sábado, 15 de outubro de 2011

FRANCISCO DAS CHAGAS: UM PROFESSOR QUE PREZA PELO QUE FAZ

Na semana que antecede as comemorações do Dia do Professor, o blog tem o prazer de parabenizar a todos estes profissionais que, contrariando a desvalorização moral e financeira que afeta a classe, ainda têm consciência de seu importante papel na sociedade e continuam firmes na luta por uma educação de qualidade, a fim de proporcionar uma sociedade melhor.
Francisco das Chagas
Neste intuito, relato a seguir a trajetória de um nobre amigo e também professor Francisco Azevedo. Em nome dele, saúdo a todos os colegas educadores que buscam maneiras alternativas de ensinar.
Desde os tempos de escola (fomos colegas de sala durante todo o Ensino Médio), Francisco já se mostrava forte em seus ideais (sempre defendendo a educação como elemento de transformação social).
Professor do ensino fundamental II da EEIEF Tenente Avelino Gomes, de Anil, Cariré, Francisco das Chagas (ou Chichico para muitos) é um exemplo de profissional que sabe o que é a missão de ensinar e que preza a classe à qual pertence. Para Francisco, a criatividade é uma ótima ferramenta para potencializar a educação e trazer resultados mais satisfatórios. O seu trabalho não acaba quando ele deixa o ambiente escolar. Afora o expediente de trabalho que cumpre rigorosamente, Francisco aproveita o talento artístico musical que possui para compor paródias com temas relacionados à educação. Um bom exemplo disso é a Paródia da Educação, cujo vídeo é disponibilizado a seguir. Como fã incondicional de Renato Russo, a música parodiada não poderia ser de outro artista que não fosse o ídolo (uma forma de manter viva a memória deste talentoso artista).
Não contente com suas paródias, Francisco foi mais além e criou em sua escola o jornal escolar COTIDIANO DIDÁTICO, um projeto pioneiro do município de Cariré. A ideia por si só já merece os devidos créditos. Afinal, não é toda pessoa que se dispõe a, voluntariamente, criar um veículo a mais na escola (tendo que dispensar momentos em família para se dedicar ao projeto extra-classe).
Capa do COTIDIANO DIDÁTICO de setembro. À esquerda, edição infantil; à direita, o jornal principal.
Além de criar o projeto, Francisco das Chagas ainda é um perfeccionismo em pessoa. Assim, ao digitar o jornal, ele ainda capricha no design. Uma obra para ninguém colocar defeito. Após criar o jornal principal, até uma seção infantil foi lançada, trazendo, além das produções das crianças daquela escola, um conjunto de brincadeiras e desafios que visam chamar a atenção da garotada para a leitura (uma forma de incentivo à leitura).
Por tudo o que foi relatado, só resta parabenizar o grande amigo Francisco das Chagas por suas ideias e atitudes. É um prazer tê-lo não somente como amigo, mas também como colega de profissão. A classe de professores só tem a ganhar com pessoas como esta que relatei aqui.
Que a população e as autoridades carireenses tenham a sensibilidade de reconhecer o potencial deste nobre professor e que passem a valorizar mais o que ele faz, dando-lhe chances de crescer na profissão. Se isto for feito, a educação em nosso município só tem a ganhar.

1 comentários:

sammy disse...

É ISSO AÍ FRANCISCO,
COM TALENTO E DESENVOLTURA.
MOSTROU QUE PRA SER PROFESSOR,
PRECISA JOGO DE CINTURA.
PARABÉNS..!!!

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.