sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PORTAL DE NOTÍCIAS CHILENO ENALTECE MÉTODO DE APRENDIZAGEM SEM PROFESSOR

Sistema será implantado de forma experimental em três colégios; outra pauta educacional da imprensa chilena na última quinzena foi o projeto da “lei anti-ocupação”, criticada por criminalizar mobilizações estudantis
Um método que prescinde de professores “tradicionais”, lousa, livros, notas, classes frontais e disciplinas foi apresentado pelo portal LaNación do Chile como “inovador”, em reportagem publicada em 21 de janeiro.
O sistema, trazido ao país por uma fundação privada a partir de uma experiência na Colômbia, se baseia em autoaprendizagem. Assim, os alunos seriam capazes de reconhecer suas próprias potencialidades.
Segundo o portal, uma das vantagens do método Sistema de Educación Relacional Fontán seria o de “melhorar os resultados e níveis de comprometimento dos educadores”.
O plano foi apresentado no Seminário de Educação “Innovando con Alma”, dirigido à comunidade docente de Santiago. No entanto, a reportagem não traz a opinião de pedagogos e professores sobre o sistema, embora haja diversos grupos que pesquisam a autoaprendizagem.
O próprio criador do programa, Julio Fontán, esteve presente na apresentação. O objetivo é iniciar sua implementação em colégios de nível médio e técnico, em até quatro colégios até 2013.
O La Nación deixou de publicar sua edição impressa em 2010, tornando-se o primeiro jornal latino-americano totalmente digital. É de propriedade da Empresa Periodística La Nación S.A., que por sua vez tem 69% de suas ações controladas pelo Estado do Chile.
Prova de ingresso e plano de carreira
No período analisado pelo Vozes da Educação – de 15 a 26 de janeiro – o LaNación também deu destaque a um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) , que aponta a necessidade de investir ao menos 1% do PIB do país para a erradicação da pobreza.
A OCDE afirma que um dos principais desafios do Chile é a reforma de seu sistema educativo. Segundo o órgão, o governo de Piñera realizou avanços, como aumento de ajuda para estudantes e a profissionalização na contratação de professores e diretores, além da destinação de incentivos para os melhores alunos escolherem a carreira docente. Mas recomenda, ainda, a realização de um exame obrigatório para ingresso na carreira.
Até o dia 1º de março, deverá ser enviado ao Congresso um novo plano de carreira para os docentes. O Colégio de Professores (http://www.colegiodeprofesores.cl/), sindicato nacional da categoria, se reuniu com o ministro da educação Harald Beyer para pleitear a participação dos docentes na elaboração do projeto.
O portal Vozes da Educação analisa a cobertura de educação de três grandes portais jornalísticos do Chile: La Nación (www.lanacion.cl), La Tercera (www.latercera.com) e El Mercurio (www.emol.com e www.diarioelmercurio.com).

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