sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EQUIPE DA OBRAC DA ESCOLA MARIETA CALS APRESENTA CARIRÉ AO RESTANTE DO PAÍS

Uma equipe formada por quatro estudantes e uma professora da Escola Marieta Cals fez algo inédito na história de nossa cidade, que foi mostrar ao restante do país nossa cultura e nossa história.
Liderada pela professora Antonia Geovânia Rodrigues do Nascimento, tal equipe era composta pelos estudantes Francilândio Lima Serafim, Tayane Alves Paiva, Antonio Vandson Azevedo Evangelista e Edimundo Ribeiro de Sousa.
Ao iniciarem as atividades alusivas à OBRAC (Olimpíada Brasileira de Cartografia), tal equipe era apenas mais uma dentre as mais de 1000 espalhadas por todo o território nacional. No entanto, à medida que as cinco fases da olimpíada foram ocorrendo, esta equipe foi ganhando projeção nacional, sempre avançando à etapa seguinte e, cada vez mais, melhorando a sua colocação a nível nacional.
Clique sobre a imagem para uma melhor visualização
Foram meses de trabalho e de estudos desde as primeiras aulas preparatórias, iniciadas ainda no mês de março, até a etapa I fase 1, realizada no mês de maio. Depois vieram as etapas seguintes, e aquela equipe que antes era "mais uma no meio da multidão" foi ganhando corpo até chegar à final.
Ouso dizer que, de início, nem mesmo os próprios membros da equipe acreditavam que chegariam tão longe. Mas foi de degrau em degrau, como quem sobe uma escada, de fase em fase, que a história se construiu.
Transpostas todas as etapas anteriores, veio a última e decisiva etapa, que decidiria as equipes vencedoras. Aqui já não interessava mais o resultado final. A grande proeza de, dentre mais de 1000 equipes, estar entre as 15 melhores já era por demais gratificante. Desta forma, a última atividade já foi desenvolvida com a sensação do dever cumprido e já com um certo tom de melancolia quando, em pensamentos, as atividades das fases anteriores eram retomadas. Afinal, como acreditar que, mais de sete meses após iniciarem a preparação, aquela equipe estaria na final?
Como última atividade foi proposto visitar alguns pontos históricos e culturais de nossa cidade, mapeá-los e apresentá-los ao Brasil. Aproveitar que apenas 15 cidades brasileiras estavam tendo esta oportunidade e mostrar que Cariré também tem coisas boas, que Cariré também é uma bela cidade, e foi isso que foi feito.
Vídeo da última etapa da OBRAC
Nesta quinta-feira (dia 26) quando foi divulgado o resultado, o 13º lugar nacional alcançado pela equipe soou para todos como um prêmio maior do que o 1º lugar. Afinal, em que outra situação Cariré foi tão bem representando?

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.