segunda-feira, 16 de abril de 2018

ESCRITORA HELENA VIEIRA DEBATE SOBRE GÊNERO NA ESCOLA MARIETA CALS

Aconteceu semana passada (quinta-feira, dia 12), na Escola Marieta Cals, o primeiro momento do projeto Escola: Espaço de Reflexão no ano de 2018. Como tema escolhido para a palestra tivemos “Gênero: o que é isso?” e convidamos para proferir a escritora, ativista trans e assessora parlamentar Helena Vieira, que foi consultora na escrita do roteiro de “A Força do Querer”, novela da Rede Globo, com exclusividade.
A discussão de questões relacionadas a gênero se inclui entre os temas mais pertinentes da atualidade. Em meio às crescentes tensões provocadas na sociedade pela discriminação e LGBTfobia, com casos recorrentes de violência e discursos de ódio que são reproduzidos no dia a dia, tanto nas redes sociais, como nas ruas, o fomento do respeito e convívio com a diversidade é urgente.
Helena Vieira, mulher trans de trajetória militante, escritora, conduziu uma discussão que inquietou todos os presentes. De maneira didática, tornou bastante fácil a compreensão de conceitos elementares relacionados a Gênero, Sexualidade e Diversidade. Com a participação de estudantes, tivemos um debate esclarecedor, onde todos puderam fazer perguntas, tirar dúvidas, tecer considerações.
A construção de momentos como esse, onde semeamos a reflexão, é fundamental para a formação dos estudantes. Ficamos felizes em sermos uma escola aberta ao debate, que media uma formação baseada na educação crítica, engajada nas questões sociais relevantes e preocupada não apenas com resultados quantitativos, mas também com a formação integral dos estudantes, baseada nos valores de respeito à dignidade da pessoa humana enquanto princípio fundamental.
Texto: professor Rodrigo Ferreira
Fotos: Vyctor Parker

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.