a necessidade de aprimoramento da qualidade da educação brasileira, sobretudo em relação ao aprendizado no ensino médio.
Foram calculados os resultados para as escolas que obtiveram ao menos dez alunos participantes no Enem de 2015, desde que a taxa de participação destes tenha alcançado no mínimo 50%. Os dados incluem estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio regular declarados pela unidade de ensino no Censo Escolar da Educação Básica de 2015. Porém, estão excluídas as informações do ensino médio não seriado (que não adota a divisão por série), tanto em escolas públicas quanto privadas.
Além disso, foram considerados efetivamente como participantes os candidatos que obtiveram nota superior a zero em todas as provas objetivas e que não tenham sido eliminados na redação.
Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem nas provas objetivas é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria.
Já a correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Confira a Portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016, com os procedimentos e critérios para a divulgação do resultado do Enem por escola de 2015, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 28 de setembro.
Fonte: INEP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.