sábado, 3 de dezembro de 2016

ESTUDANTES DA ESCOLA MARIETA CALS CONQUISTAM INÉDITA MEDALHA NA OBMEP, NO NÍVEL 3

Educação séria e de qualidade. Esta é uma frase que resume bem o que vem ocorrendo na Escola Marieta Cals e fazendo com que a referida escola venha, mais e mais, levando seus estudantes aos mais diversos pódios da vida.
As conquistas dos estudantes do Marieta, como são popularmente conhecidos na cidade de Cariré, estão nas mais variadas áreas. As mais recentes vieram na Olimpíada de Matemática das Escola Públicas (OBMEP), cujos resultados foram divulgados na última quarta-feira, 30 de novembro. Na ocasião, 15 estudantes desta escola se destacaram entre os premiados desta olimpíada nacional, um feito incontestável.
É importante salientar que não é de hoje que a Escola Marieta Cals tem premiados na OBMEP. Em onze edições anteriores, a escola teve alunos premiados em nove delas. Mas o que merece destaque é a grandeza e a dimensão da conquista deste ano.
Dos 15 estudantes premiados, 12 foram agraciados com menção honrosa, uma honraria para aqueles que conseguem um bom desempenho, mas não suficiente para alcançar a medalha. Em 2015 haviam sido 10 estudantes com menção honrosa, o que representa um aumento anual de 20%.
Mas o maior sucesso da escola se deu em relação às medalhas. Até então, nenhum aluno de Cariré havia conseguido medalhas no nível 3 (que corresponde ao ensino médio) nesta olimpíada. O sonho desta medalha olímpica era alimentado desde 2005, ano da primeira edição da OBMEP.
Em 2016, este tabu negativo foi quebrado não apenas por um, mas por três estudantes desta escola, os quais conquistaram medalhas de bronze e, agora, projetam ouros e  pratas para 2017.
Além da felicidade da premiação e de trazerem orgulho à nossa cidade, a qual agora entra para o restrito e seleto grupo de cidades brasileiras com medalhas no nível 3, estes três estudantes receberão bolsa em dinheiro por um ano e participarão de programas de Iniciação Científica, os quais serão de grande valia não só para que os mesmos consigam novas medalhas, mas também para suas vidas acadêmicas futuras.
Com todo este sucesso de seu alunado, a Escola Marieta Cals foi, pela segunda vez, agraciada com o título de ESCOLA PREMIADA na OBMEP, sendo contemplada, desta feita, com um troféu alusivo à referida premiação.
Para conseguirem este feito heroico, estes estudantes participaram de uma intensa preparação olímpica fornecida pela Escola Marieta Cals, com aulas voltadas para este fim que ocorreram entre os meses de abril e setembro.
É importante ressaltar que a Escola Marieta Cals dá continuidade a um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação junto aos alunos do ensino fundamental, o projeto AO ENCONTRO DA OBMEP, desenvolvido desde o ano de 2013. Muitos dos alunos premiados em 2016 pela Escola Marieta Cals são ex-participantes deste projeto municipal, alguns já haviam inclusive sido premiado enquanto estavam no ensino fundamental.

HISTÓRICO DE PREMIAÇÕES DA ESCOLA MARIETA CALS NA OBMEP
OBMEP 2005 - 4 menções honrosas;
OBMEP 2006 - 4 menções honrosas;
OBMEP 2008 - 2 menções honrosas;
OBMEP 2009 - 1 menção honrosa;
OBMEP 2010 - 1 menção honrosa;
OBMEP 2011 - 1 menção honrosa;
OBMEP 2012 - 2 menções honrosas;
OBMEP 2014 - 2 menções honrosas;
OBMEP 2015 - 10 menções honrosas, escola premiada;
OBMEP 2016 - 3 medalhas de bronze, 12 menções honrosas, professor premiado, escola premiada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.