quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ENEM - CARTILHA DO PARTICIPANTE NA REDAÇÃO DO ENEM 2016 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA CONFERÊNCIA

A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano será realizado em 5 e 6 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza a Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016. O objetivo é tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes para as provas.
A Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016 traz todas as competências avaliadas e explica os critérios utilizados nas correções. O documento mostra, também, algumas redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (1.000 pontos) nas edições do Enem de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências. São elas:
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Clique aqui e acesse o Manual de Redação do Enem 2016.
Fonte: INEP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.