Um grupo de servidores foi ontem até a Câmara pressionar os vereadores para que eles garantam o mesmo pacote de bondades dado à Educação
Servidores negociaram ontem com parlamentares.
No primeiro dia de votação do Orçamento municipal para 2012, um grupo de servidores municipais de diversas categorias foi à Câmara dos Vereadores para reivindicar os mesmos benefícios anunciados pela prefeita Luizianne Lins (PT) para os professores da rede pública de ensino. O vereador Dr. Ciro Albuquerque (PTC) apresentou uma emenda ao projeto de lei que prevê a extensão dos benefícios para todos os servidores municipais. O líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Casa, vereador Ronivaldo Maia (PT), sugeriu aos manifestantes que pressionassem diretamente o Executivo.
Conforme O POVO publicou ontem, o Executivo anunciou um pacote de benefícios para os professores da rede municipal que inclui: o recebimento do valor integral do 13º salário, embora, em junho, já tivessem sido beneficiados com 40% do benefício; pagamento de três dos quatro anuênios atrasados (reajuste automático anual de 1% para toda a categoria); um notebook para cada professor em exercício, para planejamento e apoio de aulas; e o custeio de cursos de graduação para os professores de nível Médio da rede municipal. Os recursos são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“A prefeita de Fortaleza dá um Natal de luz para os servidores da educação e um Natal de trevas para os outros servidores”, disse Dr. Ciro Albuquerque sobre a exclusividade dos ganhos para a Educação. Alegando a defesa do princípio da isonomia, o vereador apresentou uma emenda aditiva ao projeto do Executivo para que os benefícios contemplem “aos servidores de todo âmbito da Administração Municipal”. A emenda prevê que as despesas decorrentes saiam de “dotações orçamentárias próprios do Poder Executivo”. “Nós temos R$ 150 milhões de recursos do gabinete da prefeita, porque não remanejar? Há recursos orçamentários, há recursos financeiros, sim, para dar um bônus de natal para todos os funcionários públicos”, disse Dr. Ciro.
Líder sugere pressão
Embora tenha assinado a emenda, Ronivaldo Maia, considera pequenas as chances de ela ser aprovada pelo Executivo. O parlamentar alega que, como os recursos são do Fundeb, os demais servidores não poderiam ser pagos por essa fonte, e por isso sugeriu aos manifestantes que pressionassem diretamente o Executivo para que seja enviada outra mensagem à Câmara. “A pressão (dos servidores) precisa acontecer sobre quem legalmente pode acolher esse pedido, que é a Prefeitura Municipal de Fortaleza”, disse Ronivaldo.
O líder da prefeita disse que assinou a emenda por ter se sentido pressionado por Dr. Ciro, que pediu a assinatura no momento em que discutia com os manifestantes, na galeria da Câmara. “Ele criou uma situação de desconforto pra mim, como líder, mas a minha opinião sobre a reivindicação eu acho que é razoável.” A emenda deverá ser votada na próxima semana. A Câmara Municipal tem até o dia 22 de dezembro para decidir onde serão investidos os R$ 5 bilhões do orçamento municipal para 2012.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Os servidores foram à Câmara durante votação do Orçamento 2012. A oposição apresentou emenda que estende benefícios a todos os servidores. O líder da prefeita sugeriu que pressionassem diretamente o Executivo.
SERVIÇO
Câmara Municipal de Fortaleza
Endereço: Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro
Site: www.cmfor.ce.gov.br
Fonte: O POVO ONLINE
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.