terça-feira, 18 de outubro de 2016

REITORES DA UVA, UECE E URCA REÚNEM-SE COM PARLAMENTARES DA BANCADA CEARENSE NO CONGRESSO PARA PEDIR APOIO ÀS UNIVERSIDADES

Reunião dos reitores da UVA, UECE e URCA
com parlamentares da bancada cearense no Congresso
foi realizada na manhã de 17/10/2016,
na SECITECE, em Fortaleza.
Os reitores das três universidades estaduais cearenses, Fabianno Cavalcante de Carvalho (UVA), Jackson Sampaio (UECE) e Patrício Melo (URCA), juntamente com o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Inácio Arruda, reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro de 2016, em Fortaleza, com deputados da bancada cearense no Congresso Nacional. O objetivo foi pedir aos parlamentares a inclusão das três IES na destinação de emendas orçamentárias da bancada do Ceará. O encontro foi promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) e SECITECE e teve também a participação do Senador José Pimentel (PT).
De acordo com o líder da bancada cearense Deputado José Airton (PT), das 19 emendas a que têm direito os deputados, 04 são para o Governo do Estado. “São recursos restritos a projetos específicos”, explicou o deputado, acrescentando que desse total também foram beneficiadas com emendas três instituições – a UFC, o IFCE e a Fiocruz.
Os deputados têm reunião marcada para terça-feira, 18/10, em Brasília, quando deverão definir que setores vão receber emendas orçamentárias da bancada. “As universidades estaduais pleiteiam entrar no rateio das emendas da bancada. A partir de amanhã, os deputados estarão discutindo a destinação de recursos e será considerada a manifestação dos reitores para que seja avaliada a possibilidade da destinação de recursos de investimento para as universidades, já que não se trata de recursos de custeio”, afirmou o Secretário Inácio Arruda. 
De acordo com o Deputado Odorico Monteiro (PROS), “a proposta a ser levada para a reunião é a de que, dentre as quatro emendas a que o Estado tem direito, em que já foram definidos os setores de Segurança Hídrica e Saúde, seja incluído o fortalecimento da Ciência e Tecnologia, especificamente as universidades”.
Para o Deputado Chico Lopes (PC do B), “as emendas devem ajudar o financiamento das universidades estaduais, pois as instituições federais já possuem dotação específica do Governo Federal, responsável pela manutenção do ensino superior”, disse. 
Na avaliação do reitor da UVA, “a reunião foi produtiva e inseriu as universidades estaduais cearenses na pauta dos deputados, algo inédito e que, esperamos, tenha sensibilizado os parlamentares para que possamos garantir uma emenda para as universidades, dentre as 16”, disse o Professor Fabianno Cavalcante de Carvalho.
Segundo o Presidente do CRUC e reitor da URCA, Professor José Patrício Melo, o encontro com os parlamentares “foi um momento histórico e necessário para o atendimento às nossas demandas. Nossos deputados terão uma chance de dar seu contributo, destinado uma emenda de bancada às universidades estaduais públicas”, disse Patrício Melo.
Durante a tarde os reitores encaminharam documento conjunto para a reunião dos deputados da bancada cearense, no qual apresentam os projetos prioritários das três universidades.
Também participaram da reunião os deputados Paulo Henrique Lustosa (PP) e Gorete Pereira (PR); a Vice-Reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; o Secretário Adjunto da SECITECE, Francisco Carvalho, e representantes do IFCE, NUTEC e Instituto Centec.
Fonte: UVANET

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.