quinta-feira, 19 de setembro de 2019

EX-ALUNO DE FÍSICA DA UVA É APROVADO EM MESTRADO EM ASTRONOMIA NO OBSERVATÓRIO NACIONAL

O estudante Francisco Wesley de Oliveira Mesquita, graduado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi admitido no Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Wesley foi aprovado em julho de 2019 e iniciou as atividades do Curso de Mestrado no mês de agosto, sendo orientando da Professora Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional, membro da Academia de Ciências da América Latina, e Vice-Presidente da União Astronômica Internacional.
O ex-aluno da UVA irá trabalhar no projeto Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra (IMPACTON), no Observatório Nacional, e no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em Pernambuco. No projeto também trabalham outros dois ex-alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Marçal Evangelista Santana (Doutorado) e Hissa Maria Lúcio Medeiros (Doutorado).
Francisco Wesley de Oliveira Mesquita foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista de Iniciação Científica do Programa de Bolsa de Permanência Universitária (PBPU). “Para mim é uma grande satisfação e honra poder representar o curso de Física e a Universidade Estadual Vale do Acaraú no Observatório Nacional; fui bolsista dos programas da UVA, e sei o quanto isso me ajudou a chegar até aqui, juntamente com o apoio dos professores do Curso de Física”, afirma Wesley.
O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional tem como objetivo principal "aperfeiçoar a formação em Astronomia de graduados nas áreas de Física, Astronomia, Matemática e ciências afins, e formar pesquisadores e profissionais para o mercado de trabalho". Com áreas de concentração em Astronomia e Astrofísica, o Programa já formou 99 doutores e 137 mestres em Astronomia, desde a sua criação em 1973 até 2018.
O Observatório Nacional é uma instituição de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fundada em 1827, sendo a mais antiga instituição brasileira de pesquisa nas áreas de Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência.
Fonte: UVANET

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.