sexta-feira, 28 de julho de 2017

GOVERNO LANÇA CONCURSO E SERVIÇO DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS

Fazer uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa importante para garantir a tão sonhada vaga no ensino superior. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, lança nesta segunda-feira, dia 31, às 14 horas, no auditório da Seduc, o Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! e o Serviço de Correção de Redação. As duas ações são destinadas a alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas estaduais cearenses. Acesse Aqui o regulamento que normatiza o Concurso. 
O objetivo da iniciativa é selecionar e premiar as produções, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Exame. Já os 1.300 corretores de redação irão atuar para fortalecer a preparação dos estudantes em todas as escolas públicas. Durante essa preparação, as redações feitas pelos alunos serão corrigidas e, em seguida, cada um receberá o retorno com os comentários sobre o texto, conforme as competências do Enem. Assim, os jovens contarão com auxílio individual na produção textual, estimulando a escrita e a apropriação da língua. 

Concurso 
De acordo com o regulamento, será considerado como inscrição do aluno ou aluna o envio das redações ao processo de correção e pontuação por meio do Portal Aluno Online (http://aluno.seduc.ce.gov.br), no período de 07 de agosto a 12 de setembro de 2017. O interessado poderá apresentar de uma a cinco redações sobre os cinco temas abordados no jornal O Povo, sendo uma redação por tema. 
O tema oficial da Redação será escolhido por sorteio na data de 13 de setembro de 2017. O tema sorteado terá divulgação imediata por meio do Portal Aluno Online. São temáticas possíveis para a proposta de redação: (1) “O Sistema Carcerário”; (2) “Os Idosos no Brasil”, (3) “Lixo”, (4) “Ciberativismo” e (5) “Igualdade de Gêneros”.

Premiação 
De acordo com o regulamento, os três vencedores do Concurso, na etapa estadual, serão premiados, cada um, com um notebook. Na fase regional, o primeiro lugar de cada uma das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência Estadual das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) receberá um smartphone. O primeiro lugar de cada uma das escolas participantes da etapa escolar ganhará um livro e um certificado de menção honrosa. 

Enem Chego Junto, Chego Bem
As duas iniciativas estão integradas ao Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, desenvolvido pela Seduc ao longo do ano e que tem como finalidade mobilizar, motivar e preparar os alunos para a realização do Exame. Em 2017, o projeto contará com R$ 9,8 milhões, investidos em ações como 80 aulões de redação e palestras motivacionais, Coletânea com 07 fascículos de redação, Coletâneas de prova dos 04 anos anteriores, Plataforma do Aluno Online com conteúdos digitais, 03 Simulados Online para todos os alunos do Ensino Médio, além do Concurso de Redação e do Serviço de Corretores.
O Enem Chego Junto, Chego Bem acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; e (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.
Fonte: SPAECE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.