Uma onda de manifestações artísticas as mais variadas tomou conta da Escola Marieta Cals durante a etapa escolar do Festival Alunos que Inspiram.
Realizado por meio de iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), tal festival visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.
Seus principais objetivos são promover a interação dos estudantes através da cultura, pela participação em expressões artísticas pertencente às manifestações culturais da coletividade, que estejam presentes no cotidiano; oportunizar momentos para divulgar os talentos artísticos dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino; estimular a participação em atividades que contribuam para a formação global, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
Na Escola Marieta Cals, diversos foram os artistas que mostraram o seu talento nas modalidades de dança, pintura, desenho, grupo musical, poema e curta-metragem (documentário).
Na categoria pintura, a beleza das obras encantou os artistas profissionais que foram chamados para julgá-las. No entanto, por uma diferença mínima de pontos, saiu vitoriosa a pintura Coração não é tão simples quanto pensam, da estudante Amanda Rodrigues do Nascimento, do 3º ano A.
Coração não é tão simples quanto pensam, Amanda Rodrigues do Nascimento |
O reflexo da sociedade, Brendan Júlio Freire Pinto |
Árvore da vida, Germano Furtado Bezerra |
Inspirada pela arte, Maria Rosineide Lopes de Sousa |
Na categoria desenho, outras verdadeiras obras de arte foram expostas aos nossos alunos. De todas as que foram produzidas, o júri escolheu o desenho Correntes das decisões, de Brendan Júlio Freire Pinto, do 2º ano E, como o representante da Escola Marieta Cals na etapa regional.
Correntes das decisões, Brendan Júlio Freire Pinto |
TV Tokyo, Daniel Fernandes Farias |
Noites de Romance, Ângela Maria Pinto da Silva |
A anja, Maria Rosinete Rodrigues da Silva |
Liberdade, Levi José Queiroz de Oliveira |
Na categoria dança, o grupo de dança da escola deu um show e foi classificado para representar essa instituição na etapa regional.
Dança
Já na categoria grupo musical, o grupo Marieta Band, após uma belíssima interpretação da música "Closer", de The Chainsmokers/Halsey, foi classificado para a fase seguinte.
Grupo musical: Marieta Band
Na categoria curta-metragem, o documentário "O rio que pulsa em nós" foi o vencedor e avança para a fase seguinte. Produzido pelas estudantes Luana Mesquita Mendes e Maria Assucena Mesquita Ximenes, este documentário aborda a importância do rio Acaraú para a comunidade ribeirinha, ao mesmo tempo em que chama a atenção da sociedade para a importância de sua preservação.
Documentário: O rio que pulsa em nós; Autoras: Luana Mendes e Assucena Ximenes
Fechando o rol de produções artísticas, nossos alunos também produziram e recitaram diversos poemas. Após criteriosa análise do grupo de professores de língua portuguesa da Escola Marieta Cals, o poema Minha infância, da aluna Yvna Aguiar Freire, do 3º ano B, foi a poesia escolhida e, agora, segue para a etapa regional.
Poema: Minha infância; Autora: Yvna Aguiar Freire
Poema: O poder da música; Autor: Antonio Lucas Evangelista de Moraes Silva
Poema: Ser grato; Autora: Iandra Karla da Silva Cavalcante
Poema: Amizade; Autora: Maria Clara Basílio da Silva
Poema: O desafio de viver; Autora: Laíssa Rodrigues Carvalho
E, desta forma, a etapa escolar do Festival Alunos que Inspiram foi de um sucesso total na Escola Marieta Cals. Um evento que, além de divulgar e reconhecer o talento de nossos artistas, serviu para estimular outros alunos a, também, manifestar o lado artístico que também possuem.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.