Uma onda de manifestações artísticas as mais variadas tomou conta da Escola Marieta Cals durante a etapa escolar do Festival Alunos que Inspiram, realizada nesta quarta-feira (dia 05).
Realizado por meio de iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), tal festival visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.
Seus principais objetivos são promover a interação dos estudantes através da cultura, pela participação em expressões artísticas pertencente às manifestações culturais da coletividade, que estejam presentes no cotidiano; oportunizar momentos para divulgar os talentos artísticos dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino; estimular a participação em atividades que contribuam para a formação global, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
Na Escola Marieta Cals, diversos foram os artistas que mostraram o seu talento nas modalidades de conto, cordel, desenho, fotografia, grafite, poema e curta-metragem (documentário).
Na categoria Conto, a obra Seria essa a nossa escolha?, de Maria Luíza Ribeiro de Sousa, do 1º ano A, trouxe uma reflexão acerca do futuro se nada em prol do meio ambiente for feito agora e, desta forma, venceu em sua categoria.
Conto Seria essa a nossa escolha?, de Maria Luíza Ribeiro de Sousa |
O Cordel de título 80 mal'entendidos, de Maria Rafaella Silva Campos, do 2º ano B, foi o grande vencedor em sua categoria ao trazer à tona uma reflexão sobre a abordagem desastrosa de agentes do exército, a qual acarretou a morte de inocentes.
Cordel 80 mal'entendidos, de Maria Rafaella Silva Campos |
Aliás, Rafaella foi vencedora não só nesta categoria. O Desenho O lucro é o que vale?, em tom de crítica social, trouxe à tona a problemática da relação homem-natureza, na qual muitas vezes o lucro é buscado usando todos os meios.
Desenho O lucro é o que vale?, de Maria Rafaella Silva Campos |
Novos caminhos, diversas histórias, de autoria da aluna Micaele Braga Bastos do 1º ano A, busca, por meio da beleza da caatinga no período chuvoso, mostrar quanto é bela a natureza, sendo vencedora na categoria Fotografia.
Fotografia Novos caminhos, diversas histórias, de Micaele Braga Bastos |
Antonio Gabriel Rocha Gerônimo, do 1º ano D, por meio de seu Grafite intitulado Depressão não é piada, promoveu no meio escolar um espaço para debate acerca da depressão, a qual tem sido considerada a doença do século.
Grafite Depressão não é piada, Antonio Gabriel Rocha Gerônimo |
Quem também conseguiu sensibilizar a comunidade escolar foi a aluna Maria Larisse da Silva, do 1º ano D, com o Poema Amargura. Falando da caatinga e de seus animais que estão em processo de extinção, Larisse chamou a atenção para o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, em especial a caatinga.
Poema Amargura, de Maria Larisse da Silva |
Finalizando o momento de apresentações artísticas e culturais, os alunos Jorge Willian Silva de Paula, do 2º ano E, e Gisiane Alves da Silva, do 3º ano D, apresentaram o documentário Caminhos singulares, anseios plurais, no qual mostram as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que moram na zona rural para chegarem à escola durante o período chuvoso. De maneira bem extrovertida, o vídeo produzido por eles se sagrou vencedor na categoria Curta-metragem.
E, desta forma, a etapa escolar do Festival Alunos que Inspiram foi de um sucesso total na Escola Marieta Cals. Um evento que, além de divulgar e reconhecer o talento de nossos artistas, serviu para estimular outros alunos a, também, manifestar o lado artístico que também possuem.
1 comentários:
Muito bom seu trabalho. Parabéns!
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.